LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sexta-feira, 9 de abril de 2010

CHESF LIBERA ÁGUA EXCEDENTE DE BOA ESPERANÇA.

.
.
.
Gerente Regional da CHESF - Piauí, AIRTON FEITOSA.
.
.
Vista aérea das comportas da barragem de Boa Esperança - Guadalupe - Piauí.
.
.
"Em reunião realizada no início da tarde desta sexta-feira (9), a gerencia regional da Companhia Hidrelétrica do São Francisco - Chesf - decidiu abrir as comportas da barragem de Boa Esperança, em Guadalupe, a partir de 0h de sábado. O reservatório atingiu hoje 91,18% da capacidade.
.
Segundo o gerente regional Airton Feitosa, voltou a chover com intensidade na bacia do reservatório, e a Chesf decidiu abrir as comportas para liberar a água na mesma proporção em que ela chega. "A idéia é manter o reservatório com 90% da capacidade ao menos até o final do mês", revelou Feitosa.
.
A água chega ao reservatório com vazão de 816 metros cúbicos por segundo. A partir de meia-noite, as comportas passarão a liberar de 510 a 800 metros cúbicos por segundo. No domingo, esse volume chegará a 1.000 metros cúbicos por segundo. Na segunda-feira, a Chesf fará uma nova avaliação, às 11h, para saber se mantém o mesmo nível de liberação das comportas.
.
O rio Parnaíba suporta uma vazão de 3 mil metros cúbicos por segundo (m³/s) e uma altura de 6,87 metros. Atualmente, o rio apresenta altura de 3,37 metros e vazão de 869 m³/segundo. Os números atuais não representam risco de transbordamento do Parnaíba com a nova vazão, segundo a Chesf.
.
Como é praxe nesses casos, autoridades do Estado e municípios ribeirinhos, do Piauí e Maranhão, serão alertados sobre a elevação do nível do rio."
.
Fonte da notícia: FÁBIO LIMA - www.cidadeverde.com
.
.

Nenhum comentário: