LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

RIFA BENEFICENTE.

.
. .

2010 começou carregado. Eu bem que deveria ter tomado um banho de descarrego. Deveria ter guardado sementes de uma romã, ter vestido branco, ter colocado um galho de arruda atrás das orelhas... Mas não sou supersticioso, e mesmo que fosse e tivesse feito tudo isso e mais o que se diz que se deve fazer, não iria adiantar em nada. 2010 começou mesmo carregado.
.
Um amigo então sugeriu, em tom jocoso, que eu fizesse uma rifa para arrecadar dinheiro e ir a um especialista em fechamento de corpo. Mas rifar o que se não sou rico? Resolvi transformar a jocosidade do amigo numa campanha pretensiosa. Uma rifa só daria certo se o objeto a ser rifado for de interesse dos compradores, ou se os compradores forem muito solidários com o rifador. E como fazer para dá certo?
.
Não vou rifar objetos materiais, e assim arriscar a empreitada podendo não ter muitos interessados em comprar as cartelas. Mas quem sabe... Com a ajuda das pessoas pode dá certo, se elas convencerem os compradores da relevância da campanha e da finalidade.
.
Vou, nesse caso, hipotecar dos meus amigos um pouco de algumas qualidades para compor um kit. E aí vou rifar o kit. As qualidades que rifarei serão facilmente encontradas naqueles que considero meus amigos em abundância, mas que sei ser de interesse de muita gente. Suponho, pois não sou dado a comerciar.
.
O kit será composto de: vergonha na cara; honestidade; competência; habilidade; simplicidade; dignidade; veracidade; temperança; respeito próprio; magnificência; prudência; sinceridade; honradez; espírito democrático; responsabilidade; valor ao trabalho e aos estudos. Pronto, um kit com estas virtudes e valores está de bom tamanho. Pois se eu colocar mais qualidades o preço ficará muito salgado para muita gente. Assim já dá para o ganhador adquirir as qualidades básicas para ser um HOMEM, CIDADÃO.
.
Certamente não fará falta aos meus amigos, pois só considero propriamente meu amigo aquele que possui estas qualidades em abundância. Mas há muita gente em falta. Por isso entendo que poderia até ganhar dinheiro fazendo e vendendo kits devido, suponho, a falta que ele faz a muita gente. Mas não sou desses que colocam o dinheiro acima das qualidades que compõem o kit.
.
Com certeza não pretendo ganhar dinheiro às custas dos meus amigos e nem de ninguém de forma fácil. Seria negar os meus valores em troca de dinheiro fácil. Prefiro ser quem sou e não ser rico a ter que buscar riqueza destruindo os valores nos quais acredito. Não tem jeito, eu sou assim mesmo. Me transformei no que sou por escolha própria.
.
Finalmente, quem estiver interessado é só me procurar. E as pessoas que me param nas ruas para prestar solidariedade neste momento, peço que levem algumas cartelas para me ajudar a vendê-las. Seguramente todos que quiserem me ajudar nesta campanha beneficente, em vista do espírito da páscoa, saberão a quem oferecer o kit.

.

.

2 comentários:

Rayson Menezes disse...

Eu quero uma carteela...

Anônimo disse...

Jair, meu caro, é melhor inventar outra coisa, pois essa rifa é praticamente impossível de vender-se. Se depender de mim vc continuará carregado negativamente e nunca vistará um analista ou um pai de santo.Procure um político "laranja" e dê de presente todas as cartelas de sua rifa, pois assim, quiçá, vc e toda a população de Floriano lucrarão muito mais. Se ele aceitar, é claro, pois já foram benzidas por vc! Antonio José - Ze Doca (MA)