LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sábado, 13 de abril de 2013

OSCAR PROCÓPIO, UM CANDIDATO.



Imagem do Facebook do candidato.



O ex-vice-prefeito de Floriano, Oscar Procópio, filiado ao PEN, está disposto a ser candidato a deputado estadual em 2014. Ele tem feito contato com várias lideranças políticas de algumas cidades com o objetivo de criar as condições essenciais para consubstanciar a sua candidatura. “Não serei candidato apenas para aparecer na mídia”, disse ele a amigos e aliados.

Oscar declarou recentemente que corresponder à expectativa em torno do seu nome é um dever político, já que política é uma prática social, coletiva em que os mais bem qualificados é que devem levar a cabo os ideais, projetos, objetivos e necessidades do grupo ao qual pertence e representa. Já tem certo tempo que ele vem avaliando seriamente o anseio das pessoas que o conhecem, o respeitam e o admiram e o consideram um candidato a deputado ideal.

Dentro do espectro político em que transita e dos aliados que tem em Floriano talvez seja mesmo ele o mais capacitado intelectual e qualificadamente. Dentre todos eles, Oscar é o mais preeminente intelectualmente, pois é professor com título de mestrado e trabalha há muito tempo no CAF / UFPI.

Essas credencias foram fundamentais na definição de seu nome para ser o candidato a prefeito em outubro passado do grupo político a que pertencia anteriormente. Foram elas, as credenciais, que o colocavam sempre em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto feitas para a definição do candidato do seu grupo político.

E foi assim que as pesquisas qualitativas revelaram, muito antes de começar a campanha, que seu índice de intenção de votos girava em torno de 20%.

Mas a traição ignominiosa que deixou a cidade estarrecida e incrédula praticada pelo o ex-prefeito ao retirar o nome de Oscar na véspera da convenção partidária, apenas com o fito de garantir interesses políticos estritamente pessoais de sua família, pôs por terra a chance de Gilberto Junior, o atual prefeito de Floriano, ter um concorrente de verdade na campanha.

O fato está registrado como a maior traição política da história da cidade. Já é, portanto, história. E como somos seres históricos Oscar continuou e continua fazendo a sua. Saiu do grupo político do ex-prefeito, o pior que Floriano já teve e o mais incompetente que já houve nesta cidade, e fez um acordo político com um dos outros dois concorrentes derrotados por Gilberto Junior na campanha para prefeito de 2012.

O acordo, segundo se comenta nos bastidores da política local, está sentado em bases de apoio mútuo. Oscar daria apoio ao candidato aliado na eleição para prefeito e o mesmo teria se comprometido a apoiá-lo na campanha a deputado estadual de 2014.

Mas parece que as coisas não estão caminhando neste rumo. Pelo menos é o que se ouve abertamente na cidade. O candidato apoiado por Oscar, mesmo tendo a sua candidatura a prefeito viabilizada por seu apoio, foi derrotado, ficou em segundo lugar, e agora aliados seus deixam transparecer que ele também deseja ser candidato a deputado.

Só há um meio para resolver esse impasse. Ambos devem conversar em vista de tratar do tema de forma democrática e desarmada, de ambas as partes.
 
Será que haverá acordo entre eles? Será que se houver uma tentativa de entendimento tendo como tema a possível coligação eles se acertarão? Vamos aguardar os fatos para sermos categóricos nas conclusões. Por enquanto, eu me reservarei a observar as consequencias de um possível acordo ou desacordo. Se não for possível um acordo devido aos objetivos de cada grupo, aí então os rumos de 2014 serão tortuosos para ambos e o pretenso ex-candidato a prefeito facilitará a reeleição de Gilberto Junior em 2016. Posto que estará cada vez mais isolado.

Oscar deveria fazer alianças com pessoas compromissadas em travar uma luta política séria e com objetivos reais de vencer uma eleição. Aliados políticos de faz de conta nunca o levarão a concretizar as expectativas de seus eleitores e amigos. Aliados políticos que não cumprem acordos firmados não o possibilitarão chegar aonde esperam que ele chegue.

Para nosotros está bom assim. Porque se Oscar Procópio continuar a se aliar a pessoas que não cumprem os seus acordos a luta política, aqui na cidade, terá sido facilitada para o meu candidato a deputado estadual, Gustavo Neiva. E ele já me confirmou que concorrerá de novo ao cargo. E o cenário político que se forma hoje para 2016 também será bom para nosotros, visto que os adversários estarão cada vez mais divididos, desunidos e irreparavelmente rompidos. 


P. S.: Depois de reler o texto resolvi fazer algumas modificações em face do meu açodamento por um rompimento entre eles, pois assim seria melhor para nosotros. Porém não posso ser, por demais, agourento. Vou aguardar mais um pouco e dar tempo para que pelo menos possam se encontrar com essa finalidade. Aí, depois, é só agouramento. 


Nenhum comentário: