LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sábado, 13 de abril de 2013

POLÍTICA DE TRANÇA-PÉS: UM ESTILO INATO E DE RECONHECIDA AUTORIA.





Na política às vezes quem tem um know-how maior pode, diante de circunstâncias constrangedoras, ter de se colocar como hipócrita e assumir compromissos que não são exatamente aqueles que têm em mente para si. E aqueles que constrangem, devido às circunstâncias, desejam que o constrangido se assuma como inferior para se igualarem. É como num jogo de quem perde-ganha.

O ex-prefeito, o mais incompetente que esta cidade já teve, o pior da história de Floriano, queiramos ou não, tem um know-how político que pode ser relevante. Em face disso tem sido constrangido a usá-lo para tentar viabilizar a campanha do irmão numa candidatura a deputado estadual que desde o pleito passado já se mostrou claramente fracassada.

Em 2010 ele não conseguiu ser eleito e ficou entre os últimos suplentes de seu partido. Em decorrência de um acordo político esdrúxulo e desnecessário assumiu agora, “aos 45 minutos do segundo tempo” uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Aproveitando a metáfora futebolística, todo reserva perna de pau raramente joga. E quando joga é porque o técnico já cansou de tanta pressão e pedidos desesperados do perna de pau. E assim é posto em campo só para interromper o jogo.

O irmão do ex-prefeito, segundo fontes que me pediram sigilo, tem gostado de ser deputado e pretende continuar. Para isso tem, segundo as minhas fontes, pressionado o ex-prefeito a construir as bases para a sua eleição.

Mas cá pra nós, ele não tem competência e nem preparo intelectual para ser deputado. Os eleitores já perceberam isso desde 2010. Portanto, é muito difícil que tenha adquirido essas habilidades em tão pouco tempo. Vai, de novo, ser derrotado por sua pretensão pessoal despropositada.

Mas as mesmas fontes me informaram também que o ex-prefeito ficou ressabiado com o resultado da eleição passada e não está disposto a se envolver em mais uma campanha fracassada, pois estaria provocando um desgaste em know-how político.

Tanto é verdade que o ex-prefeito tem comparecido a toda e qualquer manifestação cultural em qualquer lugar em que ocorram. As minhas fontes me disseram também que ele tem ido até em velório de desconhecidos. Nesses lugares ele tem usado seus aliados mais próximos para espalharem a informação de que ele é quem vai ser o candidato a deputado estadual da família.

É uma jogada ardilosa, pois ao mesmo tempo em que tenta fortalecer seu nome põe em cheque a suposta capacidade do irmão em ser deputado. Do outro lado o irmão tentando se agarrar ao que lhe resta para garantir o envolvimento do ex-prefeito em sua pretensa candidatura tem se colocado para a imprensa como um candidato “competente”. (Clique e leia AQUI).

Mas, segundo minhas fontes, ele levará um trança-pés do irmão na hora final. O ex-prefeito estaria preparando algo parecido com o que fez com o ex-vice-prefeito Oscar Procópio nas vésperas da convenção partidária da campanha para prefeito do ano passado. A maior traição política que os florianenses já conheceram.

Quem viver verá.  


P. S.: o termo “trança-pés”, numa linguagem futebolística, tem o mesmo sentido de ”passar uma rasteira no adversário”. 



Nenhum comentário: