LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

ANA FLORES E O LARANJA CHORÃO.

.


.
Ana Flores é uma cidade fictícia com histórias fantásticas. Eu já havia previsto que a história que narrarei a seguir aconteceria mais cedo ou mais tarde por causa das inevitáveis repetições desse tipo de ocorrências.

Um laranja do prefeito de Ana Flores foi defenestrado. O coitado foi chupado, chupado e agora foi jogado fora como um bagaço que não serve mais.

Enquanto laranja com suco ele desfilou em Ana Flores como um novo rico exibindo uma capilaridade financeira repentina, súbita. Quem sabia que ele era laranja desdenhava de sua riqueza. Mas quem não sabia admirava, outros se orgulhavam de sua amizade com esse laranja.

O laranja, por ser laranja, nunca é rico, mas tem de parecer e se exibir como tal para justificar o patrimônio e o dinheiro que, afinal é de outro, mas que ele tem de fazer crer que é seu. Está aí a função do laranja. Mostrar a riqueza dos outros como se fosse sua. Até onde as coisas vão bem, ele vai bem. Rico, ostentador, ganancioso tudo está bem quando ainda tem suco para ser chupado.

Mas quando o suco acaba e nele não há mais nada a ser aproveitado é dispensado e jogado fora. Foi isso o que aconteceu com o maior laranja do laranjal de Ana Flores. Desentendimentos políticos fizeram com que a relação do laranja e o prefeito de Ana Flores azedasse. Desse modo, não confiando mais no laranja para depositar os bens que afinal não podia justificar oficialmente, deixou-o jogado no chão.

O laranja que outrora era todo sorriso e orgulho agora anda urrando. Pretendia seguir a vida como se posses tivesse de verdade. Mas como não é mais laranja e não tem mais o que ostentar anda sumido dos eventos que monopolizava. Anda sem moral (por não ter mais o dinheiro para aplicar como se fosse seu) para fazer o que fazia com assombro. Anda choramingando por aí tentando movimentar quantias em dinheiro como se ainda tivesse o aval do verdadeiro dono do laranjal.

Laranja chorando. Isso é perigoso. O laranja por descer do patamar financeiro e social que exibia como se fosse de verdade se acostumou e agora se vê na situação de fazer aquilo que NEWTON já dizia: o que subiu tem que descer (como diria BELCHIOR). Aí dói. O laranja está triste e chorando. Vamos torcer para ele abrir o bico. Se bem que ele foi bem recompensado pelo “trabalho” de ser laranja.

Abre o bico, vai laranja. Abre. Tenho certeza que as autoridades irão te incluir na Delação Premiada. Nela você delata todos os crimes que cometeu e os outros quadrilheiros é que irão presos. Abre o bico laranja, vai. Deixa de chorar, de urrar. Abre o bico.
.

2 comentários:

Larissa Reis disse...

Heheheheh...Acho que esse Laranja ai até sumiu da Mídia.... não vejo mais a tempos... nem mesmo sua logo...

JAIR FEITOSA disse...

Olá Larissa.

Pois é, tanta gente falando isso que já tá dando dó dele.

Um abraço.

Jair Feitosa.