LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

segunda-feira, 25 de junho de 2012

A LUTA CONTRA O TÉDIO POLÍTICO DESSES OITO ANOS.





A Rua 7 voltou a ter a trafegabilidade que tinha antes do prefeito mais incompetente da história da cidade assumir o poder (fotos acima). A competente ação do grupo político de oposição municipal possibilitou a revitalização da rua e a satisfação dos seus moradores. O pior prefeito que Floriano já teve não tem nenhuma influência na obra de asfaltamento. Pelo contrário, ele não foi capaz nem de tapar os buracos, limpar o mato e de varrer a rua para que o asfalto fosse aplicado. Nem isso ele fez.





Sem a menor cerimônia, esse prefeito incompetente, expôs aos moradores do bairro São Cristovão o seu descaso e relegou o bairro a uma desimportância nunca antes vivida por seus moradores. Ele foi capaz de, em oito anos, deixar a Rua 7 nestas condições deploráveis acima.




Muitos cidadãos aqui em Floriano têm demonstrado um desconforto muito grande quando se vem tratar com elas temas de política. É uma discussão que vem há muito tempo ocupando o campo da Filosofia Política que remonta desde o nascimento da política moderna.

Bom, restringindo ao tema desta postagem, desejo dizer que esse desconforto leva ao descrédito dessa prática humana absolutamente necessária para a dignidade da vida, como também àqueles que a praticam de forma mais direta e mais intensa.

Muitos dizem que odeiam a política e que nenhum político presta. Dessa forma, colocam num âmbito afastado do seu esse tipo de prática que condenam e não desejam dela se aproximar. É um erro, mas como condenar esse erro se grande parte das decisões políticas e das ações de um número expressivo de políticos levam ao desconforto, ao alheamento?

Delimitando à nossa cidade, esse descrédito decorre fundamentalmente da reprodução local do descrédito decorrente das práticas depravadas nacionais. Os últimos oito anos foram indelevelmente a causa desse descrédito.
Tudo o que se pode avaliar das práticas políticas e dos ocupantes dos cargos políticos municipais foram essenciais, pois são oito anos de descaso e incompetência. São oito anos de abandono das boas práticas políticas e das ações dignificantes. São anos de absoluta falta de bons exemplos políticos para formação de cidadãos que valorizem a política e aprendam a escolher os mais dignos, éticos, honrados para as ações políticas honestas, coletivas e saudáveis.

Certamente o atual prefeito de Floriano não é o exemplo mais adequado para a mudança de mentalidade em relação à política e às ações políticas. Posto que o mesmo é o prefeito mais acusado de atos de improbidade administrativa (corrupção, no popular) da história da cidade. E tais acusações são oriundas da imprensa estadual, do Ministério Público Federal e Estadual, dos fiscais do TCU.

Então, quando alguém diz que não gosta de política e de político é porque não gosta de coisas erradas, acusações de corrupção... Se o exemplo fosse de postura honesta, competente, eficiente, honrada certamente as pessoas se envolveriam prazerosamente. Pois resultam das relações políticas tudo o que se refere à vida na cidade. Se a política é boa e os políticos são pessoas dignas a vida na cidade refletirá a moral e a ética daqueles que a praticam e, assim, teríamos uma cidade digna para se viver.

Mas o pior prefeito que esta cidade já teve transformou o prazer da prática política em algo repugnante. Um ato comprobatório dessa minha tese é que as pessoas ao se depararem com as máquinas que estão asfaltando as ruas da cidade comentam de forma decepcionada que até que enfim o prefeito está fazendo alguma coisa.

Quando são confrontadas com a negativa de que não é ele que está fazendo a obra de asfaltamento elas (as pessoas) acentuam ainda mais a rejeição ao modus operandi do prefeito mais incompetente que esta cidade já teve. Mesmo que ele só faça alguma coisa na cidade através dos empurrões da promotoria local (leia AQUI).

A Rua Sete de Setembro, bairro São Cristovão, é o exemplo mais eloquente de comprovação de minhas teses defendidas acima. A rua foi sendo destruída aos poucos nos últimos oito anos. Não há uma explicação plausível para tanto descaso, desleixo. A rua ficou tão esburacada que muita gente não mais trafegava por lá. A consequência mais trágica foi a queda no movimento dos pontos comerciais existentes em toda a rua.

Mas o prefeito, deliberadamente, não fez nenhum esforço para recuperar a trafegabilidade fluente da rua. A abandonou de vez. Só com a ação dos políticos de oposição é que a Rua 7 voltará a ser trafegável. As fotos acima demonstram que uma ação básica de um administrador municipal poderia levar as pessoas a perceberem que política é algo com o qual devemos nos importar e praticar cotidianamente.

Do modo que está sendo praticada em Floriano nesses últimos oito anos só leva ao alheamento. E é isso mesmo que querem os políticos do nível que temos aqui e que estão exercendo o poder local. Pois, se as pessoas não participarem, melhor para eles. Desse modo, eles poderão participar e decidir pelos que não participam.

E a democracia representativa funciona assim: quem decide são os que se importam e participam. Quem não participar, seja qual for o motivo, dá a oportunidade àqueles que participam de decidir por eles. Então, vamos tornar a nossa cidade um lugar digno, bonito e acolhedor para se viver. Vamos participar das relações políticas e derrotar os exemplos negativos e indignos no país inteiro.

Vamos colocar lá pessoas dignas, honestas, competentes, eficientes, honradas. Não é utopia, é apenas uma postura em defesa de ações e pessoas dignas para que exemplos corretos sejam alavancadores de mais simpatia para a mais importante prática humana, a política. 




3 comentários:

Carivaldo disse...

Que bom que estão dando uma melhorada no são cristóvam, estava precisando demais, assim com, toda a cidade.

Galista de FLORIANO disse...

Jair, os mídias florianenses divulgaram muitas a respeito do fechamento de uma rinha de galo em Floriano. No dia que foi fechada a rinha foi tomado depoimento do organizador, e, do presidente da associação "ASCRIAR", mas por mais tendenciosa que a mídia pareça ser, ela consegue ser 10x mais. Sei que existem pessoas da mídia que são comprometidas com a verdade, e por estas, tiro o chapéu. Mas vamos aonde quero chegar com este comentário. Em floriano, nos últimos dias, a Ótica floriano foi assaltada, há 200 metros da delegacia, e nunca pegaram o ladrões, no mercado central, existe vendas e mais vendas de dvd's piratiados, mas estão lá, ninguém faz nada com relação a esta contravenção, a todo momento pessoas são assaltadas e, um exemplo disso é meu irmão, que teve sua casa invadida 05 vezes e ele fez 05 boletim de Ocorrência, mas duvido que algum dos policiais saib onde fica a casa dele. Nunca nem pisaram lá. Enfim, me pergunto, a legislação só vale para os galistas?

Carrivaldo disse...

Jair, você que faz do grupo de oposição pode informar melhor sobre os projetos futuros. Me diga uma coisa, tem algum projeto para galeria??