LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quarta-feira, 5 de maio de 2010

DAWKINS, HITCHENS E BENTO XVI.

.
.
.
Foto do papa Bento XVI.
A viagem dele ao Reino Unido está prevista para 16 a 19 de Setembro. Abaixo texto de um sítio português (www.economico.sapo.pt) sobre a polêmica ação judicial dos intelectuais ingleses RICHARD DAWKINS e CHRISTOPHER HITCHENS contra o papa. Texto que será referenciado na próxima postagem num texto do Filósofo PAULO GHIRALDELLI JR.
.
.


INGLESES QUEREM PROCESSAR PAPA POR CRIMES CONTRA A HUMANIDADE

Por: RITA PAZ

12/04/10

Dois conhecidos nomes da praça inglesa estão a planear mover uma ação judicial contra o Papa para que este seja processado e detido durante a sua visita ao Reino Unido em Setembro.

Segundo avança o "Sunday Times", Richard Dawkins e Christopher Hitchens pediram a advogados especializados em direitos humanos que trabalhem para que Bento XVI responda pelo alegado encobrimento de centenas de crimes sexuais dentro da Igreja Católica.

Dawkins, biólogo de formação, é um conhecido autor de livros que questionam a validade e a veracidade das religiões. Hitchens é filósofo e cientista político pela Universidade de Oxford e colunista de diversas publicações, como a Vanity Fair.

Os dois acreditam que podem aproveitar o mesmo princípio jurídico utilizado para prender o ex-ditador chileno Augusto Pinochet quando visitou o país, em 1998. Pinochet foi detido em Londres pelo assassinato de cidadãos espanhóis no Chile e ficou preso durante 503 dias.

Um dos advogados contratados disse existirem três abordagens possíveis: uma queixa ao Tribunal Penal Internacional na Holanda, uma ação privada ou pública por crimes contra a Humanidade ou um processo civil.

Ambos os escritores alegam que o Pontífice "não é imune à prisão no Reino Unido" porque, apesar de ser o chefe do Vaticano, não é um chefe de Estado reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A Igreja rejeita as acusações contra o Papa, e o Vaticano acusou os meios de comunicação de estarem a fazer uma campanha de difamação.

.

Nenhum comentário: