LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

EMBUSTE MIDIÁTICO.




Em 2012 quando nos defrontarmos com a urna eletrônica invadidos pela certeza e consciência de que devemos votar num candidato que realmente tenha as credenciais morais, intelectuais, humanas e técnicas necessárias para a resolução de nossos problemas dentro do sistema de democracia representativa, aí, nesse momento, seremos florianenses autênticos.

O eleitor autêntico sabe que deve enfrentar a sua realidade de frente, sem subterfúgios, sem ilusões quiméricas. A autenticidade decorre da consciência que nossa cidade tem inúmeros problemas, em sua maioria de elevada complexidade, que teremos de resolvê-los para que a busca de uma vida digna tenha a sua continuidade garantida sem obstáculos falsamente colocados interrompendo esse caminho. Exemplo: calçamento esburacado – culpa da idade; mato nas ruas – culpa das chuvas; lixo contaminando a saúde das pessoas – culpa do carro que quebrou; asfalto decomposto – não há dinheiro para conserto ou manutenção...

A inautenticidade decorre da crença ingênua que o descaso administrativo atual é fruto da falta de condições financeiras para resolver os problemas. Assumir essa crença é fugir da verdade porque não se quer enfrentar corajosamente os problemas e, com isso, ir empurrando-os para frente como se fosse a saída para voltarmos a ter orgulho de sermos florianenses.

O eleitor inautêntico é aquele que busca uma pílula dourada e mágica que ninguém sabe a sua composição e nem muito menos a sua verdadeira prescrição para resolver os problemas. Estes exigem conhecimento profundo de suas origens, de suas causas verdadeiras, para que possam ser solucionados. Pílulas douradas e mágicas que prometem resolver todos os problemas são, na verdade, embustes. São placebos, remédios que só servem para enganar, pois são feitos de açúcar, mas se anunciam como a droga mais revolucionária. Vejam a situação da cidade.

Devemos nos conscientizar que somos nós que conhecemos nossos problemas e nossas necessidades e temos políticos capacitados e dignos que podem solucioná-los. Basta, para isso, que conheçamos nossos candidatos e votemos na perspectiva da consciência de nossa responsabilidade com Floriano. Somos responsáveis por tudo que acontece aqui. Se somos responsáveis, - porque a cidade sem nós não existiria - então devemos assumir as nossas escolhas e as consequências.

Portanto, se desejamos ter um prefeito competente, honrado, digno, consequente e responsável, então, devemos trilhar o caminho do enfrentamento da nossa realidade sem nos deixarmos cair em mais uma armadilha de soluções fáceis e prontas, como as pílulas douradas e mágicas que dizem servir para todo tipo de doença e que são vendidas insistentemente na TV em embalagem deteriorada a preço de banana. Na verdade, elas são um veneno mortal.

A inautenticidade busca o caminho mais fácil, as receitas prontas, padronizadas (que servem para tudo e para todos) e não percebe que seus problemas vão aumentar porque não serão solucionados.

A autenticidade é a coragem de procurar a verdade em seus caminhos mais duros, porém seguros, sólidos, fatuais.   


7 comentários:

Antonio José Rodrigues disse...

Alerta: a oposição não pode se dividir.

Cartunage disse...

Professor, o pior lhes espera, durante a greve dos servidores técnico-administrativos do HUT, em Teresina, Silas Freire, candidatíssimo a prefeito de Floriano, em seu programa de TV chamou estes trabalhadores de "burocratazinhos". Quanto desrespeito ao povo! FIQUEM ATENTOS!

JAIR FEITOSA disse...

Olá AJRS.

Tenho dado minha contribuição aqui e alhures para que esse debate seja feito a partir dessa premissa. Vamos ver se as pessoas assumem essa ideia e passem a encampá-la.

Um abraço.

Jair Feitosa.

JAIR FEITOSA disse...

Olá Cartunage.

Acredito na capacidade moral dos florianenses e vejo isso apenas como um fogo de palha. Não iremos aceitar esse tipo de candidato comandando a nossa cidade, não.

Um abraço.

Jair Feitosa.

JAIR FEITOSA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José María Souza Costa disse...

No Brasil, qualquer mandatário, coloca quem está na oposição, ajoelhados. Abraços

JAIR FEITOSA disse...

icOlá José Maria.

Realmente alguns agem dessa forma. Talvez a maioria acredita que isso seja Política. Talvez a maioria dos que se submete a essa imposição autoritária também acredite que só se sentirá útil agindo servilmente.

Vai entender.

Um abraço e obrigado.

Jair Feitosa.