LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

TRAIÇÃO BAIXA E INEXPLICÁVEL.



OSCAR PROCÓPIO, vergonhosamente traído politicamente. De onde veio a traição não se poderia esperar atitude mais evidente da falta de compromisso e dignidade. 


"Política "chica égua", "piriguete", "casa das primas", "thu tchá tchá"". (ARISTÓCRATES CARVALHO). Essa é uma noção bastante difundida nestas últimas horas nas redes sociais sobre o fato mais lamentável da política florianense em toda a sua história: a traição inominável do pior prefeito que esta cidade já teve a seu já bastante divulgado pré-candidato a prefeito e atual vice-prefeito, OSCAR PROCÓPIO.

Para as pessoas de bom caráter, que têm honra, dignidade civilidade, respeito fica muito difícil entender esse jogo político tosco de levar vantagem em tudo, acima de qualquer princípio valorativo e envolto em baixaria e traição. Foi isso o que aconteceu ontem em nossa cidade. E foi isso que levou o meu amigo ARISTÓCRATES a cunhar a expressão que abre este texto.

Perderam de vez, visto que estão deixando de vez o poder, a compostura no trato com amigos e aliados. Virou a tarefa do vale-tudo em vista de se agarrar a alguma réstia de poder para manter privilégios e tentar se safar das inúmeras investigações sobre denúncias de corrupção que estão sendo feitas pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Estadual e TCU. Desse modo, entendem que os princípios devem ir às favas, pois os interesses estritamente particulares é que vieram à tona e fundamentaram as decisões tomadas na calada da noite.

OSCAR PROCÓPIO é um homem decente, honesto, digno e um intelectual professor de uma instituição federal. No meio da predominância atual do  conceito “realpolitik” ele teve de fazê-la aliado ao prefeito mais incompetente que esta cidade já teve.

Mas vá lá, ele já participava desse grupo desde o início e não tem como reclamar da falta de aviso sobre a absoluta falta de cumprimento da palavra empenhada nos acordos públicos de alianças políticas que já é histórico marcante desse prefeito. OSCAR já sabia que poderia ser traído, mas apostou que ainda restava um mínimo de dignidade entre seus pares. Errou, e se viu triste porque a sua honra e sua lealdade não permitiram vislumbrar que o espírito traidor reinante nesse grupo fosse capaz de tão baixa traição.

Mas vamos aos motivos.

O PTB, do qual o pior prefeito dessa cidade é o presidente municipal, tinha um acordo em Teresina de aliança política visando à reeleição do prefeito ELMANO FERRER (PTB) com o Partido dos Trabalhadores. Nessa aliança o PT entraria com o candidato a vice. O PT lançou WELLINGTON DIAS candidato a prefeito e deixou ELMANO na beira da estrada. Consequência disso, o senador JOÃO VICENTE CLAUDINO, presidente estadual do PTB, deu entrevista falando de traição e indignado expressou a sua insatisfação com a traição.

Até ontem, antes da entrevista do senador, tudo caminhava aqui em Floriano para uma chapa onde OSCAR seria o candidato a prefeito e um petista seria seu vice. À noite, tudo mudou. Não é estranho inferir que a traição do prefeito de Floriano é uma retaliação ao ato traidor do PT em Teresina. Pois, nesse ato traidor ele traiu o PT daqui e, principalmente, o seu vice-prefeito OSCAR.

Por que trair OSCAR e não somente o PT? A resposta “oficial” do prefeito incompetente foi que OSCAR não tinha sido capaz de unir o grupo. Pura mentira. OSCAR tinha sido escolhido pré-candidato em novembro do ano passado e estava em sua pré-campanha utilizando toda a força de quem detém o exercício legal do poder (clique AQUI). A decisão, em novembro, pelo nome de OSCAR foi exatamente porque ele reunia o maior número de aliados e era o mais bem avaliado em todas as pesquisas feitas pelo grupo.

Nesse grupo havia três ou quatro pré-candidatos. OSCAR era o que mantinha a melhor média e constância de seus números em todas as pesquisas e por isso, também, foi o escolhido. Além de ter o menor índice de rejeição. Então, os argumentos que remetem a esses aspectos técnicos não têm fundamento nos fatos. É mentira.

Tanto é assim que depois da traição anunciada o grupo que estava quase que completamente envolvido em sua eleição rachou de vez. Vários aliados se desfiliaram do PTB e romperam com o grupo, e os atuais pré-candidatos não têm nenhuma relevância política em Floriano para se contrapor ao know-how político adquirido por OSCAR.   

Outro motivo implícito pode ser encontrado no campo religioso. O prefeito se deixou influenciar, assim como fizera na última eleição para deputado, pelos que têm sobre ele ascendência mandatária. Um grupo de religiosos fundamentalistas dá substrato a ele. E foi desse grupo fundamentalista religioso que ele sacou o “novo” candidato a prefeito. A pré-candidata a vice é uma ilustre desconhecida na política florianense apesar de ter nascido aqui. Sua força decorre da influência mandatária do presidente do PMDB estadual sobre o prefeito de Floriano.

O prefeito não queria bancar a candidatura de OSCAR? Essa hipótese foi levantada por um texto do Portal 45 Graus (clique AQUI). Teve de chamar alguém que bancasse a sua própria campanha? Qual o envolvimento do prefeito nessa campanha? Pois ele tem o maior índice de rejeição da história. 70% da população da cidade, segundo as últimas pesquisas, diz que ele é um prefeito medíocre. Ele está sendo investigado sob acusações de corrupção por vários órgãos fiscalizadores. Segundo o TCE e o TRE ele é um político “FICHA-SUJA”.

Que vantagem ele agregaria a uma campanha? Logo ele que foi vergonhosa e estrondosamente vaiado nos dois últimos carnavais pelo público, em peso. Não sei. Meu caráter, assim como do professor OSCAR, não é capaz de entender muito bem dessas coisas relatadas acima. Talvez quem entenda e pratique esse tipo de “política” saiba dizer verdadeiramente o que aconteceu.

Aguardemos os próximos capítulos, pois talvez tudo isto que eu disse acima sobre os motivos possam explicar o ato traidor de forma conjunta, ou não seja nada disso. Sou também capaz de acreditar que os motivos foram piores que estes.    


Quem duvida?






4 comentários:

Anabel disse...

Não duvido de nada querido amigo Jair. A Máscara caiu mais uma vez , triste saber que Floriano ainda é administrada por ele...

Anônimo disse...

Jair, meu professor adorei o texto. Porém da um cansaço terrível na vista, pelo menos na minha. Esse fundo preto e laranja. Abraço!

Anônimo disse...

Jair, meu professor adorei o texto. Porém da um cansaço terrível na vista, pelo menos na minha. Esse fundo preto e laranja. Abraço!

Unknown disse...

Politica sem ideias só interesses pessoais.