BLOGUE PARA PESSOAS QUE TÊM BOM GOSTO E PREFEREM LER ASSUNTOS A PARTIR DE UM PONTO DE VISTA DIFERENTE. "QUEM AQUI ENTRA DÁ-ME UMA HONRA, QUEM NÃO - UM PRAZER." Op. cit. NIETZSCHE em "A Gaia Ciência", aforismo: 22.
terça-feira, 29 de junho de 2010
RELIGIÃO: CONCORDO COM OZZY.
PESAR.
sábado, 26 de junho de 2010
MALVADEZA.
quarta-feira, 23 de junho de 2010
DILMA 40%. SERRA 35%. A VERDADE APARECE.
.
23/06/2010
.
Pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) para a eleição presidencial, divulgada nesta quarta-feira (23) em Brasília, mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) com 40% das intenções de voto, contra 35% do candidato José Serra (PSDB) e 9% da candidata Marina Silva (PV). Votos brancos e nulos somam 12%. Não responderam 8% dos entrevistados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
.
.
.
Na simulação de 2º turno da pesquisa anterior, o tucano aparecia com 44%, contra 39% da petista. Brancos e nulos somavam 10%, e 7% não responderam.
.
.
.
.
A última pesquisa que mediu a intenção de votos para os presidenciáveis, contratada pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de São Paulo e divulgada em 5 de junho, apontava Serra e Dilma empatados com 37%.
.
Conhecimento de Dilma
.
.
.
.
.
Reportagem de: CAMILA CAMPANERUT
Do UOL Eleições
.
Endereço: http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/06/23/pesquisa-cniibope-dilma-tem-40-contra-35-de-serra.jhtm
FLORPI. É NOTÍCIA INTELIGÍVEL.
www.florpi.com.br este é o mais novo endereço de notícias sobre Floriano e região. O jornalista JALINSON RODRIGUES é o Editor Geral do portal. Garantia de leitura com pé e cabeça sobre os acontecimentos diários e interpretações autorizadas dos fatos. É bom acessar, pois poucas fontes de notícias sobre a nossa cidade trazem fundamentações.
.
Editor geral: Jalinson Rodrigues (Graduado em Comunicação Social – habilitação em jornalismo ( DRT/PB - 960).
Nosso objetivo – Informar com credibilidade, garantindo a pluralidade de versão dos fatos noticiados.
terça-feira, 22 de junho de 2010
FORA NEPOTISMO.
AHE BELO MONTE.
.
Assim, a Aneel confirma com 15 dias de antecedência o resultado da licitação ocorrida no dia 20 de abril de 2010. Pelo calendário oficial, a homologação ocorreria apenas no dia 1º de julho de 2010. A próxima etapa do processo é a outorga da concessão no dia 23 de setembro de 2010 e a assinatura do Contrato de Concessão no dia 30 do mesmo mês. Entretanto, a Eletrobras, que participou do Consórcio vencedor por meio de sua subsidiária Chesf, já adiantou que pretende encurtar os prazos para assinar o Contrato de Concessão em julho.
.
Ao ler seu voto, o Diretor da Aneel Romeu Rufino destacou o "caráter estratégico e de interesse público" da Usina de Belo Monte. O Diretor-Geral da Agência, Nelson Hubner, por sua vez, afirmou que o Leilão traz um resultado positivo para o País devido à baixa tarifa da energia elétrica da Usina a ser negociada junto aos Distribuidores.
.
O Consórcio Norte Energia venceu o Leilão com um preço final da energia no mercado cativo de R$ 77,97 por Megawatt/Hora (MWh). O Consórcio vencedor do Leilão foi formado pela Chesf (49,98%), Queiroz Galvão (10,02%), Galvão Engenharia (3,75%), Mendes Júnior Trading Engenharia (3,75%), Serveng-Civilsan (3,75%), J.Malucelli (9,98%), Contern Construções e Comércio (3,75%), Cetenco Engenharia (5%) e Gaia Energia e Participações (10,02%).
.
Agora, estamos no aguardo das Usinas do Rio Parnaíba.
.
Cordiais saudações,
.
Engº Aírton Freitas Feitosa
.
Gerente Regional de Operação Oeste
sábado, 19 de junho de 2010
CUSPINDO DEMOCRACIA.
.
Qualquer ideia que te agrade,
Por isso mesmo... é tua.
O autor nada mais fez que vestir a verdade
Que dentro em ti se achava inteiramente nua... (MARIO QUINTANA).
.
Ah! democracia, como és incompreendida, mal compreendida, rejeitada. Mesmo depois de ter sido inventada pelos gregos Antigos até hoje não és aceita por alguns. Como se tornou um valor predominante e é através de ti que se define e decide a convivência social e seus mecanismos de relacionamentos, e é só contigo, tomada como meio para o exercício do poder ou de algum poder, que um grupo social tem a chance de dá rumos diferentes daqueles que discordam. Mesmo que os novos rumos te levem para o calabouço. Pelo menos aqui entre nós seria um contra-senso, mas uma possibilidade paradoxal que alguns desejam, e muito, empreender-te.
.
Um poeta às vezes diz apenas o que as suas palavras quiseram dizer. Outros permitem várias interpretações sobre aquilo que foi dito. Sabendo disso, interpreto, grosso modo, assim o poema acima.
.
Penso que democracia não é algo que se pode carregar como um objeto que se tem, e do modo contrário, não se carrega porque não se tem esse objeto. Democracia não existe independente de nós. Sua existência, seu significado, sua importância somos nós que a emprestamos. Em busca do poder criamos mecanismos para conquistá-lo, desde os mais toscos (violência física e simbólica, mentiras, arrogância, desrespeito, imposturas...) aos mais refinados (trabalho, sinceridade, formação, informação, competência, dignidade, verdade, honestidade...).
.
Então, alguém não é democrático porque encheu a boca com a palavra democracia e anda por aí, aos moldes do personagem de quadrinhos Bob Cuspe, demonstrando seu apreço ou nojo por ela, não. Ela, democracia, é resultado de uma construção interna de valores que passa pelo respeito a ela e as regras que possibilitam a sua existência. A internalização do valor nos torna democráticos. A utilização desse valor apenas como meio de se conseguir objetivos se revela como verdade nua escondida mais cedo ou mais tarde.
.
Vista como objeto que se pretende carregar, mesmo a contragosto, denota que a verdade que dentro de si estava nua fora embelezada, maquiada e bem vestida como quem vai a uma festa enfadonha e formal apenas para cumprir “obrigações sociais”. Em casa, a pessoa, já de volta, tira a roupa e lava o rosto. Então se olha no espelho e diz para si mesma: “enfim, tornei à realidade.”
.
O espírito da democracia política surgiu a partir da luta dos subalternos insatisfeitos com a condição de ininterrupta subalternidade. Encontrados os conceitos que atendiam parte a parte os interesses possíveis instalou-se no "demo" a "cracia" em vista de uma organização social mais justa, ou menos injusta.
.
Sou democrático quando a minha ação é democrática com o objetivo de agir democraticamente. Encher a boca de democracia para cuspi-la aos borbotões indiscriminadamente é tratá-la como objeto que existe independente de nós. O humorista RENATO ARAGÃO ainda faz isso, só que com farinha. Ele adora sujar os companheiros de cena falando com a boca cheia e soprando no rosto deles. Mas ele não engole nunca a farinha, talvez uma gastrite ou úlcera ou coisa parecida o impeça. É algo que ele coloca na boca só para fazer graça, chacota com os outros.
.
Ele não engole aquele troço, não. Há alguma coisa dentro dele que o impede de engolir. Uma coisa que provoca dor, insatisfação, incômodo ou o faz adoecer, talvez. Mas para gravar a cena e, enfim, fazer graça ele se arrisca com ela (a farinha) na boca. E como é ele quem manda no programa e também escreve a maior parte das cenas quem não topar fazer o que está escrito pode até ser retirado do programa e tornar-se seu inimigo (veja o caso da separação dos Trapalhões que além do dinheiro as divergências se deram também neste aspecto).
.
Quem não gostar de farofa na cara que faça o favor de sumir da frente. Quem não gosta de farofa na cara não pode viver perto de quem anda com a boca cheia de farinha, assim pensam aqueles que tratam a democracia como um objeto que pode ser posto embaixo do braço para ser exibido como um bibelô.
sexta-feira, 18 de junho de 2010
RESULTADO DA 1ª ETAPA DA OBMEP NO IFPI - FLORIANO.
AGORA É CANDIDATO.
O vereador RAIMUNDO MARTINS do PT me disse que deixou de ser pré para se tornar candidato a deputado estadual na eleição deste ano. Segundo ele, a sua vaga já foi garantida pela direção estadual do partido e que, coincidentemente, o seu número será igual ao de sua campanha para vereador: 13.333.
Daqui para frente intensificará o seu trabalho junto às suas bases em vista de conseguir êxito na campanha para assumir uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí. Se eleito for, será, depois, candidato a prefeito em 2012? Vou perguntar-lhe na próxima oportunidade. E se não conseguir seu objetivo imediato, mesmo assim se colocará, em 2012, como candidato a vereador ou prefeito? Especulação?
.
Não. E isso porque já existem muitos comentários que foram desencadeados a partir da notícia que o grupo do atual prefeito já teria escolhido o seu candidato para 2012. A partir daí surgiram outros tantos comentários acerca de vários nomes fora da base do prefeito. É muito cedo? Melhor perguntar a quem deu início a esses comentários.
.
quarta-feira, 16 de junho de 2010
SERRA É UMA PIADA.
.
Dá para entender essa tentativa recorrente de JOSÉ SERRA aparecer como o diabo gosta? Ele não perde a oportunidade de se mostrar assim, por que ser(r)á? Leia abaixo uma piada que busquei no PORTAL LUIS NASSIF.
.
.
terça-feira, 15 de junho de 2010
O LEILÃO ESTÁ PRÓXIMO.
.
A pouca inteligência e hipocrisia a que me refiro é que em vista da necessidade da construção da barragem para a geração de energia elétrica que irá beneficiar milhões de pessoas estão utilizando o argumento que essas perderão parte de suas vidas porque seriam "arrancadas do lugar onde nasceram". Pois basta avaliar as condições em que essas pessoas vivem para se depararem diante da miséria quase absoluta e que não dá as mínimas condições de se ter uma vida com dignidade em todos os aspectos fundamentais para isso.
.
Então alguns "antropólogos da miséria alheia" dizem que eles não podem ter as suas vidas modificadas. Se negativarmos esse argumento veremos que o que se diz é que eles devem ficar lá na miséria para manterem-se fiéis às suas raízes. Raízes da miséria? É isso? Porque as empresas que irão construir a barragem tem o dever legal e moral de deslocar as pessoas e possibilitar-lhes casa, água potável, saneamento básico, escolas, documento de propriedade do terreno, entre outros benefícios.
.
O progresso vem com as suas tendências que fazem surgir coisas boas e outras nem tanto. Mas a justiça existe é para isso. Os "antropólogos da miséria alheia" argumentam como os coronéis da política arcaica que criam dificuldades para vender facilidades aos miseráveis. Então, os matêm na miséria para depois irem lá para "cuidar" da miséria buscando obter benefícios individuais.
.
Desse modo, os "antropólogos da miséria alheia" terão de lidar, muito brevemente, com o leilão que apontará qual consórcio irá construir a barragem Cachoeira, e, também, a de Ribeiro Gonçalves. Será dia 30/07/2010. Vamos aguardar, então.
.
.
sexta-feira, 11 de junho de 2010
DIA DOS NAMORADOS.
O Dia dos Namorados no Brasil é 12 de junho. É uma véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Mas não pense você que o nosso Dia dos Namorados tem alguma coisa a ver com ele ou mesmo com o amor.
.
Não há no Brasil um motivo histórico especial para a criação do Dia dos Namorados. Na pátria do mundo dos negócios, os Estados Unidos, o dia dos namorados se chama “Valentine’s day”, e tem a ver com San Valentine. No Brasil, o Dia dos Namorados foi criado segundo um objetivo exclusivamente comercial. Nossa data foi introduzida pelo publicitário João Dória em 1949. Ele era da então Agência Standard de Propaganda. O que fez foi inventar o Dia dos Namorados por causa de uma encomenda das lojas Clipper à Standard, no sentido de criar uma boa campanha publicitária. Por tal feito, a Standard ganhou um prêmio. Mas tudo poderia ter ficado por aí. Todavia, a data “pegou” mesmo porque a Confederação do Comércio de São Paulo colocou o dia 12 do mês de junho, uma época de baixa nas vendas, em seu calendário. O slogan era: “nem só de beijos vive o amor”. A idéia é que o amor fosse, digamos, demonstrado: que se comprasse algo para o parceiro amoroso.
.
É irônico, não? O Dia dos Namorados tipicamente capitalista é … brasileiro! E é paulistano.
.
