LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sexta-feira, 26 de março de 2010

POLÍTICO MEDÍOCRE, NUNCA MAIS.

.
. .
Li e reli "Floriano: Sua História, Sua Gente" da professora JOSEFINA DEMES. Levarei em conta deste livro nesta postagem apenas alguns relatos sobre a atuação de florianenses de importância política destacada pelas grandes ações realizadas e que os levaram a posições de relevo no cenário piauiense. Não reproduzirei os relatos, apenas direi que quem fizer uma leitura do livro confirmará que florianenses de destaque o foram em virtude de grandes planos, sonhos e ações: governadores, vices, senador.
.
Mas na contemporaneidade... e utlizando a graduação das ambições humanas proposta pelo Filósofo inglês F. BACON em sua reflexão ele traduz este nosso momento de políticos medíocres: “os que aspiram ampliar seu próprio poder em sua pátria”. Esta ambição (a primeira em sua graduação) é vulgar, aviltada, segundo ele. Tais políticos não são inteligentes e por isso incapazes de realizar ações ou projetos que os destaquem e os lancem além dos planos políticos municipais.
.
Fazem a política de miudezas, tratam de coisas menores, miúdas. Reunem-se para discutir quem vai ocupar tais e tais cargos de 2º e 3º escalões em meio ao ar de importância e gravidade da situação e não esquecendo de agraciar a Baco com oferendas. Há até prefeito que se esgoela em falta de dignidade enviando ofício ao governador pedindo o direito de indicar diretor de escola.
.
É desse tipo de mediocridade, também, que se reveste os políticos que a população de Floriano começou a sentir asco dando a entender que esse tipo de mentalidade torpe está sendo rejeitada, e ao mesmo tempo desejando uma nova mentalidade. Esta nova mentalidade deve vir acompanhada de uma postura moral digna, de inteligência, competência, ideais políticos superiores, ações grandiosas.
.
A população começou a demonstrar a sua nova postura em público. Chega de político incompetente, medíocre, apequenador de sonhos preocupado apenas com sua tribo. Este tipo representa a fase em que nossa cidade iniciou a submersão no trágico “a cidade do já teve”.
.
Floriano necessita que os homens que podem fazer dela um lugar digno apareçam e se coloquem como alternativa à mediocridade. A população tem demonstrado em público que a era dos pequenos, miúdos, medíocres, vulgares, já passou. Chegou a hora dos homens honrados, dignos, superiores em seus ideais, competentes, inteligentes assumirem as posições de poder que levarão a nossa cidade ao lugar que ela merece. Chega de mediocridade.
.
.

Um comentário:

gilberto lima disse...

O que você afirma é fato.
Antigamente, os nossos políticos, principalmente os que ocupavam o poder executivo, eram tão dinâmicos que saíam da prefeitura direto para o palácio de Karnak, dada a importância que tinham no cenário polítio daquela época.