LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

segunda-feira, 2 de maio de 2011

RECORDAÇÕES DO GINÁSIO PRIMEIRO DE MAIO.

.
.
Foto do Ginásio Primeiro de Maio (WALTER MOTA). O texto a seguir é de autoria de AIRTON FEITOSA, ex-aluno, como eu, do inesquicível 1º de Maio. Vale a pena ler.
.

"GINÁSIO PRIMEIRO DE MAIO

Por: Engº Airton Freitas Feitosa (Ex-Aluno), 01/05/2011

Na manhã de hoje, dia 1º de maio, ao conversar com meu irmão Jair Feitosa, analisamos um pouco de uma história, comum entre nós, e de grande monta para ambos, que foi a nossa passagem, em Floriano, na década de 70, pelo Ginásio Primeiro de Maio.
.
E nesta data, fazendo uma introspecção ampla ao longo dos anos que já se foram, podemos acompanhar o avanço que teve a educação em todos os seus campos.
.
Não obstante, a análise em comento passa a ter um cunho intrépido quando refletimos sobre a evolução da escola tradicional para a exercida na fase presente. Não é pelo fato de ser “antigamente”. Porém, os alunos daquela época vivenciaram um ambiente repleto de normas e proibições, onde o respeito ao “Professor” era a prioridade número um em todos os sentidos. E foi naquele cenário que a nossa educação foi construída e ratificada, também, pelos singelos ditames da nossa família.
.
E hoje, ao nos voltarmos para esta história, vemos que as teorias da educação que nortearam escolas, como o Ginásio Primeiro de Maio, confundem-se com as próprias raízes da escola, tal como a concebemos como instituição de ensino, uma vez que acreditamos que o paradigma do ensino tradicional foi um dos principais fatores a influenciar a prática educacional formal, bem como, o que serviu de referencial para os modelos que o sucederam através dos tempos.
.
Mas, mesmo reconhecendo que o caráter tradicional da escola passou por muitas modificações ao longo da sua história, é muito bom sabermos que o Ginásio Primeiro de Maio vem superando a própria história e que continua em evidência até hoje. Pois, o nosso “Primeiro de Maio”, dentre outras, sem sombra de dúvidas, é uma das verdadeiras escolas dos bons e não tão velhos tempos.
.
Confessamos uma saudade sempre presente das Diretoras Maria Helena e Raimunda Silva, da Coordenadora Maria Angélica, do Professor José Clementino da Silva, das Professoras Lurdinha e Ruth, do Fiscal Jonas, do Ozires e João do Morro, da Eliane e Umbelina, dentre outros tantos colegas de classe e Professoras, do silêncio e imobilidade exigidos nas salas de aulas, de quando éramos colocados em filas para contarmos o Hino Nacional, da importância atribuída ao aprendizado da disciplina e das regras, inclusive, ortográficas, gramaticais e religiosas, da feira de conhecimento, das barraquinhas e do pau de sebo quando das programações de aniversários, dos torneios esportivos, das alvoradas, das solenidades e dos desfiles cívicos. É que tais ensinamentos eram apoiados na pedagogia da disciplina e em muito contribuíram para a formação do nosso caráter e da nossa vida.
.
Desta forma, diante de tantas ocorrências estapafúrdias já registradas em escolas por este mundo afora, reescrevemos, para a nossa reflexão, um pensamento sobre a educação atual, definido por Savini e Lombardi, e bastante aderente aos dias de hoje... “O que está em questão é a amplitude e a qualidade dos conhecimentos transmitidos aos alunos e, de modo geral, o desconhecimento da própria história e, mais especificamente, de nossa história educacional, bem como, de nossos pensadores e pedagogos” (SAVIANI & LOMBARDI, 2000, p.2).
.
Portanto, parabéns ao nosso glorioso Ginásio Primeiro de Maio pelos seus 54 anos escrevendo uma história que muito dignifica a todos nós!"

.

2 comentários:

Antonio José Rodrigues disse...

Nostalgia, Jair, latente e em tempo. Abraços

José Alves Reis da Silva disse...

Brasília,DF, em 08 de maio de 2011

Falar sobre o GINÁSIO PRIMEIRO DE MAIO, é lembrar dos velhos e bons tempos em que Professores e alunos tinham valor. Tive a honre de lá estudar na Década de 1960, e aprender excelentes lições, que me servem até hoje. Diretores como o saudoso Dr. BRAULINO DUQUE DE FRANÇA, e Profa. MARIA HELENA SIQUEIRA RODRIGUES, residente aqui em Brasília, fazem parte da cultura da Princesa do Sul.

JOSÉ ALVES REIS DA SILVA, Advogado
BRASÍLIA - D F