LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

terça-feira, 11 de outubro de 2011

UTOPIA POSITIVA.

.


Vale a pena repetir que há aqueles que defendem a prática política como sendo algo que deve ser exercido a partir de bases fraudulentas, corruptas, e que ecoam esse mantra, aliado à farsa que se coloca como sendo impossível haver alternativa realística. Desse jeito põem o caminho da honestidade como  alguma coisa do campo das utopias.

Todos eles têm em comum o ícone que aparece publicamente socado em ternos ordinários com gravatas de nós mal elaborados e camisas que não fecham o colarinho cujo conjunto desenha a esquisitice tanto estética quanto ética.

São fatos, sim. Não podemos dizer que não são. Mas não devemos dizer que são inescapáveis, que temos de aceitá-los e consenti-los. Por serem fatuais, de acordo com essa mentalidade, não poderíamos fazer nada e deveríamos aceitá-los como um servidor incondicional do destino e da fatalidade diante de coisas assim. Isso seria apreciar os fatos de forma negativa.

Fatos como esses que apontamos acima nos assombram e isso é bom na medida em que nos tira do âmbito da naturalização e consequente indiferença. Pois seria essa a postura que os adoradores dos fatos negativos desejam com suas artimanhas: naturalizar a fraude e a corrupção. Assim eles entendem que irão destruir o que há de bom em nós.

Quando nosotros apontamos alternativas realísticas para a prática política com bases honestas surgem as vozes que apreciam os fatos negativos e dizem que é utopia. E fazem isso de forma clara e direta ou através de mensageiros obscuros e envergonhados que mal disfarçam sua opção pelos fatos ruins.

O significado de utopia no “sentido positivo prega a transformação dos costumes políticos postos em prática” em algo digno e dignificante. É nesse caminho que seguem aqueles que admiram os fatos como quem deseja transformá-los em algo que poderá ser chancelado pela boa prática política.

Já os amantes dos fatos ruins têm uma tendência à covardia quando se desencantam e abandonam tudo por causa da instauração da prática antes vista como besteira, pois para eles, que não conseguem entender os novos valores, tudo o que substitui as suas práticas é estranho, inconcebível e inaceitável.

Aceitar os fatos é ter uma visão realística do mundo. Mas não significa ceder ao apelo fácil da submissão ao que eles significam, pois no âmbito dessa nova realidade não haverá espaço para aquilo o que os amantes dos fatos ruins defendem. Os fatos são vistos, agora, por quem encara com coragem o que deve ser transformado.

Utopia positiva para transformar a realidade numa instância de fatos positivos, é a minha proposição. Deve, então, substituir a visão que diz que os fatos são apenas fatos (sem adjetivação) e por isso devem ser acolhidos e desejados como são. Pois eu, ao contrário, prefiro “pregar a transformação dos costumes políticos postos em prática” em algo que minhas filhas possam se orgulhar de participar politicamente sem medo de assumir a atitude positiva colocando a indiferença ao lado de quem deseja fazer a fraude e a corrupção serem fatos sem adjetivação campear com desenvoltura.  



4 comentários:

Evanir disse...

Estou conhecendo seu blog hoje.
li com muita atenção toda sua postagem .
Foi um prazer enorme seguir um blog como o seu.
Eu com meu pouco de vida escolar tenho graves eros de portugues.
uma coisa que não me deixa triste porque entender um blog como o seu tem que entender de tudo um pouco.
Já fui muito criticada e sou até hoje
por esse monstro portugues.
Creia professor seu texto é fabuloso e vejo você também na condição de pai.
Sendo hoje dia das crianças dou lugar a ambos crianças e professor.
Uma profissão escolhida por amor e tão castigada pelos governo .
e agora faz parte da triste história da violência nas escolas.
um abraço dessa criança que existe dentro do meu coração.
Evanir.

José María Souza Costa disse...

Copiando Guimarãers Rosa, um coração expanha-se para todos os lados
Muito bom o seu texto
abraços

JAIR FEITOSA disse...

Olá Evanir.

Obrigado por ler o que escrevo aqui. Me sinto honrado com pessoas iguais a você. Quanto a escrever corretamente isso é algo que aprendemos com a prática. Não podemos desistir nunca, pois nossa língua apesar de complicada é bonita.

Um abraço e seja bem-vinda.

Jair Feitosa.

JAIR FEITOSA disse...

Olá José María.

Obrigado por participar e contribuir. Me sinto mesmo honrado com a sua presença.

Um abraço.

Jair Feitosa.