LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quinta-feira, 7 de julho de 2011

NESSE CASO, O MURO É MAIS ALTO.

. .

Esse meu jeito franco de dizer o que penso e sei é apontado por alguns como sendo muito direto, franco demais. Isso faz daqueles a quem me refiro nos textos alvo de avaliações acerbas dos comportamentos apontados. Mas isso que faço aqui não tem nada de revolucionário ou inédito. É um comportamento (e está mais ligada a isso do que aos seus escritos), um método (parrhesia) que os filósofos gregos antigos nos legaram, dentre eles: SÓCRATES e DIÓGENES, os mais recorrentes no uso deste modo de fazer a verdade aparecer.
.
O que eles fizeram, e que tento imitar, é fazer com que através da franqueza (no meu caso vestida de humor, sarcasmo e ironia) façamos aas pessoas perceberem a verdade. O que faço aqui, então, não é nada novo ou inédito, pois basta assistir a programas humorísticos de TV (e Rádio) que esse método está lá.
.
RICHARD RORTY, Filósofo estadunidense (1931-2007), disse que precisamos cuidar da liberdade porque aí a verdade cuidará de si mesma. Sem liberdade a verdade fica escondida, e uma das formas de fazermos com que ela “bote a cabeça para fora” do esconderijo é usando a ironia. Quem não gosta da verdade, portanto, nega aos outros a liberdade, o direito de ser irônico, sarcástico, franco.
.
É isso que pretende o mais incompetente prefeito da história de Floriano. Este prefeito iniciou um processo contra mim, no ano passado, acusando-me de ultrajar a sua honra e dizer ilações contra ele. Pede, por isso, uma indenização de cerca de R$ 28 mil. Pois vamos aos fatos.
.
Um dos promotores de justiça que atuam em Floriano veio a público exigir que o incompetente prefeito interditasse o matadouro da cidade porque naquele local, conforme mostrou a TV local com imagens de cachorros e gatos passeando entre os animais mortos no chão, era inadmissível que ocorresse o abate dos animais para consumo. Foi o primeiro escândalo que me recordo dentre as dezenas que se sucederam.
.
Depois houve o escândalo da licitação para o transporte escolar que o mesmo Promotor exigiu que fosse refeita, pois os alunos estavam sendo transportados em cima de carrocerias. Depois houve o escândalo do número de casos de notificações e casos de dengue que a secretaria de saúde, segundo o Promotor, não havia divulgado verdadeiramente e exigiu os números corretos.
.
O Instituto Data AZ, que faz pesquisas no estado, divulgou resultado de medição da satisfação dos cidadãos florianenses que, ao final, o classificaram como o 4º pior prefeito do Piauí (divulgado pelo Portal Notícias de Floriano). Outro escândalo foi o fato do prefeito mais incompetente da história dessa cidade ter sido vaiado estrondosa e vergonhosamente em dois carnavais consecutivos, 2010 me 2011.
.
O Secretário de Governo do Estado, AVELINO NEIVA, veio a público no dia 01.10.2010., através do programa “Bom dia Floriano”, apresentado pelo radialista RIBAMAR DOS SANTOS na Rádio Princesa FM, e disse que esse prefeito incompetente estava sendo investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal sob a acusação de falsificação de documento na licitação das obras do PAC em Floriano (esgotamento sanitário). Disse, inclusive, que estava com a cópia do documento falsificado em mãos na hora da entrevista. Na mesma ocasião o Secretário chamou o pior prefeito da história da cidade de “desequilibrado, doente e incompetente”.
.
Os escândalos mais recentes são: Denúncia da Eletrobrás da existência de “gato” no estádio Tiberão feito pela prefeitura. A prefeitura “roubando energia”? A denúncia veio a público em novembro de 2010 e um inquérito foi aberto. O TCE reprovou por irregularidades as contas da Câmara de Vereadores na época que esse incompetente foi presidente e, por isso, enviou ao TRE o nome dele como incluso na lista dos políticos ficha suja do estado impossibilitando sua eventual candidatura no pleito do ano passado. Então, ele é um político ficha suja.
.
O jornal Meio Norte do dia 30.01.2011. em sua coluna “Informe”, escrita pelo jornalista EFRÉM RIBEIRO, denunciou que a Polícia Federal está investigando também esse prefeito incompetente sob a acusação de compra de notas fiscais frias e consequente uso das mesmas na prestação de contas (Operação Geleira da PF).
.
Depois desse breve relato de FATOS volto ao principal motivo do processo contra mim: quem aviltou a honra desse incompetente? Quem, mais do que ele próprio tem atentado contra a sua honra? O processo, portanto, está endereçado à pessoa errada. O processado deveria ser ele mesmo por ele mesmo.
.
Por que ele não processa o Promotor da cidade que veio a público inúmeras vezes fazer correções nas ações desmedidas dele? Por que não processa o Secretário AVELINO NEIVA por tê-lo caracterizado de “desequilibrado, doente e incompetente”? Por que não processa o jornalista EFRÉM RIBEIRO? Por que não processa a PF e o MPF? Por que não processa o TCE e o TRE? Por que não processa a Eletrobrás? Por que não processa o Instituto Data AZ? Por que não processa a população que disse que ele é pior prefeito da cidade? Por que não processa a mesma população que o vaiou dois carnavais consecutivos?
.
Sabe por quê? Por que aí o “buraco é mais embaixo” ou o “muro é mais alto”. O que ele vai dizer contra os FATOS? Então, o que lhe restou? Tentar me usar como “boi de piranha” (tomara que o destacadíssimo e inteligentíssimo advogado dele não venha dizer de novo que o estou comparando a animais) e, com isso, passar uma imagem de inatacável.
.
Agindo desse modo o que ele não quer é que eu exponha através do meu modo peculiar do uso da ironia e da franqueza todos os FATOS relatados acima. Ele não quer é que a “verdade ponha a cabeça para fora”. Mas a Justiça irá demonstrar que contra FATOS não há argumentos medíocres capazes de fazer a nossa liberdade desaparecer em vista da intolerância de um prefeito incompetente.
.

.
P. S.: Logo que esse prefeito incompetente entrou com o processo contra mim um portal de notícias de propriedade de um empregado dele veio a público colocar o julgamento do processo sob suspeição quando disse em manchete que o prefeito “irá receber indenização”. Como pode ele afirmar isso cerca de um ano antes do julgamento. Qual a intenção? Não há nenhum caso público de suspeição nos julgamentos que ocorrem na cidade. Nenhum fato aconteceu que pusesse em suspeição a justiça da cidade. Mas o redator do tal portal, de forma arrogante, disse antecipadamente o que, no modo de ver as coisas particularmente dos estúpidos, virá a acontecer. Resta à justiça mostrar os FATOS e se pronunciar como ela sempre se pronunciou.
.
Hoje de manhã telefonei ao programa “Bom dia Floriano” e fiz esse relato de forma mais breve. Mas em essência foi isso. Uma ouvinte me encontrou logo depois num supermercado e comentou meu nervosismo ao me pronunciar na Rádio Princesa FM. É que não estou acostumado a ser acusado de cometer crimes. Quem já está acostumado sorrir cinicamente e desdenha das acusações. O que não é o meu caso.


.

Nenhum comentário: