.
.
Certamente você deve ter recebido um emeio com estas fotos. Se não recebeu deve estar próximo o dia. O mesmo vem com uma mensagem aparentemente reveladora e acusadora. Diz assim: “Absurdo total! Por favor, divulguem!!! VEJAM O QUE ACONTECE NA MARGEM ESQUERDA DO RIO SOLIMÕES A BEIRA DE UM ASSENTAMENTO DO MST. ESTA DEVE SER A IDEIA DE PRODUTIVIDADE DO "MOVIMENTO." AS TARTARUGAS PRODUZEM, ELES ROUBAM E VENDEM OS OVOS. DEVE SER A PISICULTURA AUTOSUSTENTAVEL DO INCRA... MAIS UM POUCO, ADEUS TARTARUGAS!”
.
Aparente revelação: A mensagem diz que o fato ocorre no Rio Solimões e que os culpados (a acusação), ou as pessoas que aparecem nas fotos, são integrantes do MST..
Pura mentira. Na verdade quem repassa este tipo mensagem sem fazer um mínimo de investigação contribui para a disseminação de mentiras e acusações caluniosas.
.
Quando recebo qualquer mensagem sem origem confiável deposito-as na lixeira, ou, como nesse caso, vou atrás de informações. Enviei emeio ao Professor e Mestrando em Biologia, FRANCIMÁRIO FEITOSA, no INPA - Amazônia, para que averiguasse. Ele repassou a uma amiga, VIRGÍNIA C. DINIZ BERNARDES,Bióloga e Mestranda do INPA que é especialista nesse tipo de animal. A mesma disse que é MENTIRA.
.
Segundo VIRGÍNIA, estas informações não procedem, visto que “esta coleta de ovos acontece, mas não tem nada a ver com a Amazônia. São espécies MARINHAS e esta desova acontece em Porto Rico...” “... e o Governo libera a coleta dos ovos nos primeiros dias devido a demanda da arribada de tartarugas, ao mesmo tempo em que muitos ovos são perdidos, pisoteados por outros animais e demais consequências.”
.
Então, é muito simples. Basta investigar um pouco essas mensagens que chegam com ares de verdades, mas que na maioria absoluta das vezes não passam de propagandas neofascistas com objetivos escusos e inconfessáveis.
.
O que me preocupa é que a mensagem partiu, supostamente, de um professor com título de Doutor da UESPI. Pelo menos há o registro do nome, departamento em que trabalha, a Instituição, endereço... no emeio que recebi e está guardado. Não me parece, no entanto, que um Doutor se preste a isto. Pode ter tido seu nome indevidamente utilizado para dar ares de credibilidade à impostura. Em todo caso, fica aqui o alerta.
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário