LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

domingo, 16 de janeiro de 2011

SADAN, PLATÃO E LEÃO: MUITO MAIS QUE COSTUME.

.
.
.
"O cachorro Leão se mantém ao lado da cova da dona, Cristina Maria Cesario Santana, vítima do deslizamento em Teresópolis, RJ (15/01/2011)" Foto: AFP. Esta foto tem provocado comoção em muita gente e o meu irmão, AIRTON FEITOSA, foi quem me enviou junto com o relato dele corroborando o fato que entre homens e animais pode haver vínculo sentimental mais profundo do que simplesmente "um acostumar-se". Leia a narrativa do AIRTON e acesse o portal com a notícia sobre os desabamentos no Rio de Janeiro clicando AQUI.
.
Também tive um cachorro chamado Platão cuja morte já narrei aqui no Blogue com o nome: "A BELA MORTE DE PLATÃO DE BRASÍLIA" contada em cinco partes, leia cliclando AQUI.
.
.

"Ao longo da minha vida já criei muitos animais. Mas, o que mais me chama atenção e com o qual mais tenho me identificado é o cachorro. Ainda guardo comigo uma lembrança muito forte de todos eles. Da Chorrinha, do Veludo, do Chorrinho, do Zaú e do Sadan! Mas, o relacionamento com o Sadan foi muito diferente dos outros. Ele se foi e mesmo após 5 anos e 7 meses da sua morte continuo sonhando com ele. Às vezes acordo sentindo-o lamber o meu pé, como ele fazia lá em Paulo Afonso.
.
Com a morte do Sadan, com certeza, foi-se um pedaço de mim. Ele me ouvia, me entendia, sabia quando eu estava triste, sabia quando eu estava alegre, sabia quando eu ia viajar, mesmo sem dizer a ele, sabia que quando eu retornava da Missa nos sábados à noite trazia comigo um pedaço de bode assado para ele comer. Gostava também de um picolé de morango! Sempre me esperava no retorno do meu trabalho. Estava lá ele firme. E quando o “Monza” roncava, ele já se postava de pé e começava a latir. Tinha ciúmes de mim. Se alguém se aproximava, ele já ligava o seu alerta. Foi um grande amigo! Está sepultado no Jardim da Usina Apolônio Sales.
.
E hoje, vendo a cena da fotografia acima, num cenário de desilusão no Rio de Janeiro, quando um cachorro é fotografado ao lado da cova da sua dona, cada vez mais acredito que o Sadan me entendia, assim como eu o entendia também.
.
Somos ainda bons amigos!"
.

Texto de: AIRTON FREITAS FEITOSA.

.

4 comentários:

Antonio José Rodrigues disse...

Pois é, Jair, como filósofo, vc deveria investigar mais esse caso e emitir algma opinião mais balizada. Abraços

Odimógenes Soares Lopes disse...

Olá Jair fiquei muito comovido com essa notícia, pois vc sabe que gosto muito de criar cachorro e concordo plenamente com teu irmão Airton.
Recomendo que assistam o filme "Sempre ao seu lado", que conta uma história linda e muito parecida com a do Leão, não vou escrever sobre o filme para não perder a graça.
Um grande abraço, Odimógenes.

JAIR FEITOSA disse...

Olá AJRS.

Pois é, o que posso falar desse caso é sobre a morte. Mas da relação "afetiva" dos animais com os humanos deixo por conta dos Veterinários que se dedicam à compreensão da "psicologia" desses fatos. Não tenho competência para isso.

Um abraço e obrigado por comentar.

Jair Feitosa.

JAIR FEITOSA disse...

Olá Odi.

Sei do seu carinho pela Belinha. Você e Soraia a teem como um ser muito especial. Sempre que apareço por lá vejo a alegria dela. Isto demonstra que ela é feliz com vocês.

Um abraço e obrigado por comentar.

Jair Feitosa.