LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

PAVÃO.

.
.
.
Está disponível no Portal Notícias de Floriano um texto que escrevi exclusivamente para o portal: “Sou mesmo um sujeito orgulhoso”. É sobre orgulho. Sou orgulhoso mesmo. A foto desta postagem mostra um pavão. Ele é visto por muitos como exemplo de orgulhoso. Tanto que estes são, quase sempre, chamados de “pavão”.
.
Mas vejam só: o pavão usa a sua plumagem para despertar o interesse sexual das fêmeas. Aquele escarcéu todo de cores não é para dizer que é o mais bonito entre as aves, é para que a fêmea pretendida escolha-o para o ato sexual.
.
Então, é uma questão de sobrevivência, de perpetuação da espécie. Ele tem de dizer quem é e o que tem para conseguir seus propósitos. Já pensou num pavão humilde que não expõe a sua plumagem? Como irá conseguir seus objetivos sexuais? Ficar no cantinho dele encolhido e humildezinho observando o orgulhoso vencer a disputa sexual se exibindo?
.
Ah, dá licença.
.
Sei que somos "bípedes sem penas" (PLATÃO), mas isto não nos tira o pouco de pavão que há em nós.
.
.

4 comentários:

Antonio José Rodrigues disse...

Pois é, Jair, o texto está logicamente balanceado. Acho, também, que não sou humildezinho: nunca tive caráter de puxa-saco, mas, também, não sou arrogante, pois venço com os meus conhecimentos. Quanto ao pavão, a filosofia da vida diz: quem não se mostra fica esquecido. Abraços

JAIR FEITOSA disse...

Olá AJRS.

Nada de ser humildezinho. Nada de ser escondidinho. Este só se for de carne seca com cobertura de queijo e com cerveja. No mais temos mesmo é de ser vistos e notados.

Um abraço.

Jair Feitosa.

Evelyne Carvalho disse...

Olá! Estou passando pra dizer que gostei muito de seu texto "Sou mesmo um sujeito orgulhoso".Me fez pensar em como alguns conceitos tão difundidos podem receber formatos diferentes e mais construtivos. Parabéns. E viva a Filosofia!!!!!
Abraços

JAIR FEITOSA disse...

Olá Evelyne.

É uma honra ter uma pessoa do seu nível intelectual comentando o que escrevi lá no Notícias de Floriano.

Esse olhar o mundo por outra janela é o que torna a nossa atividade mais apaixonante. Você é apaixonada pela Psicologia e pela Filosofia, sei disso. Sabemos disso quem te conhece.

Um abraço

Jair Feitosa.