LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

segunda-feira, 11 de março de 2013

TIÃO PRESIDENTE.



Os sofistas foram sábios gregos antigos que desenvolveram, com o advento da democracia grega nascente, a arte da oratória e da retórica para atender às necessidades dos cidadãos que procuravam ingressar na vida pública e para fazer valer seus interesses através do requisito principal da democracia: a participação ativa nos debates, proposições, reivindicações, interesses de classes e objetivos econômicos.

Os sofistas foram os primeiros professores a cobrar pelo trabalho de ensinar no ocidente. Oriundos de classes sociais menos abastadas eles necessitavam cobrar para poder saciar as suas necessidades básicas e de sobrevivência.

Foram criticados principalmente por Sócrates e Platão porque não concordavam com o objetivo da prática pedagógica dos sofistas. Segundo esses dois filósofos, os sofistas não ensinavam seus alunos a buscar a verdade, o conceito. Ensinavam a falar bem, a convencer pelas palavras, pela lógica do raciocínio, pelo discurso bem elaborado. Se para isso os alunos usassem de falácias para atingir seus objetivos as consequências deveriam se debitadas aos alunos.

Os sofistas já tinham feito a parte deles no processo de educação: a falar bem e convencer pelo discurso. Por isso, Sócrates e Platão decretaram uma “guerra semântica” para desvalorizar o papel deles, sofistas. Tanto é que a palavra sofisma, derivada de sofistas, adquiriu o significado de enganação.

Pois não é que Floriano tem um exímio aluno dos sofistas e nosso representante político. Tal aluno terá, agora, a oportunidade de convencer seus pares através de discursos eloquentes, inflamados, retóricos das necessidades de nossa cidade e do nosso povo. Vai mostrar que pagou bem pelo aprendizado das aulas para o falar bem. Vai dar show na tribuna. Não vou perder um pronunciamento. Estou orgulhoso de nossa cidade.

Se desempenhar bem o seu papel, como é a expectativa de todo mundo, poderemos até ter um candidato a presidente em 2014. Te cuida, Dilma. 





Um comentário:

JAIR FEITOSA disse...

"Ufa, ate que emfim teremos um deputado representando floriano de verdade, nosso deputado assumira quarta feira, voce esta convidado.[...] o nosso deputado"

Atenção leitor(a) autor(a) deste comentário, editei o nome do elemento citado por você para não comprometer moralmente meu blogue, porque citá-lo é chegar às raias da ilegalidade e da imoralidade, e para evitar que ele vá para cima de você com um processo, visto que o autoritarismo é a veia mais latente desse tipo de gente.