LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sábado, 20 de fevereiro de 2010

ENQUETE - II.

.
.
.
Comentando a primeira e segunda perguntas e suas respectivas respostas (postagem corrigida):
.
01 QUESTÃO:
.
Ensino Fundamental: Mais de 31% disse que sim, que venderia/trocaria seu voto. Mas a grande maioria disse que não venderia seu voto. É motivo de esperança que esta posição moral não seja o resultado contaminado pela presença do entrevistador, mas que seja mesmo uma internalização de um valor moral.
.
Ensino Médio: Quase um terço dos entrevistados disse claramente que vende/venderia o voto. Será que isto põe em discussão a formação moral que essas pessoas têm recebido na escola? Ou será fruto mesmo da formação moral que também ocorre fora da escola? Qualquer um, antes de ser considerado um eleitor, é alguém com seus valores, formação moral, cultural, econômica, religiosa, ética. Então isso envolve a sua vida desde o início. Mas é um alívio que a maioria tenha uma postura moral decente, pois se esses dados representarem a postura real de todos os eleitores de Floriano causa preocupação maior ainda. É sempre, coincidentemente ou não, com um total de votos em torno desse percentual que os últimos prefeitos de nossa cidade foram eleitos. Do ponto de vista da cidadania e da ética, que legitimidade tem essas eleições?
.
Ensino Superior: Aqui tendemos a fazer uma inferência imediata que postula ser a educação de qualidade, e em nível mais elevado, a redenção da moralidade. Mas apenas 1% da população tem acesso à educação superior. No aspecto quantitativo, qual a influência desse grupo de pessoas no resultado final de uma eleição? Ou este grupo tem de chamar a si a responsabilidade de reeducar moralmente os outros grupos? Ou não é responsabilidade deles? Será que basta ter curso superior para todos pensarem e agirem do modo como as respostas concluem? Penso que a educação, em nível superior ou não, não é capaz de redimir uma sociedade de todos os pecados morais. A sociedade tem de agir com todas as suas instituições rumo à cidadania verdadeira.
.
02 QUESTÃO:
.
No geral, a imagem dos políticos está refletida nessas respostas. A culpa é de quem? Será meramente má vontade das pessoas? É preocupante para uma democracia representativa que as pessoas não creiam na honestidade de alguém idôneo para representá-las. Assim surge o flanco, a oportunidade para o nascimento de políticos desqualificados e aproveitadores que assumem falsamente um discurso redentor com o objetivo de realizar estritamente seus projetos pessoais a partir da desesperança e credulidade das pessoas. Os homens honestos, intelectual e tecnicamente qualificados, com princípios morais sólidos, com espírito cidadão, que podem fazer as coisas do modo certo são jogados no mesmo fosso daqueles que constroem a história com mecanismos de roubalheiras, bandidagem, cinismo e tudo aquilo que leva as pessoas a não possuírem nenhum respeito por todos, como temos visto vários exemplos recentes por todo este país.
.
Para as demais perguntas deixarei apenas uma sugestão de possíveis relações entre algumas delas e suas respostas. Isto porque não desejo comentá-las na totalidade. Já o fiz para o objetivo primeiro da enquete e os leitores são capacitados, assim quanto meus alunos, de terem as suas próprias conclusões.
.
A sugestão de relacionar questões e respostas é apenas para mostrar que as perguntas, que foram elaboradas pelos alunos, tentam encontrar contradições entre as respostas. Às vezes, penso eu, é muito difícil de se mostrar a verdade despida que habita dentro de cada um. Tende-se a vesti-la primeiro antes de monstrá-las aos outros, como disse MÁRIO QUINTANA.
.
Relacionem, então, as seguintes questões e respostas e tire as suas conclusões:
.
PERGUNTAS:
.
01 e 06
.
01 e 19
.
02 e 05
.
03 e 06
.
03 e 19
.
04 e 05
.
05 e 20
.
06 e 19
.
07 e 16
.
08 e 09
.
09 e 13
.
09 e 17
.
12 e 19
.
14 e 15
.
P.S.: Um dado interessante de ser discutido está na última questão (20). Ao mesmo tempo em que aqueles que têm nível superior se mostram mais conscientes da civilidade, declaram uma contradição quanto a este que é um dos piores comportamentos imorais de um político, o nepotismo.
.
.

Nenhum comentário: