LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

RETRATO 3 X 4.








O ex-prefeito de Floriano entrou para a história da politica da cidade quando colocaram na galeria de ex-prefeitos o seu retrato no mesmo formato e tamanho dos prefeitos anteriores. Até aí tudo certo, dentro dos conformes da construção histórica.

Mas vou ressaltar uma pretensão descabida e fora de propósito do ex-prefeito. Ele está na galeria em pé de igualdade e no tamanho do retrato dos outros ex-prefeitos. É para aí que aponto minha metralhadora semântica.

O tamanho do prefeito, politicamente falando, fica muito pequeno dentro do porta-retrato oficial da galeria. Destoa aflitivamente, para quem o conheceu no exercício do poder, do tamanho que aparece na galeria. O ex-prefeito cairia adequadamente dentro de um retrato 3 X 4 (três por quatro). É o seu tamanho exato. É o que merece. É o que lhe cabe na história política de Floriano.

O ex-prefeito mediu o tamanho de sua fotografia pelo tamanho dos outros. Por que não se mediu pelo seu tamanho exato? Simples, como ele tem consciência de que foi o pior prefeito da história da cidade, então ele quis se igualar, ou mesmo chegar ao tamanho dos outros, para não se mostrar historicamente como ele é. Um prefeito 3 X 4. Não admite figurar como o prefeito mais incompetente que esta cidade já teve.

Normalmente as pessoas tendem a ser do tamanho que são. Normalmente as pessoas têm consciência do seu papel e defendem o direito de ser aquilo que são. E na maioria absoluta das vezes se representam do seu mesmo tamanho. E é como desejam ser vistos historicamente, do seu tamanho verdadeiro.

Mas aqueles que são perdulários gastadores do dinheiro público, indefensáveis irresponsáveis fiscal, incompetentes, arrogantes, prepotentes, autoritários, acusados inúmeras vezes de corrupção pelos órgãos públicos fiscalizadores não querem ser lembrados pelo que são, pelo seu tamanho exato. Desejam ir além e se mostram como gostariam de ser. Muito maiores do que são.

JOSEF STALIN governou a União Soviética de 1922 a 1953. Foi um autoritário arrogante e prepotente. Mas não se trata aqui de defender as práticas de SATLIN quando arrogantemente apagava das fotografias históricas seus desafetos políticos. Querendo, com isso, apagar parte da história. Querendo, com isso, reconstruir a história pelas suas mãos, valores e objetivos.

Ninguém vai apagar a fotografia do ex-prefeito de Floriano. Ela ficará exposta lá como um homem pequeno em meio a tantos outros de uma grandeza inalcançável por ele. Ele será sempre o exemplo das piores práticas administrativas. O maior exemplo de incompetência da história. Deve ficar exposto sempre como exemplo vivo daquilo que não se deve fazer na administração pública.

Um retrato 3 X 4 do ex-prefeito de Floriano caberia bem na galeria. Por ser tão pequeno como gestor, por ser desprezível como homem público. Mesmo que ele queira ser visto como um político maior do que é.

--------------------

As fotos que ilustram essa postagem são da Av. Esmaragdo de Freitas (Beira Rio). É lá onde desemboca a galeria que corta a Avenida Fauzer Bucar, bairro São Cristovão. Há mais de um ano denunciei aqui o início da derrocada da parte final da galeria. Mostrei a progressão da derrocada em vários meses diferentes.

Eu disse, lá no início da derrocada, que com o descaso do ex-prefeito a rua iria ser interditada com o aumento da deterioração da galeria. Vejam se eu acertei o diagnóstico em relação à falta de responsabilidade do ex-prefeito com a coisa pública.

Esta é uma herança maldita que o atual prefeito, GILBERTO JUNIOR, terá de resolver tendo apenas 18 dias como prefeito da cidade. Mas a eficiência e luta por melhorias em nossa cidade começou a ser travada lá atrás.

O grupo político aliado ao atual prefeito enviou solicitação ao governador WILSON MARTINS para reconstruir Avenida Esmaragdo de Freitas. O projeto já foi aprovado e a autorização para a licitação da obra já foi determinada pelo governador. O deputado estadual, GUSTAVO NEIVA, um dos autores do projeto, já anunciou para breve o início das obras. Falta só cumprir os trâmites burocráticos legais.

Enfim, o ex-prefeito, o mais incompetente da história da cidade, será relegado ao pé de página da história política de Floriano. Situação adequada à sua atuação de homem público. Ou seja, do tamanho de um retrato 3 X4.      



Nenhum comentário: