LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

segunda-feira, 18 de março de 2013

ANIVERSÁRIO DA CHESF 2013: PALAVRA DE AIRTON FEITOSA, GERENTE REGIONAL DE OPERAÇÃO OESTE.





"Teresina, PI, 15 de março de 2013

PALAVRA DO DIA: ANIVERSÁRIO DA CHESF.

Senhoras e Senhores,

Bom dia!

Nesta manhã, estamos reunidos para afirmar a imensidade da nossa empresa. Não por causa da potência das nossas Usinas, nem pelo comprimento das nossas Linhas de Transmissão e nem mesmo pelo tamanho de nossas Subestações. O nosso orgulho é baseado numa premissa muito simples, a de gerarmos desenvolvimento, qualidade de vida e felicidade.

Ademais, quero aqui registrar a presença do Tenente Coronel Jacson Figueiredo Menezes, Comandante do 25º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro, e dizer-lhe da nossa satisfação pessoal, que é certamente de toda a Gerência Regional de Operação Oeste, em vê-lo participar deste evento de grande monta para todos os chesfianos.

Quero, também, nesta oportunidade, saudar a D. Maria do Socorro, José Avelar, Francisco Nogueira, José Antônio, Marcos Costa, José Alfredo e Iuri Margels, em nome dos quais saudar todos os demais empregados desta grande empresa, ora lotados na Gerência Regional de Operação Oeste.

Neste pedaço do Nordeste aqui estamos para ver, sentir, absorver e refletir sobre o que representa esta singela cerimônia que marca a passagem do 65º aniversário da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. Estou profundamente comovido!

Quando as escavações da Usina Paulo Afonso I começaram, eu ainda não tinha se quer nascido. Apenas certo tempo depois foi possível entender toda a dimensão do que aconteceu por lá quando vivi dentro daquele Complexo Hidrelétrico por onze anos. Mas, antes, vivenciei um pouco do cenário de construção da nossa querida Usina Boa Esperança quando ainda garoto. Uma das primeiras memórias que guardo até hoje foi uma viagem que fiz com o meu pai, ele dirigindo o seu caminhão... saímos de Floriano... atravessamos uma estrada ora cheia de poeira, ora cheia de lama, e com a nossa cidade com sede de energia elétrica ficando atrás de nós. E chegamos àquela magnífica obra, já em plena execução, e eu em cima da carroceria daquele caminhão passamos nas proximidades de onde seria a futura Casa de Máquinas... e tudo aquilo me deixou atônito buscando uma resposta para aquilo que estava observando... centenas de operários trabalhando naquele lugar que mais parecia um formigueiro humano.

Tantas vidas se foram, famílias que perderam a esperança, quanta tristeza. Mas, meus pais, também, não compartilharam só um amor improvável, eles compartilharam uma fé nas possibilidades da nossa região. Imaginaram-me indo às melhores escolas, mesmo eles não sendo ricos. Pois, acreditavam que você não tem que ser rico para alcançar seu potencial. Desde então, dediquei minha vida para buscar construir um mundo melhor, que não fosse alumiado pela luz de uma lamparina. É o que, de fato, me faz estar aqui hoje como empregado desta empresa.

Chegamos a uma data histórica em nossa vida empresarial. Num ano de fortes mudanças no setor elétrico brasileiro as quais já nos fazem proferir um grande reflexo nas nossas ações individuais para, assim, darmos a contribuição de sobrevida que a nossa empresa merece para continuar escrevendo uma história de pesquisa e inovação, onde o imaginário continue sendo inserido no mundo real para a criação de um futuro cada vez melhor. Vejamos, então, o exemplo da Usina Eólica de Casa Nova, a maior do Brasil, que já entrou em operação comercial. Isto se chama determinação empresarial!

Tal marco é mais um exemplo de que é daqui, das entranhas do Nordeste, que a nossa Chesf continua dando exemplo para o mundo. Daqueles que não acreditaram em Paulo Afonso I aos que desacreditam na sua capacidade de continuar superando desafios... eis mais uma resposta da nossa visão de crescer e desenvolver o nosso povo. Pois, a nossa empresa é apaixonada pela nossa terra, pela nossa cultura, pelos nossos costumes, pela nossa arte e, principalmente, pela nossa gente.

Mas, estamos nós reunidos nesta data, também, em respeito àqueles que já se foram nesses 65 anos, e para muitos outros que tiveram suas vidas alteradas para sempre. Podemos até afirmar que a vida é curta, mas a memória é, sem dúvida, longa.

Acredito que para muitos de vocês este dia tem um significado muito valioso e continuará sendo vivido como a luz branca do desenvolvimento que nos dá a certeza de que a escuridão não fará mais parte das nossas vidas. Para vocês, ofereço uma mensagem de esperança. Para todos vocês, ofereço minha mensagem de paz. Nosso mundo empresarial pode ser mais pacífico. Vocês estão ajudando a torná-lo realidade. Vocês que nos inspira com sua coragem e força moral. Vocês, da antiga geração à geração mais jovem, trabalhando por dias melhores. E juntos, continuaremos fazendo a Chesf o epicentro do setor elétrico brasileiro.

Sem dúvida, estamos experimentando um novo cenário. Precisamos aproveitar esta oportunidade ímpar. Em maio teremos mais um ciclo de negociação trabalhista onde deveremos refletir sobre os valores da nossa empresa. Precisamos reconhecer todas as nossas conquistas e atuarmos desarmados num ambiente onde a paz prevaleça. Devemos discutir a verdade elementar onde o status e o prestígio pertençam a todos nós empregados desta grande empresa.

Por último, há exatos 65 anos, a luz elétrica se fez realidade para o nordestino. Hoje, um feixe de luz alumia o nosso Nordeste com uma potência de mais de dez mil megawatts. Seria ele o feixe da paz, do desenvolvimento e da vida? Sim, com certeza! O feixe que continuará aceso derivado da energia que nasce dentro de cada um nós! Vamos ajudar a alumiar a luz da esperança. Vamos assegurar o nosso sonho de um Brasil cada vez mais desenvolvido, onde as nossas crianças e as gerações seguintes possam viver gozando dos benefícios destas conquistas em liberdade, segurança e paz.

Portanto, este é um dia para celebrar o êxito da nossa empresa nesses 65 anos de desenvolvimento. Mas, também, devemos refletir que só alcançaremos o coroamento deste desenvolvimento quando dermos a nossa plena participação para acabarmos com a pobreza, o analfabetismo, a fome e o atraso. E a chave para isto é o exercício do nosso papel regado de empenho, compromisso e dedicação em todos os detalhes em tudo aquilo que fazemos dentro da nossa empresa.

Parabéns Chesf! Asseguramos que nós podemos te manter viva.

Que Deus nos conduza!

O nosso muito obrigado!

Engº AIRTON FREITAS FEITOSA

Gerente Regional de Operação Oeste"



Nenhum comentário: