LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sexta-feira, 28 de junho de 2013

SEXTA DE GRAÇA E BELEZA: I SARART DO ESPAÇO CULTURAL CHRISTINO CASTRO.



Chico Mário foi o apresentador do evento. Além, é claro, de poeta, músico e cantor (professor mestre em Biologia) que se apresentou de forma encantadora.


As pessoas que assistiram às apresentações ansiosamente e a quem somos gratos. 


O Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Maurício Miranda, em primeiro plano, à esquerda. 


Uma das melhores duplas de incentivadores e produtores de eventos culturais em nossa cidade, Jon Milson e Sueli Reis.  


Prefeito Gilberto Junior, ao centro, assistindo às apresentações. 


O poeta Simeão, do  Alto da Cruz. 


A poetisa Emília Cavalcante. Poesias cheias de graça e encantamento.


Francisco Poeta.


Rosenilta Attem, lirismo e lembranças agradáveis expressas de forma cativante.


Eu “fingindo sentir a dor que sinto”. 


Os poetas Francisco vieira dos Santos e Benedito Atchá. (esquerda / direita)


Grupo de dança As Pastorinhas. Apresentação sensacional, alegria e pura expressão de vontade de viver. 


Grupo Khadija que apresentou uma dança expressando a cultura árabe, comandado pelo professor Denis.


José Paraguassú, músico, cantor e poeta. Um incentivador da cultura de Floriano e do Piauí.


A cantora Silvaneide e o prefeito Gilberto Junior que entregou a ela uma placa em homenagem ao músico “Cassimiro”. Gilberto Junior ressaltou as qualidades do músico homenageado e a saudade que sente dele. 



Eu penso que com a arte podemos ir além do que podemos imaginar quando partimos para avaliar a sua contribuição no campo da graciosidade e beleza, elementos agregados à vida e trazidos pela arte, e no que isso pode tornar a nossa vida um pouco melhor de ser vivida.

Viver é bom. Viver uma vida que se quer viver é melhor ainda. Mas para isto é necessário que busquemos torná-la melhor usando para isso os instrumentos que todo ser humano minimamente satisfeito com o fato de estar vivo pode utilizar.

Um desses instrumentos mais essenciais é a inteligência. A arte se expressa adequadamente através dela. A criatividade e a expressão dessa criatividade que busca fazer do viver algo melhor então são capazes de trazer graça e beleza à vida.

Alguém poderia objetar que nem toda forma de arte ou expressão artística pode trazer algo de bom que possa ser agregado à vida. É claro. Mas eu rebateria dizendo que a culpa elementar dessa abordagem é a classificação de muita coisa como sendo expressão artística quando na verdade é expressão pura e simples de violência e feiura como meio de atravancar a vida e não de elevá-la.

Por outro lado tem os que não acreditam no valor e na força da arte e por isso a desvalorizam, ou porque não entendem que a vida pode ter graça e beleza e isso pode nos levar a vivê-la de forma mais engrandecida, ou porque nunca foram ensinados a  desenvolver ativamente qualquer forma de expressão de graça e beleza através de alguma forma de arte.

Estes últimos nunca vão entender porque nunca sentiram o quanto é bom expressar os sentimentos, percepções, instintos, sonhos, vontades... através da arte. Eles nunca participaram da arte, por isso nunca vão entender para que ela serve. E assim vivem uma vida, um mundo cheio de burocracias moralistas e sem graça nenhuma. Na verdade passam pelo mundo como simples espectadores boçais e sonolentos.

São do tipo que diz que a expressão artística é coisa de drogado. São expoentes da burrice maldosa que lutam para que nosso mundo seja violento e feio. São do tipo que defende o autoritarismo político como forma de reprimir os desejos do povo. São do tipo que não vê o mundo lutando contra a violência e vem a público defender gente violenta e cruel. São do tipo que enxergam na ditadura política o meio de realizar seus anseios e desejos íntimos de violência. São os pobres homens. Se é que podemos chamá-los de homens.
         
Mas não vou aqui tratar de violência e de feiura. Quero destacar as nossas expressões artísticas.

No último sábado, 21.06.2013., aconteceu o I SARART do Espaço Cultural Christino Castro. Foi uma festa da arte. Foi um evento cheio de graça e beleza.

Foi um evento em homenagem ao músico “Cassimiro” que faleceu há poucos meses e foi, e continua sendo, uma das maiores expressões artísticas de Floriano.

Participaram poetas, músicos, artistas plásticos, cantores e dançarinos.

As apresentações ocorreram num ambiente aconchegante, posto que as pessoas que lá foram estavam entusiasmadas com a realização do evento porque sabem o valor que devemos atribuir às manifestações culturais e artísticas.

O prefeito de Floriano, Gilberto Junior, foi um dos convidados que mais surpreendeu o público. Além de participar ativamente da realização através de patrocínios com a prefeitura e secretarias, se apresentou ao violão e voz, e como ele disse, para distração pessoal e dos amigos, deu uma demonstração de como os eventos artísticos serão valorizados em sua gestão.

Floriano estava necessitando de um prefeito que percebesse que a vida dos cidadãos pode ser digna também quando se contempla a realização de todas as dimensões da existência e que também sejam incentivadas e concretizadas através de eventos como o SARART. Não basta apenas administrar burocraticamente a realização de obras físicas.

Gilberto Junior está entusiasmado e já falou, no evento, que outros deverão acontecer em breve.

A partir desse compromisso do prefeito, que veio tornar possíveis os planos dos artistas e incentivadores José Paraguassú, Jon Milson, Laurijane de Miranda, Chico Mário Feitosa e outros, de ir aos bairros de toda a cidade fazer eventos para resgatar os artistas e suas expressões culturais.

Isto é animador. Vamos aguardar.


Não registrei todas as apresentações em virtude da carga da bateria da máquina ter acabado. Mas você pode ter acesso às demais apresentações através da página do Espaço Cultural Christino Castro no Facebook. 


Nenhum comentário: