CONVENÇÃO MUNICIPAL PSB/PMDB – 28/06/2008.
Não devemos nunca deixar de manifestar publicamente os nossos anseios, desejos por uma vida social com dignidade. É função de cada um de nós numa atitude política buscarmos caminhos e meios visando o bem estar da população.
Não devemos nunca deixar de manifestar publicamente os nossos anseios, desejos por uma vida social com dignidade. É função de cada um de nós numa atitude política buscarmos caminhos e meios visando o bem estar da população.
É isto que estamos fazendo aqui e agora reunidos para confirmar os nossos objetivos. Temos aqui dois homens que de forma integrada podem levar a cidade à realização de seus desejos. Dois homens que sobre os quais não recaem dúvidas sobre seus valores morais e sobre suas condutas éticas. Dois homens competentes em suas áreas de atuação profissional. Dois homens que se pré-ocuparam em adquirir formação acadêmica em busca de competência para prepararem as suas vidas individuais. E tudo isso junto os habilita fortemente a desempenharem as funções de prefeito e vice em nossa cidade.
Esta cidade necessita de alguém que seja mais que um gerente. Porque gerente ela já tem um que está aí apenas administrando os problemas. Desejamos muito mais que isso. Desejamos administradores públicos determinados e não vacilantes. Criativos e não copiadores das piores práticas políticas. Transformadores. É isto que nos faz estar aqui reunidos.
Quando disse no início que devemos manifestar publicamente os nossos desejos para todos os cidadãos, quis dizer que só desejamos aquilo que não temos. E em nossa cidade nós desejamos ética como fundamento para a ação política. Desejamos desenvolvimento sustentável. Desejamos emprego e renda. Desejamos educação de qualidade. Desejamos saúde para a população. Desejamos saneamento básico. Desejamos honestidade, honestidade.
Desejamos resgatar nos cidadãos aquilo que o pensador grego Aristóteles definiu como parte da essência humana, de sermos seres que nascemos para viver em sociedade através da ação política. Desejamos isto porque esse prefeito que aí está pôs em prática um modelo (se é que podemos classificar assim) perverso de ação política. Seu jeito imoral de administrar os bens público tem gerado nas pessoas aquilo a que estamos chamando de misopolítica (ódio à política). Temos que ter o compromisso de reacender nas pessoas o desejo e o prazer de participar ativamente como cidadãos das decisões e dos rumos da cidade. Fazendo assim para que possamos administrar com a população ao nosso lado.
Desejamos isto porque a grande farsa desse governo que aí está não é ser um governo de aparências, mas é um governo que por trás da aparência não tem nada a ser descoberto. Há, na verdade, um desgoverno onde cada membro da família quer mandar mais do que os outros. É o caos, puro caos, é a bagunça institucionalizada.
Por isso Gilberto e Nelson Junior, cidadãos aqui presentes, quando Nelson, na campanha passada, fez promessas que poderiam tirar a nossa cidade desse marasmo administrativo eles disseram que era tudo ilusão, utopia. Mas, como disse a Filósofa alemã HANNAH ARENDT (1906-1975), o contrário de se fazer promessa é ser incerto, agir pelo improviso, sem rumo, sem metas. Com certeza foi por isso que Nelson foi criticado. Porque eles não têm a menor idéia do que estão fazendo na prefeitura de Floriano. Segundo HANNAH ARENDT, “a promessa implica o comprometimento ético do sujeito em realizar, efetivamente, os acordos que se propôs a fazer”. Com certeza eles não poderiam nunca ter prometido alguma coisa diferente do que estão fazendo, pois nunca poderiam realizar. Estão administrando no improviso. A única promessa que fizeram, e isso é que era o “plano de governo” deles, foi empregar todos os familiares e apaniguados incompetentes.
Mas não desejo dizer que o atual prefeito é a representação do "mal absoluto" na administração pública, nem que cometeu apenas pecadilhos éticos. Ele é incompetente para os dois casos. Nem foi o criador de uma prática política vergonhosa, nem tampouco foi um pobre coitado. Ele é apena um copiador daquilo que existe de mais imoral na ação política. Para encerrar desejo manifestar meu mais puro estado de alegria em concluir que estamos diante da oportunidade imperdível de fazermos dessa cidade um lugar digno de se viver e que tenhamos orgulho de ser cidadãos de Floriano.
2 comentários:
Jair,
Parabéns por essa bela crônica. mesmo estando distante de Floriano mais de vinte anos vejo que quase nada mudou. Mas, foi um prazer saber que tem pessoas como vc de olho em tudo.Fique atento nos tais ¨pecadinhos éticos¨ Caso contrario vira rotina como se ver em quase todos os politicos.
um abraço.
Leyla Siqueira (leylagoya@uol.com.br)
Jair Feitosa
Meus parabens por sua inteligencia por sua coragem e um discurso brilhante, conheço o Nelson Junior bom rapaz mais a reeleição é uma coisa que dá a oportunidade dos eleitores e da sociedade fazer a sua avaliação e o seu julgamento politico e não elegendo os que não merecem ser eleito, concordo plenamente com o seu comentário da poluição sonora dos carros de som e a proibição de se expressar através da internet ou site, sou amigo do Toinho da Rodoviaria e estou torcendo muito por ele como quero deseja boa sorte ao Gilberto e ao Nelson Junior que Deus os ilumine no caminho certo.
Um abraço.
Mario A. Loura
mario.loura@hotmail.com
Postar um comentário