LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

terça-feira, 15 de março de 2011

ANIVERSÁRIO DA CHESF.

.
.
.
Mensagem alusiva ao dia do aniversário da CHESF enviada pelo Gerente Regional no Piauí, AIRTON FEITOSA.
.
.

"Teresina, PI, 15 de março de 2011
.
Palavra do Dia: Aniversário da Chesf.
.
É da nossa compreensão que uma empresa é responsável pela geração de empregos, movimentação da economia e pelo recolhimento de tributos, ou seja, pelo sustento, propriamente dito, da economia onde atua. Ela faz gerar a economia local, ajudando a desenvolver valores familiares através do trabalho e ajudando o seu empregado a alcançar os valores elencados no Artigo 5º de nossa Constituição Federal.
.
A nossa empresa em si ocupa hoje um “locus” privilegiado dentro da malha social brasileira. Sobrepensar e analisar o seu papel é sinônimo de uma reflexão espelhada da própria sociedade, tal a importância que desempenha, bem como, do seu significado que certamente transbordam seus limites territoriais para muito além das águas que geram a energia elétrica de que tanto precisamos, ora transportadas pelos Rios São Francisco e Parnaíba, como forma de assegurar uma atividade humana básica que está diretamente relacionada com às necessidades primárias do homem.
.
Mas, até meados do Século XVII a humanidade ainda não conhecia a energia elétrica. Os raios vinham sendo observados há muito tempo e Tales de Mileto já havia atraído fiapos de algodão friccionando o âmbar, mas ainda não tínhamos a menor idéia de como era produzida essa força tão poderosa e transformadora.
.
Porém, em 1752, as experiências de Benjamin Franklin começaram a esclarecer as dúvidas sobre essa fantástica forma de energia. Em uma delas, empinando uma pipa num dia de tempestade, Franklin conseguiu atrair um raio e recebeu uma pequena descarga elétrica. O
fato comprovou, pela primeira vez, que a energia dos raios poderia sim ser captada e transmitida através de fios.
.
Não obstante, cerca de cinquenta anos depois, Alessandro Volta produziu eletricidade artificialmente, empilhando discos de cobre e zinco, alternados e separados por pedaços de tecido molhado em ácido. A reação química entre os discos gerou um fluxo constante de
carga elétrica por um longo tempo. A pilha de Volta, hoje com várias formas e dimensões, ainda faz funcionar diversos equipamentos elétricos.
.
A partir de então, com a descoberta da pilha, os cientistas passaram a ter uma fonte permanente de corrente elétrica, abrindo novos campos para a pesquisa. Daí, homens como Michael Faraday, conhecido como o “pai da eletricidade", por ter inventado em 1831 o
primeiro gerador, se dedicaram ao estudo da ciência da eletricidade.
.
Já em 1879, Thomas Edison, considerado um dos mais importantes cientistas, inventou a lâmpada elétrica incandescente e criou o primeiro sistema gerador de eletricidade, com fios e postes para levar energia elétrica a lugares distantes. Foi através desta descoberta que o mundo realmente começou a se transformar, uma vez que os avanços tecnológicos dos últimos séculos se mostraram de extrema importância para a sociedade moderna.
.
Do exposto acima, comprova-se que a idéia visionária de Delmiro Gouveia teve como atributos o espírito inovador, curiosidade, ousadia e capacidade de enxergar tendências quando proporcionou que a luz elétrica alumiasse o sertão nordestino pela primeira vez, antevendo a visão de Antônio José Alves de Sousa quando afirmava que “o objetivo final, o objetivo principal do empreendimento Paulo Afonso, seria sempre proporcionar o desenvolvimento do Nordeste, cuidadosamente estudado”. E nasceu então, em 1948, a nossa Chesf... querida, reconhecida, valorizada e cheia de vitórias, fruto de um trabalho de equipe que não caiu do céu por conta da sorte.
.
Pois, no somatório destas forças está a Gerência Regional de Operação Oeste, onde cada um dos seus empregados, sem exceção, desde os que atuam na recepção, do eletricista, do mecânico, do administrador, do engenheiro, da enfermeira, da dentista... todos têm tido uma contribuição fantástica e positiva para os resultados empresariais até então alcançados. Esta é a equipe de trabalho que desejamos para a GRO, com pessoas que trabalham em silêncio, que não caem quando encontram dificuldades e que permanecem com os pés firmes no chão quando as coisas voltam a ir bem.
.
Estamos sim, no caminho certo. Mas, as dificuldades ainda não sumiram. Tudo se torna mais árduo quando cada ponto parece mais pesado que uma pedra. Continuaremos buscando total confiabilidade, melhorando a performance, nos dedicando à capacitação dos demais empregados e, acima de tudo, calmo. Esta é a receita que precisamos manter nos dias subsequentes e decisivos que estão por vir.
.
Desejamos continuar contribuindo para a construção de um Brasil que o futuro deseja. Esse é o nosso negócio. O epíteto que continua a nos inspirar, na verdade, traduz com justiça toda a história de vida da nossa empresa que celebramos nesta data.
.
Por oportuno, registramos ainda que, nesta empresa, aprendemos que sonhar e construir o futuro do Brasil sempre foi o nosso negócio. Tudo o que acontece hoje foi sonhado há muito tempo atrás, desejado e construído, passo a passo, não apenas nesses 63 anos, mas ao longo de toda a sua história.
.
Agradecemos a todos os empregados lotados na Gerência Regional de Operação Oeste, aos pioneiros, os nossos parceiros públicos e privados, aos nossos clientes, aos profissionais de comunicação, cujo mérito reconhecemos pelas informações precisas à sociedade, aos estudantes, aos empregados que ora estão integrados ao Programa Vivendo e Aprendendo, enfim, a todos os brasileiros que, por mais um ano, nos ajudaram a manter a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco no rumo certo, construindo melhor o nosso Brasil. Esse, repito, é o nosso negócio. Que possamos estar sempre à altura dele para o bem de nossa gente.
.
Permitam-me, ainda, a citar, como reflexão, a recente ocorrência registrada no Japão, um país altamente industrializado e que apostou na geração de energia elétrica através de suas Centrais Nucleares!
.
Portanto, que juntos possamos continuar escrevendo, a cada dia, uma página nova desta história.
.
Parabéns Chesf! Nós continuamos tendo orgulho da tua existência.
Que Deus nos conduza!
.
O nosso muito obrigado!"
.
Engº AIRTON FREITAS FEITOSA.
.
Gerente Regional de Operação Oeste

.

Nenhum comentário: