LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

terça-feira, 19 de novembro de 2013

REUNION ROCK 5: SUCESSO TOTAL.














Sábado passado (16.11.2013) foi realizado o Reunion Rock 5. Foi uma demonstração do quanto é falacioso o argumento que defende a ditadura do feio que diz que um mundo unidimensionalizado  por uma estética musical de baixo nível intelectual levaria inevitavelmente as pessoas a ter uma vida acalentada e distraída das questões que as levam à angústia. 

O Reunion Rock tem esse caráter transgressor, pois a estética do Rock mostra dura e cruamente que há outras possibilidades para se tornar o mundo belo sem necessariamente alienar as pessoas.

A proposta do Rock, penso assim, é feita a partir de uma afirmação de uma estética que rivaliza com a ditadura do feio (forró, swingueira, sertanejo... que não dá folga aos ouvidos por força da imposição dos meios de comunicação de nossa cidade) quando separa o que a utilidade disso pode nos reservar para o nosso bem. Ou seja, para podermos ver o mundo com um olhar que permita suportá-lo.

O Rock, então, afeta as pessoas de forma que percebam que o mundo pode ser visto pelo ângulo da inteligência e da beleza. Ao contrário do que vemos por aqui quando quem possui um pouco de inteligência não vê graça no mundo, pois a estética musical ditada e imposta enreda as pessoas em algo muito feio.

Esse feio afeta as pessoas e não possibilita-lhes o comprometimento com as transformações que devemos implementar em nossas vidas. Todo ser humano necessita assumir uma atitude de ir além do que existe para que possa se elevar e construir-se. A estética pode contribuir utilmente para isso. Desde que seja uma estética inteligente.

Por isso gostei muito do Reunion Rock. Por isso gosto de outra estética. Não sou de ficar parado esperando que me digam o que fazer. Não tenho consciência de rebanho que é o fundamento da supremacia da estética do feio.

Podemos, e devemos, utilizar a música como meio de irmos além do que temos de forma comprometida e responsável.

Tanta gente ali ansiosamente esperava o começo do evento para encobrirmos o barulho insuportável que torna a nossa Beira Rio num lugar frequentado, majoritariamente, pelos adoradores da estética do feio. Quem tem bom gosto há muito tempo deixou de frequentar aquele belo cartão postal de nossa cidade.

     

Nenhum comentário: