LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O POVO GANHOU, MAS PERDEU.

.
.
.
Em reportagem do confiável portal Notícias de Floriano pode-se ler sobre a decisão final do Promotor EDIMAR PIAULINO em relação à polêmica proposição de não permitir que o dinheiro público tenha destinação equivocada.
.
Muita gente falou besteira sobre o caso e sobre a ação do Promotor. Talvez porque interesses imediatos e particulares estivessem sendo prejudicados. Sabe-se lá. Após vários apelos para que a decisão fosse amenizada chegou-se à conclusão que a prefeitura só poderá destinar dinheiro público aos blocos (que são agremiações em situação de status antes de escolas) e escolas de samba.
.
A mais incrível e incomparável representação simbólica da atual administração municipal (os “ARRASTÕES”) não poderá mais ser financiada com dinheiro da prefeitura. Tal administração criou até aquilo que passaram a chamar de “arrastão evangélico”. Tudo com dinheiro público. É uma festa só. Tudo é festa.
.
Mas quero aqui colocar um ponto de vista sobre essa questão. Em primeiro plano, ao não permitir que o carnaval com trios fosse pago com dinheiro do povo o Promotor fez vir à tona as prioridades completamente equivocadas do mais incompetente prefeito que esta cidade já teve.
.
Cerca de 400 mil reais deixarão de fazer a festa através do carnaval. Esse dinheiro terá de ter, teoricamente, uma destinação urgente e inescapável. A cidade está completamente esburacada, suja, descuidada, muito lixo e mato. Além, é claro, de servir para equipar os postos de saúde com os produtos mais básicos de consumo.
.
Desse modo, o Promotor mostrou que dinheiro nossa cidade tem. A incompetência desse prefeito é que dá a destinação equivocada a ele. Quando se anda na cidade pode-se ter a impressão que ela está abandonada por falta de dinheiro. Mas vimos que 400 mil reais só para fazer carnaval é apenas uma parte de todo orçamento. Quem acompanha as notícias e informações sabe disso.
.
O mérito da decisão foi mostrar às pessoas que, por um motivo ou outro, não fazem esse acompanhamento que dinheiro tem, só precisamos escolher, na próxima eleição, um prefeito competente. Porque este que está aí vem demonstrando há sete anos que nem o básico do básico ele é capaz de fazer. Não tem competência nem para isso.
.
Por outro lado, o tal prefeito deve estar com um sorriso amarelo nos lábios. Pois no carnaval do ano passado ele foi estrondosa e vergonhosamente vaiado pelos foliões. Proibido de fazer a festa com dinheiro público não dará, de novo, a chance das pessoas lhes mostrarem qual avaliação fazem de seus desmandos administrativos.
.
Este ano, certamente, ele não será vaiado no carnaval. Que pena que para fazer com que o dinheiro público seja aplicado corretamente o cidadão florianense perca a oportunidade de vaiar de novo o mais incompetente prefeito de nossa história.
.
O prefeito de vários escândalos. O prefeito cuja administração está sendo investigada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal sob a acusação de ter falsificado documento público, como denunciaram o Portal AZ e o Secretário do Governo Estadual AVELINO NEIVA.
.
O prefeito cuja administração, segundo o jornalista EFRÉM RIBEIRO (leia a postagem “O apressado comeu cru”), está envolvida com notas fiscais frias, objeto de operação da Polícia Federal no Piauí.
.
Tal prefeito tem é mesmo de estar sorrindo amarelo para não ser vaiado de novo.
.
.

8 comentários:

Antônio Carvalho disse...

O Sr. Promotor de Justiça, Dr. Edimar Piauilino, tem que se decidir. Vale ou não, o que ele decide? De vez em quando ele levanta uma polêmica contra a desastrosa administração municipal, e o Prefeito simplesmente descumpre, e até agora ficou por isso mesmo. Foi assim no caso das obras inacabadas, no caso do matadouro e agora no caso do carnaval. Enquanto isso, a cidade a cada dia vai de mal a pior. Com a palavra o Dr. Edimar.

Anônimo disse...

já estava na hora de alguém por fim nos desmandos desse prefeito que deixou a nossa cidade ao "Deus dará",pois enquanto o dinheiro publico é gasto indevidamente a população perece e anseia por investimentos no básico que é a infraestrutura,pois floriano virou um buraco e nada é feito pela atual admnistração.enquanto o gestor quer ludibriar o povo com pão e circo os cidadãos que pagam seus impostos acumulam prejuízos com buraqueira que aqui está.

Comentarista disse...

Sei ñ, mas agora depois dessa tõ duvidando da idoneidade desse promotor ele só cisca, grita e depois nada acontece me parece q ele só quer promoção pessoal!

JAIR FEITOSA disse...

Olá Antônio Carvalho.

Você, como qualquer pessoa sensata tem toda a liberdade de expressar o que pensa aqui, mas gostaria de ressaltar, em relação ao trabalho do Promotor Piaulino, é que ele vai até onde pode ir.

A partir dos limites de sua atuação ele tem de se restringir. É claro que as ações denunciadas por ele deveriam ir adiante com um processo investigatório em que constasse logo a pena solicitada em todos os desmandos apontados pela própria promotoria contra o pior prefeito da história de nossa cidade.

Vamos aguardar os desenrolar dos fatos. Creio que a cidade terá muito prazer quando tudo isso terminar.

Obrigado por participar.

Jair Feitosa.

JAIR FEITOSA disse...

Caro "Anônimo".

Concordo com o seu raciocínio e aproveito para convidá-lo a participar sempre dos temas abordados aqui.

Um abraço.

Jair Feitosa.

JAIR FEITOSA disse...

Caro "Comentarista".

Respeito a sua opinião, mas me coloco aqui de frente ao que pensas sobre o trabalho do Promotor.

A questão é que ele, Piaulino, não é um rei absolutista. Ele não pode fazer as coisas passando por cima das leis. Se absolutista fosse talvez você ouvisse ele dizer: "A lei sou eu".

Mas numa democracia não é assim que as coisas funcionam. Ele faz a denúncia e encaminha à Justiça para que seja avaliada. Depois que ele toma as suas decisões, mesmo impopulares, a Justiça é que dará o rumo devido.

Agora, quanto a liberar ou não liberar a prefeitura para aplicar dinheiro público em carnaval deveria ter um critério objetivo (sem querer pensar tecnicamente). Pois tem gente falando por aí que o tal prefeito venceu o Promotor. E isso pode acarretar desgaste.

Mesmo assim obrigado por participar.

Jair Feitosa.

Flávio Cavalcanti disse...

Professor Jair,

Já são quase oito anos da atual administração municipal da nossa cidade. E, também, já está mais do que na hora da população reagir a tanto desmando, falta de transparência e falta de respeito pelo que representa a história de Floriano. A população precisa fundamentar as denúncias que precisam se feitas, isto é, tem que explicar bem detalhado o que esse prefeito está fazendo de errado. Local, fato, testemunhas para quem for apurar ter tudo o mais mastigado possível.

Já apresentamos no seu Blog uma dica de um livro nominado de “Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil”. Os florianenses precisam conhecer e debaterem sobre os temas ali apresentados. Mas, existem vários Órgãos que o cidadão pode denunciar um prefeito corrupto, quais sejam:

1. O Tribunal de Contas do Estado, que fica em Teresina. A denúncia é feita e protocolada ou faz-se via internet.
2. A Controladoria Geral da União que pode ser feita, também, via internet.
3. A Receita Federal onde você entra na parte da Ouvidoria e eles vão apurar direitinho a denúncia apresentada, e que, também, pode ser feita pela internet.

Os Órgãos citados acima são os responsáveis pela defesa do dinheiro público, para apurar as denúncias apresentadas, o que é identificada tecnicamente de controle social. Por fim tem ainda o Ministério Público.

Portanto, lendo os comentários postados no seu Blog compreendemos que é comum ouvir da sociedade que a Justiça é lenta e que as instituições brasileiras são débeis. O caso particular do Carnaval de Floriano mostra o contrário. Acreditamos que a Promotoria e o Judiciário funcionaram com velocidade e rigor. Entre a primeira denúncia e o defenestramento desse prefeito... é só uma questão de tempo. Uma ação judicial ainda está em andamento.

Flávio Cavalcanti

JAIR FEITOSA disse...

Olá Flávio.

Quando pouca gente fala sobre um fato, um acontecimento ou conduta de alguém pode-se inferir (equivocadamente) que seja simplesmente contragosto, divergências particulares, inveja ou coisa que o valha.

Mas quando muita gente fala sobre o mesmo fato, o mesmo acontecimento ou conduta de alguém, então está na hora de se fazer alguma coisa de forma mais séria, propositada.

A população não aguenta mais a incompetência desse prefeito. Rumores dão conta de pessoas se articulando para vaiá-lo no carnaval. Pena que não goste mais desse tipo de evento. Passou, não estarei lá. Mas vou aguardar o dia seguinte com a notícia de mais uma estronsa e vergonhosa salva de vaias. Isto é o mínimo. Mas para outros seria o máximo.

Obrigado Flávio, por participar desse momento tão difícil de nossa história. Ter de suportar por tantos anos esse mar de incompetência e sofrimento dos cidadãos florianenses.

Um abraço.

Jair Feitosa.