Nos Estados Unidos, a data tem a ver com a história de Valentine, e tem uma relação pouco amistosa com o comércio. Nessa data não é de bom tom dar presentes, exceto chocolates e rosas. Além disso, nesse dia o comércio fecha e não há viva alma nas ruas, em bom número de cidades. Guarda-se efetivamente o Valentine’s Day.
.
Mas, afinal, quem foi Valentine?
.
Ele viveu no Império Romano, sob a época de Claudius. Foi uma época em que os romanos não estavam muito motivados a se inscrever no Exército. Os homens pareciam não querer deixar suas esposas em casa, e muito menos deixá-las viúvas por conta de irem para as guerras. Para o Império, isso não era boa coisa. Então, Claudius resolveu tomar uma medida radical – meio maluca por sinal. Proibiu todos de se casarem. Verdade! Sabe o que aconteceu? Não sabe? Ora, é fácil adivinhar.
.
Os jovens acharam aquilo muito cruel. Mas Valentine achou aquilo não só cruel, mas terrível para ele próprio, que era sacerdote. Seu trabalho diário era casar as pessoas. Valentine adorava o seu trabalho e, então, passou a casar as pessoas secretamente. A grande subversão da época se tornou a atividade de casar em lugares muito escondidos. Sem convidados, é claro. Uma cerimônia que tinha de ser feita em muito silêncio. Um casamento de sussurros. Romântico? É, talvez, mas verdadeiramente perigoso.
.
Valentine casou um bocado de gente às escondidas, mas bastou um dia sem sorte e … pimba! Valentine foi descoberto. Os noivos que ele abençoava no momento conseguiram escapar, mas sua prisão foi fácil. Os soldados o levaram. Ele foi julgado e sua pena foi a máxima: morte. Mas aí aconteceu o que o tinha de acontecer, para nós que acreditamos no amor: as pessoas começaram a querer visitar Valentine, a entregar flores pela janela do calabouço. Mandavam bilhetes também. A notícia de sua prisão se espalhou, e muitos iam ter com ele nas janelas da prisão.
.
Foi então que a filha de um dos guardas da prisão quis ver Valentine pessoalmente, lá na cela. Seu pai conseguiu um modo disso acontecer. Eles passaram horas conversando na cela. E isso se repetiu muitas vezes. Valentine suportou a prisão graças a isso. No dia da sua execução, Valentine deixou com um amigo um bilhete para a moça: “Amor, de seu Valentine”. Ele foi executado em 14 de fevereiro de 264 da Era Cristã. Mas o seu gesto de entregar um bilhete dizendo “amor” se tornou um símbolo. Trocar bilhetes, palavras e objetos seguidos de declarações de amor se tornou uma prática rápida em Roma. Foi o modo que a população mostrou a Claudius que ele não podia impedir as pessoas de se amarem, e ao mesmo tempo foi o reconhecimento de todos ao que Valentine representou.
.
Comemore o Dias dos Namorados no dia 12 mesmo, como é posto no Brasil. Mas faça isso sob o espírito americano, celebrando o amor que se faz sob quaisquer circunstâncias. Não é preciso muito heroísmo. Mande seu bilhete “Amor, de seu Valentine” e então deixe rolar – não se esqueça que, como dizia Rita Lee, amor sem sexo é amizade. Caso não saiba fazer sexo direito, aprenda antes de sábado à tarde! Boa sorte.
.
© 2010 PAULO GHIRALDELLI JR., filósofo, escritor e professor da UFRRJ.
.
09/06/2010
quinta-feira, 10 de junho de 2010
ELEIÇÃO NO IFPI-FLORIANO: RESULTADO.
Resultado da eleição para Diretor do Campus do IFPI-Floriano ocorrida ontem. O processo eleitoral transcorreu com a máxima clareza e lisura. Tanto que a Comissão Eleitoral não recebeu nenhuma reclamação por fatos que não estavam previsto nas regras.
.
Quero parabenizar os dois candidatos pela postura durante a realização das eleições. A apuração dos votos entrou pela madrugada e se encerrou por volta de 01h:40 min. O candidato vencedor, professor Dr. DARLEY SANTIAGO, agradeceu às pessoas que participaram da organização e realização do evento e aos alunos que esperaram o resultado final divulgado simultaneamente num telão no pátio coberto.
.
Em seguida fomos comemorar a eleição do vencedor e depois fomos para casa, pois pela manhã tudo continuaria como dantes.
ATENÇÃO CONCURSADOS DA CHESF - 2007.
.
.
.
.
.
.
quarta-feira, 9 de junho de 2010
IFPI CORRENTE.
INAUGURADO CAMPUS DO IFPI EM CORRENTE
Além do curso de Licenciatura em Matemática, são oferecidos cursos técnicos de Agronegócios e Informática
O campus de Corrente do Instituto Federal do Piauí foi oficialmente inaugurado nesse domingo, 6 de junho.
Na implantação do campus foram investidos R$ 6,5 milhões, recursos do Governo Federal por meio do Ministério da Educação em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura local.
Além do reitor do IFPI, professor Francisco das Chagas Santana, e do diretor-geral do campus, professor Demerval Nunes, participaram do descerramento da placa de inauguração, o governador Wilson Martins, o ex-governador Wellington Dias e o prefeito de Corrente, Benigno Ribeiro, dentre outras autoridades. Também estiveram presentes à solenidade professores, técnicos administrativos, alunos do campus e representantes da população da cidade.
Em seu discurso, o reitor destacou que o município foi o que mais contribuiu com o Ministério da Educação na doação do local da construção do prédio. O governador Wilson Martins finalizou a inauguração falando da importância do Instituto Federal do Piauí no desenvolvimento regional. No evento, ele também assinou a ordem de serviço para asfaltar o acesso ao campus.
CURSOS - No campus Corrente são oferecidos cursos técnicos de Agronegócios e Informática e curso de Licenciatura em Matemática. O prédio é composto de 10 salas de aulas, 13 laboratórios, 11 ambientes administrativos, 1 biblioteca, 1 auditório e 1 refeitório.
.
Fonte: Assessoria de Comunicação do IFPI
terça-feira, 8 de junho de 2010
IFPI - FLORIANO, SUCESSO NA MISSÃO.
Curso: Técnico de Edificações Integrado ao Médio
NOME DO ALUNO / CURSO / INSTITUIÇÃO / LOCALIDADE
ANDRESA DE MIRANDA LIMA / ARQUITETURA E URBANISMO UFPI/PSIU TERESINA
.
HILQUIAS SANTOS DE OLIVEIRA / MATEMÁTICA IFPI/ENEM FLORIANO-PI
.
JESSICA NUNES DA ROCHA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IFPI/ENEM FLORIANO-PI
.
JESSICA NUNES DA ROCHA / LETRAS/PORTUGUÊS UESPI FLORIANO-PI
.
MARCO ANTONIO BRASILINO ARAUJO / TADS IFPI/ENEM FLORIANO-PI
.
SAMILA MARTINS VIRGINIO / ADMINISTRAÇÃO UESPI FLORIANO-PI
TASSILA NOLETO MARTINS LUCIO / ARQUITETURA ICF TERESINA
.
Curso: Técnico de Eletromecânica Integrado ao Médio
NOME DO ALUNO / CURSO / INSTITUIÇÃO / LOCALIDADE
.
ANTONIO LUIS DE SOUSA NUNES / TADS IFPI/ENEM FLORIANO-PI
.
ARLLEI MARTINS MUNIZ / TADS IFPI/ENEM FLORIANO-PI
.
CAIRO SOARES DA SILVA / ENGENHARIA ELÉTRICA UFPI/ENEM TERESINA
.
CARITA CIBELE LIMA DE SOUSA / ADMINISTRAÇÃO UFPI/PSIU TERESINA
.
CARITA CIBELE LIMA DE SOUSA / ADMINISTRAÇÃO UESPI FLORIANO-PI
.
CARITA CIBELE LIMA DE SOUSA / ADMINISTRAÇÃO UFPI/ENEM FLORIANO-PI
.
JOSE AVELINO DE SOUSA JUNIOR / ENGENHARIA ELÉTRICA UFCG CAMPINA GRANDE-PB
.
JOSE AVELINO DE SOUSA JUNIOR / CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UFERSA/ENEM MOSSORÓ-RN
.
JOSE RAILTON CARVALHO CABRAL / CIÊNCIAS ECONÔMICAS UFPI/PSIU TERESINA
.
JOSE RAILTON CARVALHO CABRAL / CIÊNCIAS CONTÁBEIS UESPI FLORIANO-PI
.
KAIRO FILLIPE DOS SANTOS SILVA / ENGENHARIA ELÉTRICA UFCG CAMPINA GRANDE-PB
.
KAIRO FILLIPE DOS SANTOS SILVA / ADMINISTRAÇÃO UESPI FLORIANO-PI
.
LEOPOLDO ASSIS DE OLIVEIRA / CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UFERSA/ENEM MOSSORÓ-RN
.
LUCAS AMORIM / ENGENHARIA ELÉTRICA UFCG CAMPINA GRANDE-PB
.
LUCAS AMORIM / CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IFPI/ENEM FLORIANO-PI
MARCUS VINICIUS FERREIRA DE FREITAS / TADS IFPI/ENEM FLORIANO-PI
.
RAFAEL ALVES NOGUEIRA ROCHA RAMOS / TADS IFPI/ENEM FLORIANO-PI
.
RANNIERY FRANKLIN RIBEIRO / ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVASF/ENEM JUAZEIRO-BA
Curso: Técnico de Informática Integrado ao Médio
NOME DO ALUNO / CURSO / INSTITUIÇÃO / LOCALIDADE
CAROLINE BARBOSA DO AMARAL GUIMARAES / ENFERMAGEM UFPI/ENEM FLORIANO
.
CESAR AUGUSTO ALVES DOS SANTOS / LÍNGUA INGLESA UFPI/PSIU TERESINA
.
CESAR AUGUSTO ALVES DOS SANTOS / LETRAS/INGLÊS UFPI/ENEM TERESINA-PI
.
CESAR AUGUSTO ALVES DOS SANTOS / LETRAS/INGLÊS UESPI TERESINA-PI
.
DAYANE DE CARVALHO SOUSA / TURISMO UESPI TERESINA-PI
.
ERICO BEZERRA DE SENA / FISIOTERAPIA UFPI/ENEM PARNAÍBA-PI
.
FERNANDA ARAUJO SILVA / ENFERMAGEM UESPI FLORIANO-PI
.
HERINSON BARBOSA RODRIGUES / CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UFPI/PSIU TERESINA
.
HERINSON BARBOSA RODRIGUES / CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UFPI/ENEM TERESINA
.
HERINSON BARBOSA RODRIGUES / CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UFT PALMAS-TO
.
JANAIRA CAROLINE DA SILVA RODRIGUES / LETRAS PORTUGUÊS UFPI/PSIU TERESINA
.
JANAIRA CAROLINE DA SILVA RODRIGUES / LETRAS/PORTUGUÊS UESPI FLORIANO-PI
.
JEANDERSON BERTRAN DE ALCANTARA SOARES / DIREITO NOVAFAPI TERESINA-PI
JOSE MARIA DE ARAUJO NETTO / ENGENHARIA ELÉTRICA UFPI/ENEM TERESINA
.
JOSE MARIA DE ARAUJO NETTO / FÍSICA UFPI/PSIU TERESINA
.
KRICIA LAIANE DO NASCIMENTO SOUSA / ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UFPI/EAD FLORIANO-PI
.
LARISSA ARAUJO LOPES / ENFERMAGEM UFPI/PSIU FLORIANO
.
LOURISA PEREIRA SANTOS / DIREITO UESPI FLORIANO-PI
.
LOURISA PEREIRA SANTOS / ADMINISTRAÇÃO UFPI/ENEM FLORIANO-PI
.
MARCONNY BATISTA LIMA MEDICINA / UNIVASF/ENEM PETROLINA
.
MARCONNY BATISTA LIMA / FARMÁCIA UFPI/PSIU TERESINA
.
MAYRA DE ALMEIDA XAVIER / ENFERMAGEM UFPI/PSIU FLORIANO
.
NAYARA LIMA MACHADO / ENFERMAGEM UESPI FLORIANO-PI
.
NAYARA LIMA MACHADO / ENFERMAGEM UFPI/PSIU FLORIANO
.
NAYARA LIMA MACHADO / CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IFPI/ENEM FLORIANO-PI
.
NAYARA LIMA MACHADO / ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UFPI/EAD FLORIANO-PI
.
PATRICIA DE SOUSA CARDOSO / MATEMÁTICA IFPI/ENEM FLORIANO-PI
.
PATRICIA DE SOUSA CARDOSO / ADMINISTRAÇÃO UESPI FLORIANO-PI
.
PAULA MICAELA MENEZES PIAUILINO / ENFERMAGEM UESPI FLORIANO-PI
.
PAULA MICAELA MENEZES PIAUILINO / FISIOTERAPIA UFPI/PSIU PARNAÍBA
.
PAULA MICAELA MENEZES PIAUILINO / ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UFPI/EAD FLORIANO-PI
.
RAMILSON FRANÇA SILVA / TADS IFPI/ENEM FLORIANO-PI
.
ROBSON MOREIRA DE FREITAS / ENGENHARIA ELÉTRICA UFPI/PSIU TERESINA
.
SARA PRISCILLA DE CASTRO ROCHA / NUTRIÇÃO UFPI/ENEM PICOS-PI
.
SARA PRISCILLA DE CASTRO ROCHA / FONOAUDIOLOGIA NOVAFAPI TERESINA-PI
.
STEFANO DANIEL DA ROCHA CARVALHO / CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UFPI/ENEM TERESINA-PI
.
THALYSSON BRENNO FERRAZ E SOUZA / MEDICINA UESPI TERESINA-PI
.
RESUMO DAS APROVAÇÕES (NÃO ATUALIZADO)
Número de alunos: 9
Número de aprovações: 6
Índice de aprovados: 66,7 %
.
Eletromecânica
Número de alunos: 19
Número de aprovações:12
Índice de aprovados: 63,2 %
.
Informática
Número de alunos: 29
Número de aprovações: 22
Índice de aprovados: 75,9 %
.
TOTAL
Número de alunos 57
Número de aprovações: 40
Índice de aprovados: 70,2 %
Aprovações: 62
.
Legenda das Instituições:
_ UFPI – Universidade Federal do Piauí
_ UESPI – Universidade Estadual do Piauí
_ ICF – Instituto Camilo Filho
_ UFCG – Universidade Federal de Campina Grande
_ UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido
_ UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco
_ IFPI – Instituto Federal do Piauí
_ UFT – Universidade Federal do Tocantins
sexta-feira, 4 de junho de 2010
UM ANO SEM DEUSDETE PEREIRA.
quinta-feira, 3 de junho de 2010
CRÔNICA DAS LARANJAS.
.
PAUL BERG é Químico (1926) e “foi galardoado com o Nobel de Química de 1980, por desenvolver métodos para mapear as estruturas e funções do DNA. É professor emérito da Universidade de Stanford e, desde 25 de junho de 1996, membro da Pontifícia Academia das Ciências.” Esse cara deu início a todo o processo de transgenia e que resultou no que vou narrar alegoricamente a seguir.
.
Depois do início do estudo de transgenia as mutações que vêm ocorrendo com as plantas e frutas naturais são de deixar qualquer um de cabelo em pé. Na cidade de Floriano laranjas estão falando, andando de carro novo, arrotando arrogância, desafiando pessoas, cometendo atitudes suspeitas, pilantragens. Elas são o resultado de modificações genéticas que foram iniciadas há alguns anos e os conhecimentos das técnicas de modificações foram repassados como herança inestimável aos adeptos desse tipo de cultivo.
.
Vale ressaltar que os atuais cultivadores de laranjas dos frondosos laranjais florianenses são pessoas “práticas” no negócio. Eles cultivam sempre em temporadas determinadas. Consecutivamente de quatro em quatro anos eles iniciam o cultivo e no que são bastante (in)competentes.
.
E eles não estão de brincadeira não. Pois a cada colheita são divulgados resultados financeiros assombrosos. Eles estão fazendo estudos genéticos para conseguir resultados mais animadores nas próximas safras. Inclusive com incremento no número de plantadores de novos laranjais. Porém o que mais impressiona nesse tipo de cultivo é que os arrendatários dos laranjais se empenham em ajeitar a vida daqueles que querem entrar nesse negócio, mas não têm competência de sozinhos fazê-lo. Aí são levados pelas mãos dos mais experientes. São como jabutis em cima de árvores.
.
Pois não é que me contaram que uma laranja está comprando casas. Já vi indiretamente melancias quadradas, uvas sem sementes, abacaxis mais doces, maçãs que amadurecem mais tarde, algodão azul... Mas laranja que compra casas é a primeira vez que ouvi falar. É sério. Esse negócio de modificação genética vai dá uma dor de cabeça depois, é só esperar uma laranja dessas ser descartada depois de retirarem todo o seu suco e aí, como elas até já falam, serão capazes de abrir o bico.
.
Normalmente os arrendatários dos laranjais, ao final do período de arrendamento, deixam só o bagaço das laranjas. E pegam o suco para exportar para outras cidades, regiões. Tem sido assim, e como os arrendatários são pouquíssimos inteligentes e um pouco relaxados, apesar do conhecimento prático, não cultivam adequadamente os laranjais, por isso não será de admirar que algumas laranjas abram a boca para contar mais coisas depois.
.
Uma, então, já disse que tem comprado casas, além das falcatruas que tem feito nos últimos anos adubadas e regadas pelo arrendatário, imagina o que dirá quando estiver só o bagaço sendo rejeitada até pelos inúmeros jumentos que vagam pela nossa cidade.
.
Mas tem sempre uma laranja que abre a boca pequena. Pois não é apropriado a uma laranja ter uma boca grande, até porque não há espaço para ser grande.
.
Essa praga da transgenia deu nisso. Laranjas que compram casas, e várias casas. Sr. PAUL BERG, que culpa podemos atribuir-lhe nesse desenrolar de suas idéias? Qual a sua participação nisso? Casas? Laranjas comprando casas?
quarta-feira, 2 de junho de 2010
JARED DIAMOND.
JARED DIAMOND deu uma entrevista ao jornalista ANDRÉ PETRY. Na entrevista ele fala sobre alguns temas relacionados as suas áreas de formação (ele tem 72 anos, é professor da Universidade da Califórnia, USA, mas também é Biólogo, geógrafo e historiador).
.
Quero destacar duas perguntas, e suas respostas, que reproduzo abaixo. Leia e tire suas conclusões acerca dos temas.
.
.
"JESUS, ME ABANA".
CADÊ O DISCURSO DA HONESTIDADE? SUMIU.
Agora DURVAL volta a denunciar novos implicados e beneficiados na roubalheira e aponta o presidente nacional do DEM o deputado federal pelo Rio de Janeiro RODRIGO MAIA. Quando as investigações da Operação Caixa de Pandora, deflagrada pela PF em novembro do ano passado, foram trazidas a público RODRIGO MAIA foi um dos que mais atacavam a roubalheira e pedia a punição imediata dos envolvidos.
Quando se dirigia ao Mensalão do PT ele se dizia indignado com o ocorrido e pedia punição imediata dos envolvidos. Na época da denúncia contra ARRUDA ele, RODRIGO MAIA, tentou uma saída honrosa para o ex-governador, mas foi vencido pelos demais dirigentes do DEM. ARRUDA teve de deixar o DEM. O que o motivou a agir com complacência em relação a ARRUDA? Ninguém entendeu muito bem à época.
Agora todo mundo constatou e entendeu o motivo da complacência. Ele, há algum tempo, não aparece mais acusando o governo de mais nada. Sumiu. Ficou calado, escondido. Antes, todo dia ele aparecia com um "factóide" (expressão bastante utilizada pelo pai dele e ex-prefeito do Rio de Janeiro, CESAR MAIA) para poder ter espaço na TV e fazer acusações contra o governo federal. Hoje está mudo.
Está na hora de se investigar e pedir a punição imediata dos mais recentes denunciados no Escândalo do Mensalão do DEM.
Em nota a direção nacional do DEM defendeu seu presidente dizendo que ele é inocente e as acusações são irresponsáveis. A polícia está investigando e a conclusão sairá em breve. Desse modo veremos se há motivos para tanto silêncio por parte do presidente nacional do DEM.
A seguir leia parte da reportagem do jornal O Estadão que fez a denúncia contra RODRIGO MAIA do DEM.
Presidente do DEM não comenta acusações
O acerto do Rodrigo era direto com o Arruda", disse Barbosa. Autor dos vídeos que levaram à queda de Arruda, de quem foi secretário de Relações Institucionais, Barbosa afirmou que a participação do presidente nacional do DEM é uma das vertentes da nova fase das investigações, com as quais colabora por meio de um acordo de delação premiada firmado com o Ministério Público Federal.
"O Ministério Público vai pegar", afirmou, referindo-se à suposta participação de Rodrigo Maia no desvio de dinheiro do governo do Distrito Federal. O ex-secretário também acusou o PMDB de receber pagamentos mensais do esquema de Arruda.
Barbosa conversou com o Estado na quarta-feira à noite, quando participava de uma festa para mais de 500 pessoas numa das casas de eventos mais badaladas de Brasília. Era a abertura de uma feira de noivas."
Fonte do texto que está entre aspas: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,barbosa-liga-rodrigo-maia-a-esquema-de-arruda,558029,0.htm
.
.