LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A SEMANA NACIONAL DE C e T 2009 E A VIDENTE LUNA.

.
.
.
Símbolo da Semana da C&T 2009.
.
.
Segunda-feira passada encontrei um folheto no pára-brisa do carro e o peguei para ler. Era propaganda de uma Espírita Vidente chamada LUNA que veio da cidade de Codó (MA) para oferecer seus “serviços” aos florianenses. Ela promete resolver quase todos os tipo de problemas sem que seja preciso o cliente falar nada.
.
É incrível que uma farsante dessa saia de tão longe e venha à nossa cidade enganar pessoas que ainda acreditam em mágica, gênios da lâmpada, horóscopo, astrólogos e coisas de auto-ajuda. Há pessoas, por incrível que pareça, que só saem de casa com o pé direito. Pessoas que não saem de casa numa sexta-feira 13. Outras tantas que colocam pedaços de plantas atrás das orelhas e outras crendices mais.
.
É incrível, não pela cara dura de farsantes como LUNA, mas por Floriano ser uma cidade pólo educacional e uma das mais conceituadas no Piauí pela qualidade de ensino e mesmo assim ainda há muita gente que se deixa enganar por exploradores da ignorância.
.
Esse folheto veio a calhar porque a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009 irá se realizar de 19 a 25 de outubro com o tema: Ciência no Brasil (inclusive do IFPI - Campus Floriano) trazendo de volta a esperança de atmosfera otimista em relação ao “desencantamento do mundo”. Quando MAX WEBER (1864-1920), Sociólogo alemão, disse que o homem moderno era um desencantado, ele quis mostrar que a modernidade desenvolveu ao longo dos séculos uma nova mentalidade, uma nova maneira de compreender (por razões) e explicar (por relações de causa e efeito) o mundo.
.
O mundo moderno que se inicia por volta do século XVII levou as pessoas a romperem com a herança sombria da superstição, da magia que permeou o modo de pensar até então de grande parte da humanidade. WEBER não quis dizer, no entanto, que o homem perdeu a sua religiosidade, mas o medo diante do que não conhecia e compreendia. O conhecimento científico é, então, uma explicação desmistificadora do mundo natural e social. E assim quase tudo passa a ser compreendido e explicado tendo por base a razão esclarecedora em oposição ao mundo mágico e obscuro pré-moderno.
.
A Semana Nacional de C&T 2009, a meu ver, possui dois significados fundamentais na afirmação do “desencantamento do mundo”. O 1º é a sua função primeira de ambientar as novas gerações com a mentalidade científica mostrando os resultados de um mundo reorganizado cientificamente. Deve mostrar as vantagens conseqüentes do uso da C&T como porto confiável para o homem e incentivar o surgimento de novos cientistas. Em 2º lugar educar as novas gerações com a mentalidade desencantada capazes de assimilar a herança do mundo moderno e transformá-lo em seu benefício.
.
Nenhum de nós crer que trovões e raios são resultados das ações de forças sobrenaturais. Qualquer um assiste à TV ou liga o Rádio e sabe que estes artefatos são frutos da C&T e não foram feitos por magia. Mas alguns de nós ainda acreditam que charlatães têm poderes supranaturais. O cara usa o telefone celular, sabendo que é um produto da C&T, para ligar e marcar uma “consulta” com esses farsantes. Não é incrível?
.
Essa contradição é fruto da falta de educação científica e tecnológica que a Semana pode ajudar desencantando muitas mentes. Há mais ou menos 300 anos que essa mensagem vem sendo difundida e mesmo assim há ainda aqueles que (mesmo adultos) perdem tempo e dinheiro com cartomantes e videntes. Tempo e dinheiro são duas coisas que o homem moderno, com sua mentalidade desencantada, não admite perder em quase nenhuma situação.
.
Mas há outros tantos que, sem educação científica e tecnológica, até mesmo desejam ser manipulados e ridicularizados, que não se importam em desperdiçar a vida com magias e charlatães perdendo junto tempo e dinheiro.
.
Alguns pensadores já anunciaram a pós-modernidade e ainda há pessoas que não saíram da idade das obscuras trevas das crendices, magias, horóscopo, cartomantes, auto-ajuda e coisas do gênero desperdiçando a única vida que terão a chance de viver. É incrível.
.
.

Um comentário:

Anônimo disse...

Você acredita em despacho feito para alguém, com cigarro cruz preta, pinga, fitas com o nome da pessoa que vai direcionado tal despacho e galinha caipira assada, fala com o Hélio da rua sete que ele te diz o sabor de todas que ele já encontrou nas encruzilhadas dando bobeira.