LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O QUE ACONTECE QUANDO NADA ACONTECE EM FLORIANO.

.


.



SLAVOJ ZIZEK (1949), Filósofo esloveno, disse em recente entrevista sobre a multiplicidade de informações que ocorrem pelo mundo: “O ideal é saber o que acontece quando nada está acontecendo. Como é a vida quando nada que não interessa à mídia está acontecendo. Aí é que está o verdadeiro horror. De repente, do nada, ocorre algo e a mídia vai correndo e todos se perguntam: ‘Por que aconteceu isso?’ Não deveríamos ser tão fascinados apenas pelo que está acontecendo. Olhe o que está por trás, o que acontece quando nada acontece”.
.
A partir do que disse ele entendo que deveríamos pensar que essa mania por manchetes deve ser avaliada severamente para que não aceitemos o óbvio como sendo o extraordinário, ou o extraordinário como sendo o óbvio, normal. Devemos, então, recorrer ao que acontece continuamente, cotidianamente para entendermos melhor o que se diz que está acontecendo através das manchetes espetaculosas.
.
Recentemente um portal de propaganda dos atos do prefeito de Floriano estampou uma manchete espetaculosa pretendendo mostrar o quanto o prefeito é “competente” e “atento” às demandas da cidade. A manchete dizia, com outras palavras, que as obras de recuperação asfáltica da Avenida Dirceu Arcoverde estão em marcha acelerada.
.
Vamos primeiro entender o que acontece dia-a-dia em nossa cidade. Há sete anos que aquela área da cidade foi legada ao descaso e falta de limites do bom senso. Há sete anos que as pessoas reclamavam para que alguma coisa fosse feita. Mas o prefeito simplesmente ignorou.
.
Segundo me contou um correligionário do Deputado Federal NAZARENO FONTELES (PT), ele havia destinado uma emenda para que o prefeito fizesse a reconstrução daquela avenida. O prefeito, segundo esse correligionário, desviou a verba para fazer calçamento em outros bairros. Por causa dessa afirmação um supremo advogado, conhecedor profundo do Direito e cuja capacidade de interpretação de textos vai além dos simples mortais, está me processando. Mas aí é outra conversa que voltarei a tratá-la aqui em breve.
.
Quem está fazendo isto é a Presidente DILMA. Fosse eleito o candidato do PSDB, certamente as obras de apelo social estariam todas paralisadas ou mesmo não teriam sido iniciadas. Quem está fazendo o esgotamento sanitário é a Presidente. Quem está fazendo a reconstrução da avenida é a Presidente, mas as manchetes espetaculosas não dizem isso para deixar subliminarmente a mensagem que é o “competente” prefeito.
.
Um raciocínio bem básico pode fazer a gente vê o cotidiano sem interferência das manchetes espetaculosas. Por que a cidade está cheia de buracos e o prefeito prioriza determinados bairros com calçamento novos? Por que passou sete anos exercitando a sua suprema incompetência e só aparece “fazendo” coisas às vésperas de eleição ou nos aniversários da cidade? A resposta é muito simples: todas as obras que estão sendo realizadas são projetos do Governo federal.
.
Escolas, postos de saúde, esgotamento sanitário, ambulâncias do SAMU, calçamentos novos, projetos sociais. Tudo é obra da Presidente DILMA. E o que está sendo feito com o dinheiro dos impostos que a cidade arrecada por vários meios? Eu não sei. Mas sei que em obras para beneficiar a cidade não é. Vejam as ruas antigas completamente esburacadas. Vejam o asfalto antigo da cidade todo destruído. Vejam o mato, o lixo, os urubus...
.
Mais um exemplo de como as obras que são feitas com dinheiro exclusivo da prefeitura não são executadas com a mesma “aceleração” das obras com dinheiro federal: a reforma da Secretaria de Saúde. Foi feito meio mundo de propaganda, à época, dando conta do início da reforma. Hoje, três anos depois, as coisas estão paradas por lá.
.
Então, seguindo ZIZEK, vamos olhar para o cotidiano e ver se as manchetes espetaculosas correspondem à realidade. Quem vive aqui e não tem óculos de contracheque sabe muito bem que as manchetes espetaculosas não refletem o cotidiano da cidade. É só uma nuvem para embotar o olhar das pessoas sobre o descaso do prefeito mais incompetente da história da cidade.
.
Parabéns à Presidente DILMA que além de ter a responsabilidade de administrar o país está também administrando a nossa cidade já que o pior prefeito da história da cidade não faz o básico do básico. Então, as manchetes espetaculosas para chegarem próximo da verdade deveriam refletir o horror do cotidiano florianense e não apenas exaltar a pseudo competência do atual prefeito.
.
Quando nada acontece em Floriano não acontece nada. E isto porque a cidade tem o prefeito mais incompetente de sua história.

.

6 comentários:

Antonio José Rodrigues disse...

"Todas as grandes coisas são simples. E muitas podem ser expressas nas palavra: liberdade; justiça; honra; dever; piedade; esperança."
Winston Churchill
Abraços

Anônimo disse...

Dilma ta administrando bem!a corrupção aumentou no governo,os preços aumentaram, as greves aumentaram,o combustível aumentou.Há, o Palocci aumentou o patrimônio 5 vezes em 4 anos, ela ta administrando bem mesmo, a Dilma é o Collor de saia, não vem aqui querer defender o indefensável não,o pais ta nas mãos dos quais eles mais combateram que são o Sarney e sua cúpula de raposas felpudas da política nacional,e ela talvez não caia porque tem eles no comando, o Collor caiu porque não tinha o congresso com ele, seja imparcial comece a detonar a Dilma, tu tem que entender que o pais é assim porque o cala boca do bolsa família,bolsa educação bolsa parlamentar e as bolsas que são a lastima desse pais, coloca o Brasil como um pais de preguiçosos e analfabetos.

JAIR FEITOSA disse...

Olá AJRS.

Você sabe da realidade porque você está sempre por aqui. Tudo o que digo pode parecer repetido, mas com a repetição enfatizamos os problemas.

Um abraço.

Jair Feitosa.

JAIR FEITOSA disse...

Olá "Anônimo".

Sinto a sua incômoda rejeição a um projeto de governo com objetivos diferentes daquele que foi derrotado porque já testado por oito anos seguidos.

O Brasil é um país muito diferente do que foi com o PSDB. Só os ricos não gostam disso. Talvez por isso você seja milionário e tenha sido beneficiado com o projeto de governo do PSDB. E desse modo, não tiro o seu direito de se sentir insatisfeito. Compreendo. Mas vivemos numa democracia e você vai ter de aguentar mais muito tempo com esse projeto de governo.

Ah, dá uma olhada, para relembrar, na lista das capas de revistas e jornais que denunciaram os piores escândalos de corrupção do governo FHC que você defende. Talves assim você sinta a diferença.

Um abraço.

Jair Feitosa.

Anônimo disse...

caiu o primmeiro, nem os "amigos" não apoiaram. ATÉ TU BRUTUS.

JAIR FEITOSA disse...

Olá "Anônimo".

Tá falando em código? Além de anônimo virou escritor de oráculos?

Se você está falando de Palocci deveria enviar mensagem aos petistas. Não sou filiado ao PT. Agora, tenho de dizer, concordo com a saída dele, pois não tem integridade para assumir funções públicas. Ele é uma espécie de "pato manco". Sou contra atos de corrupção e ele deve ser punido, se for comprovada a sua culpa. Pois já escapou de uma.

Jair Feitosa.