LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ESQUIZOFRENIA ELEITORAL.



Dados da pesquisa Data AZ numa eleição estimulada. GILBERTO JUNIOR 40 é o preferido disparado do eleitorado florianense.


Dados sobre a rejeição dos candidatos. O candidato do pior prefeito da história da cidade incrementou os números da pesquisa associando à rejeição do prefeito a sua própria. Mais da metade do eleitorado não vota nele de jeito nenhum.


Na pesquisa eleitoral para prefeito de Floriano realizada entre os dias 08 e 09/09 e divulgada pelo Instituto Data AZ no dia 11.09.2012. o candidato do PSB 40 GILBERTO JUNIOR aparece mais uma vez na frente de seus dois adversários com uma folga considerável de intenção de votos.

A folga é tanta que mesmo somando as intenções de votos dos adversários eles não alcançam o percentual atribuído a GILBERTO JUNIOR 40. Este fato se repete em todas as pesquisas feitas anteriormente. Tanto as divulgadas como as que não foram divulgadas. Até mesmo as que foram registradas, mas não foram divulgadas.

Mas o que quero comentar aqui é a grita dos adversários em relação à divulgação dos fatos. O PSDB fez e registrou no TRE uma pesquisa (clique para ver AQUI), mas não divulgou os resultados. Soube de uma fonte crível que o PTB teria feito uma pesquisa e não registrou, mas os resultados não diferentes em relação à posição de GILBERTO JÚNIOR 40. Difere da do PSDB apenas em relação à 2ª colocação.

Na pesquisa do PSDB o segundo colocado é o candidato do partido. Na suposta pesquisa do PTB quem aparece em 2º lugar é o candidato do partido. Sem entrar no mérito das discrepâncias dos números entre as duas pesquisas não divulgadas um fato chama a atenção nessa gritaria toda em relação às pesquisas apresentadas pelo PSB.

Nenhum dos dois partidos adversários divulga seus números para contestar os apresentados pelo PSB. Apenas procedem de maneira descontrolada na tentativa de negar a realidade. Não apresentam argumentos sólidos. Só lançam mão de insinuações de fraude, pois apontam erros que, segundo as análises feitas por eles, invalidariam as pesquisas divulgadas.

Dizem que os números são falsos, mas não apresentam os verdadeiros. Este tipo de argumento põe em cheque o apelo à suspeição, pois apenas se diz que algo é falso sem apresentar o que seria o verdadeiro. Ficam no campo da pura geração da descrença nos números estatísticos. O que me parece estranho.

A intenção mais visível dessa gritaria desequilibrada que eu consigo perceber é que ela coloca em dúvida as pesquisas eleitorais como se fossem produtos que se pudessem comprar como quem vai a um supermercado. O que se está dizendo por vias tortas é isso. Mas é uma contradição eivada de idiotia, esquizofrenia, pois os que gritam desequilibradamente contra os resultados divulgados vão aos institutos encomendar seus “produtos” e ao mesmo tempo não têm coragem de “consumi-lo”. É esquizofrênico.

Agindo desse modo, os adversários de GILBERTO JUNIOR se mostram apenas desesperados com a iminência da derrota fragorosa no dia 07 de outubro. Pois não estão sendo sensatos em suas críticas e nem muito menos nos instrumentos que estão utilizando para combater o adversário. Estão fugindo da civilidade para o campo de uma espécie de “guerra suja”, onde, para se conseguir o que se quer não estão se orientando por princípios basilares da civilidade.

Estão, através do desespero de suas expectativas frustradas, criando uma atmosfera pesada para o dia do embate eleitoral. Esses mecanismos do vale tudo pode levar qualquer período eleitoral para o rumo da incivilidade, para a baixaria, para a violência simbólica e física simplesmente porque os despreparados não querem se submeter às regras do embate político. Apenas um vencerá o pleito eleitoral. Não adianta baixaria, violência, pois a Justiça Eleitoral e a Polícia estão aí para garantir a civilidade do processo.

Em resposta a uma pergunta que fiz ao jornalista responsável pelo Instituto Data AZ, ARIMATÉIA AZEVEDO, sobre os ataques desferidos contra seu instituto de pesquisa por aqueles que desequilibradamente se manifestaram em público atacando a credibilidade do mesmo, ele disse: “vou respondê-los depois da apuração dos votos em Floriano”. Resta saber que tipo de resposta será dada. Pode ser uma solicitação formal de comprovação das ilações desferidas contra o instituto. Não sei, mas vamos aguardar.

Só sei que aqueles que atacaram a credibilidade das pesquisas divulgadas sem demonstrar factualmente por que estariam erradas não têm a mais remota dúvida em relação aos números de suas pesquisas. São dogmáticos em relação aos seus números, mas são céticos em relação aos números dos outros. São uns esquizofrênicos, na verdade. 


P. S.: Link para a pesquisa do Data AZ, clique AQUI. 





Nenhum comentário: