LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quinta-feira, 3 de junho de 2010

CRÔNICA DAS LARANJAS.

.
.
.
Poderosas laranjas dos frondosos laranjais de Floriano.
.
.
O Químico estadunidense PAUL BERG, autor dos primeiros estudos sobre transgenia.
.
.
“Em 1972, PAUL BERG ligou duas cadeias de DNA. Uma era de origem animal, a outra bacteriana. Esta foi a primeira experiência bem sucedida onde foram ligadas duas cadeias genéticas diferentes, e que é considerada por muitos autores o início da criação sintética de produtos de engenharia genética.”
.
PAUL BERG é Químico (1926) e “foi galardoado com o
Nobel de Química de 1980, por desenvolver métodos para mapear as estruturas e funções do DNA. É professor emérito da Universidade de Stanford e, desde 25 de junho de 1996, membro da Pontifícia Academia das Ciências.” Esse cara deu início a todo o processo de transgenia e que resultou no que vou narrar alegoricamente a seguir.
.
Depois do início do estudo de transgenia as mutações que vêm ocorrendo com as plantas e frutas naturais são de deixar qualquer um de cabelo em pé. Na cidade de Floriano laranjas estão falando, andando de carro novo, arrotando arrogância, desafiando pessoas, cometendo atitudes suspeitas, pilantragens. Elas são o resultado de modificações genéticas que foram iniciadas há alguns anos e os conhecimentos das técnicas de modificações foram repassados como herança inestimável aos adeptos desse tipo de cultivo.
.
Vale ressaltar que os atuais cultivadores de laranjas dos frondosos laranjais florianenses são pessoas “práticas” no negócio. Eles cultivam sempre em temporadas determinadas. Consecutivamente de quatro em quatro anos eles iniciam o cultivo e no que são bastante (in)competentes.
.
E eles não estão de brincadeira não. Pois a cada colheita são divulgados resultados financeiros assombrosos. Eles estão fazendo estudos genéticos para conseguir resultados mais animadores nas próximas safras. Inclusive com incremento no número de plantadores de novos laranjais. Porém o que mais impressiona nesse tipo de cultivo é que os arrendatários dos laranjais se empenham em ajeitar a vida daqueles que querem entrar nesse negócio, mas não têm competência de sozinhos fazê-lo. Aí são levados pelas mãos dos mais experientes. São como jabutis em cima de árvores.
.
Pois não é que me contaram que uma laranja está comprando casas. Já vi indiretamente melancias quadradas, uvas sem sementes, abacaxis mais doces, maçãs que amadurecem mais tarde, algodão azul... Mas laranja que compra casas é a primeira vez que ouvi falar. É sério. Esse negócio de modificação genética vai dá uma dor de cabeça depois, é só esperar uma laranja dessas ser descartada depois de retirarem todo o seu suco e aí, como elas até já falam, serão capazes de abrir o bico.
.
Normalmente os arrendatários dos laranjais, ao final do período de arrendamento, deixam só o bagaço das laranjas. E pegam o suco para exportar para outras cidades, regiões. Tem sido assim, e como os arrendatários são pouquíssimos inteligentes e um pouco relaxados, apesar do conhecimento prático, não cultivam adequadamente os laranjais, por isso não será de admirar que algumas laranjas abram a boca para contar mais coisas depois.
.
Uma, então, já disse que tem comprado casas, além das falcatruas que tem feito nos últimos anos adubadas e regadas pelo arrendatário, imagina o que dirá quando estiver só o bagaço sendo rejeitada até pelos inúmeros jumentos que vagam pela nossa cidade.
.
Mas tem sempre uma laranja que abre a boca pequena. Pois não é apropriado a uma laranja ter uma boca grande, até porque não há espaço para ser grande.
.
Essa praga da transgenia deu nisso. Laranjas que compram casas, e várias casas. Sr. PAUL BERG, que culpa podemos atribuir-lhe nesse desenrolar de suas idéias? Qual a sua participação nisso? Casas? Laranjas comprando casas?
.
.
Fonte de informações:
www.bioloogic.blogspot.com / adicionadas pela Wikipédia.
.
.

2 comentários:

Chico Mário Feitosa disse...

cara, seria reduntante dizer que esse teu texto tá muito bom... rachei o bico aqui de tanto rir sozinho em meu quarto... ninguem melhor que vc ai em Floriano pra flagrar nossos podres com tanta perspicácia. abcs!

Antonio José Rodrigues disse...

Jair, meu caro, eu quero é estudar nessa multiversidade genética de frutas de Floriano, pois, com o meu diploma de engenheiro, não estou conseguindo converter o sumo do trabalho árduo em bens materiais.