LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

terça-feira, 29 de julho de 2008

SUZANO NO PIAUÍ.

.

Ontem (28.07.2008.) estive em solenidade no Palácio de Karnak (por volta do meio dia) para lançamento do projeto de construção de uma fábrica de celulose no Piauí. Fui convidado pelo meu irmão, AIRTON FEITOSA, que é gerente da CHESF no Piauí. Fui apresentado a tanta gente que só via pela televisão e que exerce cargo de poder em várias instâncias (é o fraco).

O projeto da SUZANO foi decidido para ser implantado no Piauí pelo trabalho do governador e por muita insistência do presidente da Repúlica. Vai ser aqui e não em outro país ou estado. Serão investidos, inicialmente, cerca de 1,8 Bilhão de dólares. Isto na fase de implantação da fábrica. Depois, serão investidos mais outros 400 milhões de dólares para desencadear o processo produtivo.

Estavam presentes diretores da empresa, aos quais fui apresentado, e que declararam a necessidade de haver um desdobramento empregatício de cerca de 18.000 vagas em decorrência das necessidades de prestadores de serviços e fornecedores para a fábrica. Empregos diretos, a partir de 2009, serão cerca de 3.500.

No projeto há uma imensa área de projeção que será utlizada para plantação de matéria prima para a fábrica (eucalíptos - palavra de origem grega). Dentro dessa área está incluída Floriano. O interessante é que já há pessoas plantando eucalíptos visando essa demanda. Muita gente contesta o benefício desse projeto porque essa é plantação típica que mais prejudica o solo do que pode beneficiar. A informação divulgada pelo governador é que em visita a vários estados e países onde esse cultivo é feito pode-se constatar que as novas tecnologias permitem um uso do solo de forma sustentável e sem risco de desertificação.

A sede deverá ser construída entre Teresina e a cidade de Palmeirais. Isto por força política daqueles que se interessam em desenvolver verdadeiramente a sua região. Temos visto vários investimentos de vulto em nosso estado e a cidade de Floriano sempre está à margem desses processos. Por que será? A quem ineteressa a nossa exclusão? É de competência de quem lutar por esses projetos? Nessas decisões são levadas em consideração as nossas necessidades? Elas são postas na mesa? Ou os ditos representantes ficam calados pela insensatez ou aridez de idéias?

A resposta pode está no fato de que nós, florianenses, votamos por "birra" ou burrice em candidatos incompetentes a deputados e senadores de outras regiões e da nossa e que não têm compromisso nenhum conosco. Votamos em estado de brincadeira por não levarmos a sério o fato de que as decisões políticas afetam diretamente as nossas vidas. A eleição municipal está preste a ser realizada. Vamos escolher alguém que tenha as melhores condições de lutar por projetos como esse da SUZANO. Votar em gente que não sabe nem defender as necessidades coletivas (apenas as pessoais) termina nos enveredando no caminho da prisão às "Políticas do Presente" (como já falei em texto recente).

Pelo menos a gente (piauienses) pode se orgulhar que a Federação das Indústrias do Piauí não seja mais objeto de piada entre os estados desenvolvidos.

3 comentários:

Unknown disse...

Jair fiquei muito alegre com esta sua postagem, e quero aqui dá o meu depoimento sobre o grupo Suzano, que é do mesmo grupo Leon Feffer o meu pai foi funcionário do grupo Leon Feffer por 27 anos e quando implantaram o grupo Suzano em Suzano meu pai trabalhou alguns anos em Suzano no grupo Suzano e o Piauí está de parabens, pois é um grande impreendimento, eu mesmo vou conversar com a minha familia e buscar maiores informações sobre o plantio de eucalípio na nossa região pois temos uma propidade de médio porte no municipio de São Francisco e outra no municipio de floriano, a onde tenho muita area sem utilização e se for viável estarei plantando eucalípio, para contribuir com o desenvolvimento da nossa região, conhecí o velho Leon Feffer que viveu quase cem anos e o seu filho Carlos Feffer que foi secretário de governo em São Paulo na época do governador Paulo Egídio são pessoas de bem, parabens para o Governador do Piauí por ter conseguido esta fabrica para o nosso estado e a voce um abraço e obrigado pela notícia.
Mario A. Loura
mario.loura@hotmail.com

Anna Helena disse...

A empresa Suzano Papel e celulose que funcionaria como importante peça na engrenagem econômica do Piauí já anunciou a suspenção de projetos do grupo em andamento no estado, mais uma piada pro povo largar de ser besta e acreditar em papo de políticos.

Anna Helena disse...

amigogos, suspensão é com S! só corrigindo eu jamais erraria essa palavra mas na pressa digitei errado