LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

terça-feira, 22 de junho de 2010

AHE BELO MONTE.

.
.
.
Recebi boletim de informações da CHESF sobre a construção da barragem de Belo Monte. Acima foto de satélite da área onde será construída a hidrelétrica.
.
.
Registramos que a Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel já homologou o resultado do Leilão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, a ser construída no Rio Xingu, no Estado do Pará. Os Diretores homologaram a venda da energia da Usina às Distribuidoras inscritas como compradoras e adjudicaram a concessão do projeto ao Consórcio Norte Energia, vencedor da disputa.
.
Assim, a Aneel confirma com 15 dias de antecedência o resultado da licitação ocorrida no dia 20 de abril de 2010. Pelo calendário oficial, a homologação ocorreria apenas no dia 1º de julho de 2010. A próxima etapa do processo é a outorga da concessão no dia 23 de setembro de 2010 e a assinatura do Contrato de Concessão no dia 30 do mesmo mês. Entretanto, a Eletrobras, que participou do Consórcio vencedor por meio de sua subsidiária Chesf, já adiantou que pretende encurtar os prazos para assinar o Contrato de Concessão em julho.
.
Ao ler seu voto, o Diretor da Aneel Romeu Rufino destacou o "caráter estratégico e de interesse público" da Usina de Belo Monte. O Diretor-Geral da Agência, Nelson Hubner, por sua vez, afirmou que o Leilão traz um resultado positivo para o País devido à baixa tarifa da energia elétrica da Usina a ser negociada junto aos Distribuidores.
.
O Consórcio Norte Energia venceu o Leilão com um preço final da energia no mercado cativo de R$ 77,97 por Megawatt/Hora (MWh). O Consórcio vencedor do Leilão foi formado pela Chesf (49,98%), Queiroz Galvão (10,02%), Galvão Engenharia (3,75%), Mendes Júnior Trading Engenharia (3,75%), Serveng-Civilsan (3,75%), J.Malucelli (9,98%), Contern Construções e Comércio (3,75%), Cetenco Engenharia (5%) e Gaia Energia e Participações (10,02%).
.
Agora, estamos no aguardo das Usinas do Rio Parnaíba.
.
Cordiais saudações,
.
Engº Aírton Freitas Feitosa
.
Gerente Regional de Operação Oeste
.
.

Nenhum comentário: