LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

DESCASO E INCOMPETÊNCIA PARAM O TEMPO.




Olhem como ficará o céu da cidade de Floriano no réveillon do pior prefeito da história da cidade.

Somos seres temporais. Nós somos o tempo. O tempo não existe sem nós. Por uma necessidade de organização e sentido da realidade criamos a noção do tempo. Palavras como “passado”, “presente” e “futuro” são fundamentais para que possamos organizar as nossas vidas, os fatos, as lembranças, as reflexões e planejamentos.

Para que isso se torne compreensível (a história), suportável (lembranças ruins e indeléveis) e desejável (aniversários, réveillon) criamos rituais fundamentais que marcam e mantêm vivos nossas vidas, os fatos, as lembranças, as reflexões e planejamentos. As comemorações dos fatos históricos, os momentos passados que nos assombram (ou não) e os acontecimentos vindouros e desejáveis são marcados por rituais específicos incorporados em nossa cultura. É isso que nos faz suportar e entender a realidade de forma mais amena.

A realidade seria insuportável se não fosse a estética e a cultura. As artes e as manifestações culturais expressam essa necessidade de tornamos a realidade mais bela e alegre. Criamos tudo isso para facilitar a socialização e para nos relacionarmos melhor com o tempo. Os valores agregados a esses rituais mudam com o tempo, mas os rituais, desde que foram concebidos, se mantêm por opção e por nosso prazer.

A cidade de Floriano é uma cidade na contramão de tudo isso. Primeiro o tempo foi parado no seu fluxo ininterrupto. Como depende do ritual do réveillon, no caso específico aqui, é como se tivessem parado o tempo. Em Floriano não haverá o ano de 2012. Ficaremos presos em 2011 graças a extrema incompetência do atual prefeito da cidade.

Não cumpriremos o ritual “sagrado” da passagem de um ano para o outro porque é um ritual que sempre ficou, para ser executado com o nosso dinheiro, nas mãos da administração pública. Se tivéssemos tomado para nós mesmo a execução do ritual, certamente o pior prefeito da história da cidade não nos deixaria presos aqui em 2011.

Qual o motivo dessa insensatez típica dos incompetentes? Não há dinheiro. Que há outras prioridades. Vamos, rapidamente, analisar essas duas desculpas esfarrapadas. 1ª; sempre houve nos últimos sete anos comemorações de réveillon, não faltou dinheiro para nenhuma delas mesmo que para fazê-las da forma como foram feitas, ou seja, de qualidade duvidosa por preços aviltantes.

2ª; alega-se agora, depois de sete anos, que o prefeito vai priorizar a coleta do lixo, a capina do matagal, e as operações tapa-buracos. Ora vejam só, sete anos de descaso com a cidade agora é usado como desculpa para não fazer o réveillon, como se o prefeito tivesse algum zelo pela cidade. Sete anos de lixo, mato e buracos. Nunca houve dinheiro para isso e, agora, no último ano de mandato virou preocupação. Só um tolo ou cego pode acreditar nesse embuste.

Nesses sete anos as desculpas para o descaso sempre foram alternantes. Primeiro foi Deus que tem os seus desígnios, depois foi a natureza, depois a crise financeira mundial, depois a idade da malha viária da cidade, depois a falta de material, depois a burocracia das licitações, depois a ausência de empresas especializadas na cidade para fazer o serviço e, por último, a falta de dinheiro. Só não veio à baila a verdade.

Mesmo que nesses sete anos eu tenha feito, através da ironia, a verdade apontar a sua cabeça para que pudesse ser percebida. E mesmo que o máximo que ele pôde fazer para desdizer o que eu sempre disse aqui, que ele é incompetente, foi me processar com o único objetivo de me calar. Não buscou meios de administrar de forma competente a cidade, mas tentar calar quem mostra que ele é incompetente.

Descaso e incompetência, a marca indelével da administração do pior prefeito da história de Floriano.

P. S.: Este texto teve a contribuição involuntária de Ronilson DuMont do blog BioLoukos.

10 comentários:

Joyce disse...

Descaso, incompetência e desculpas esfarrapadas.

Ronilson DuMont disse...

Primeiramente, é uma honra ter o meu nome citado no blog de um dos maiores e melhores formadores de opinião que conheço, o Mestre Jair Feitosa.

Segundo, digo o quão triste fico ao ver que uma das festividades mais esperadas do ano não ocorrerá em nossa cidade. O sentimento que nos toma é como se ficassemos preso ao tempo e não conseguissemos sentir a esperança e a fé de um mundo melhor...
É como se estivéssemos presos em um pesadelo em que por mais que andassemos não conseguimos sair do abismo...

É triste, mas existe uma saída, e esta está em nossas mãos! Basta fazer valer o poder a qual nos foi dado! Mais enquanto isso vamos todos passar o réveillon em Barão, porque lá vai ter 2012! kkk...

Thaís Rocha disse...

Alto nível de bom senso e senso crítico sobre a situação, e ainda tem gente que se cala e que quer calar, quem só fala a verdade, amei o post..!!

JAIR FEITOSA disse...

Olá Joyce.

Palavras-chave do texto. Você foi muito perspicaz ao sintetizar as ideias centrais.

Obrigado por participar e contribuir.

Um abraço.

Jair Feitosa.

JAIR FEITOSA disse...

Olá Ronilson.

É uma satisfação ter aqui o mentor da ideia de "tempo parado" do texto que utilizei aqui, como disse no final da postagem.

É muito bom ter contato com pessoas que têm sempre uma ideia interessante e irônica para avaliarem os fatos.

Um abraço e obrigado por participar.

Jair Feitosa.

JAIR FEITOSA disse...

Olá Thaís.

Obrigado pelas palavras. Você já percebeu que começaram a aparecer os salvadores da pátria com as soluções mágicas para os problemas da cidade. Daqui para frente é que surgirão os caras de pau de oportunidades.

Um abraço e obrigado por participar.

Jair Feitosa.

zierer disse...

Jair,
Excelente texto!!
O problema maior não é esse prefeito, mas sim o próprio povo da cidade! E cada povo tem o governante que merece (e que escolhe livremente). Na minha opinião a corrupção do nosso povo (que é exatamente a mesma dos nossos políticos) faz parte do caráter do brasileiro, assim como sua a grande religiosidade. E eu vejo uma forte correlação entre a religiosidade e a corrupção: quem engole todo tipo de mentiras aceita a realidade por mais dura que seja, pois vive de ilusões, sonhos e promessas inúteis. Este é o nosso país: Brasil, um país de tolos.
Um grande abraço,
Maximiliano Zierer

zierer disse...

Jair,
Excelente texto!!
O problema maior não é esse prefeito, mas sim o próprio povo da cidade! E cada povo tem o governante que merece (e que escolhe livremente). Na minha opinião a corrupção do nosso povo (que é exatamente a mesma dos nossos políticos) faz parte do caráter do brasileiro, assim como a sua grande religiosidade. E eu vejo uma forte correlação entre a religiosidade e a corrupção: quem engole todo tipo de mentiras aceita a realidade por mais dura que seja, pois vive de ilusões, sonhos e promessas inúteis. Este é o nosso país: Brasil, um país de tolos.
Um grande abraço,
Maximiliano Zierer

Anônimo disse...

Um show pirotécnico, Jair, pode iluminar a cidade e, portanto, mostrar as suas mazelas. Floriano, mais uma vez, parou no tempo: oito anos de apagão administrativo. Só temos uma luz no fim do túneo: o voto.
Antonio Jose Rodrigues

Chico Mário Feitosa disse...

É meu caro Jair, o negócio ta feio em nossa cidade. Falta de compromisso é tb umas das marcas indeléveis dessa administração. Que pena que são tantas marcas ruins. Fica dificil atrair coisas boas pra cá.
Chico Mário