LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sábado, 9 de abril de 2011

VIOLÊNCIA: SOLUÇÃO PELA VIA DA CIDADANIA - II.

. .

O Ilustre Membro do Ministério Público, Promotor EDIMAR PIAUILINO, que fez a acusação contra o réu que foi apenado com de 12 anos de prisão. A tese defendida por ele obteve êxito não só pelos autos do processo , mas também pela sua capacidade de oratória.

Foto do blog: Agente 190.

Fui intimado mais uma vez (05.04.2011) para o Tribunal do Juri. Nesta ocasião para julgar uma pessoa que cometeu um crime em 2007. Nos últimos anos venho colaborando diretamente e minhas decisões são sempre baseadas em dados concretos, disponibilizados e argumentados no tribunal. Sempre saio de lá com a sensação do dever cumprido. Apesar de um ou outro questionar o resultado.

Solicitei que meu nome fosse retirado da lista dos jurados. Não porque desejo ser indiferente, mas pelo tempo que já venho participando. Acredito que dei uma contribuição nesse processo. Mas como outros não podem ir, ou não querem, termino voltando aos julgamentos. Não é desfeita esta minha solicitação, não. Mas outros tantos atendem aos mesmos critérios e têm condições de tomar parte.

Isso é da nossa conta, sim. O medo não é uma desculpa séria. Nem mesmo uma desculpa deveria ser, pois é isso o que os violentos desejam para comandar o aumento dos índices de seus atos.

O meu propósito aqui não é fazer censura aos que se eximem, porém é excitar as pessoas a irem rumo à conscientização da existência do problema – conscientização exterior – em busca de soluções válidas. Bandidos não se comovem com passeatas.

Quando todos nos dispusermos seriamente a ir em busca de soluções para esse problema social, mesmo que demore, haveremos de encontrar uma resposta. Então veremos que a tomada de consciência de que não podemos conviver com ele despertará a necessidade de vigilância contínua para que não aja recrudescimento.

O primeiro passo é a convocação dos cidadãos através de mecanismos de associação social, tais como: associações de moradores, instituições de ensino, igrejas, justiça, polícia, sindicatos, meios de comunicações... em vista da conscientização do problema, disposição para discutirmos as proposições e aplicação das deliberações de forma séria e sistematizada.


Ou então, vamos continuar “empurrando com a barriga”. Eis a alternativa.

.

2 comentários:

Antonio José Rodrigues disse...

"A melhor definição que posso dar de um homem é a de um ser que se habitua a tudo."

"A verdadeira verdade é sempre inverosímil."

"Decididamente não compreendo por que é mais glorioso bombardear de projécteis uma cidade do que assassinar alguém a machadadas."

Dostoievski

JAIR FEITOSA disse...

Olá AJRS.

Encontrei aquela frase que tanto queria. Na verdade é de autoria de Balzac.

Obrigado por acessar e contribuir.

Jair Feitosa.