LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sábado, 29 de maio de 2010

PARADOXO RESULTANTE DO DESCASO.

.
.
.
Falta mão de obra qualificada. Esta é a notícias que mais preocupa o governo federal no âmbito da educação e da economia. Os meios de comunicação vêm noticiando que as empresas estão importando profissionais qualificados porque não conseguem mais contratá-los no Brasil.
.
O que pode significar esta notícia? Falta de profissionais qualificados revela que a economia está crescendo, as empresas investindo na produção e serviços e a consequente contratação de mais trabalhadores.
.
Mas há um paradoxo. Hoje ainda existem cerca de 7,3% de desempregados. Mas por que estão desempregados se as empresas estão correndo atrás de profissionais? Os que compõem este universo não possuem qualificação. E por que não possuem? Faltou educação para eles.
.
Nestes últimos oito anos o governo fez uma revolução no caminho que sentem necessidade de seguir, esses trabalhadores. Os governos anteriores atrelados a uma ideologia de privilégios de uns poucos e para poucos, descaso na educação dos trabalhadores, seguindo um ideal político-econômico que restringe o crescimento da economia para manter a subserviência em relação às economias desenvolvidas, não fez nada, ou muito pouco pela qualificação dos trabalhadores.
.
De 1995 a 2002, o governo de FERNANDO HENRIQUE CARDOSO (PSDB), cujo candidato a presidente neste ano é aquele que tem por meta retomar a política educacional e econômica de FHC, construiu 11 escolas técnicas federais. E olha que foi mais por força da lei, que ele seguiu como um cão de guarda, do que por política educacional.
.
A consequência nós estamos sentindo hoje quando existem pessoas desqualificadas e sem trabalho e as empresas importando profissionais qualificados. Em relação às universidades a mesma a falta de investimento seguiu o mesmo caminho do descaso com os trabalhadores. Hoje faltam engenheiros de todas as áreas e bacharéis de outras profissões. Culpa das prioridades dos políticos do PSDB e do DEM que juntos levaram o país a essa contradição.
.
Quanto menos investimento na educação dos trabalhadores, menos investimento na saúde, em moradias, infra-estrutura,sobra dinheiro para emprestar quase de graça aos grandes empresários. Prioridade burra, pois agora estão vendo que o erro foi crasso mesmo.
.
Vejamos em dados a diferença de prioridades do governo atual em relação àqueles que pensam em retornar para dá continuidade às fábricas de mazelas sociais:
.
“Ao final das duas fases da expansão (das escolas técnicas, hoje Institutos Federais), em 2010, o país contará com 354 escolas técnicas. O crescimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica nos últimos quatro anos é o maior da história do país. As 140 escolas que existiam até 2002 foram construídas no período de 93 anos iniciado em 1909. O número total de novas escolas representará crescimento de 150%.
.
...Além disso, a política de expansão prevê estratégias de interiorização, valorização profissional e abertura de oportunidades para jovens e adultos. “Quando todas as escolas estiverem concluídas, as matrículas da rede terão saído de 160 mil, em 2003, para 500 mil”, afirma Eliezer Pacheco (secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação)”. Fonte:
www.portal.mec.gov.br.
.
Não é contraditório que o intelectual tenha desprezado tanto a educação do povo brasileiro e outro presidente que não teve a oportunidade de estudar tenha feito pela educação mais do que todos os anteriores juntos?
.
Sem o investimento necessário na educação técnica e superior o Brasil encareceu a sua produção. Ao importar trabalhador e ter gente desempregada mostra claramente que esses senhores não possuem visão social contemplativa das prioridades do povo. O pré-candidato SERRA encarna visceralmente a ideologia das elites que restringiu o acesso dos trabalhadores a uma educação de qualidade.
.
Se você tem uma visão ampla sobre ideologias, e é trabalhador, não dá para defender voto em SERRA. Se mesmo depois de todos os argumentos descritos acima você pretender votar nele, é porque necessita de formação política para decidir os rumos do nosso país. Do ponto de vista, é claro, dos trabalhadores.
.
Quanto aos erros e denúncias de corrupção no atual governo penso, agora, que o melhor a fazer não é mudar os rumos ideológicos das políticas implantadas, mas exigir publicamente que todos os que foram pilhados em atos de corrupção sejam severa e prontamente punidos,presos. O que deve ser punido é o imbecil que se corrompeu, não o projeto político. Não confunda. Pois é nessa confusão que aposta a elite do PSDB e do DEM.
.
.
.
.

Um comentário:

Antonio José Rodrigues disse...

PSDB é míope e adepto do Estado mínimo que não emplacou em país nenhum. O PSDB é privatização, congelamento de salários, suspensão de concursos públicos,etc e tal.