sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

QUE SE DANE MONTESQUIEU.

.
.
.
MONTESQUIEU
(1689-1755).
.
.

O primeiro grande pensador a ser apontado pelos historiadores foi ARISTÓTELES, depois foi JOHN LOCKE, mas quem efetivamente escreveu sobre a questão deixando um legado que veio a criar as bases da democracia liberal foi MONTESQUIEU.

“Montesquieu. Em 1748 com a obra ‘ De’L Espirit dês Louis”, consolidou-se a concepção de três poderes agindo independentemente e harmonicamente, como num sistema de freios e contrapesos, afirmando a necessidade de criar órgãos incumbidos de cada uma das funções estatais, inexistindo entre eles vínculo de subordinação, tendo a função fiscalizadora exercida pelo Judiciário, a criação de atos concretos incumbida ao Executivo e a criação de normas genéricas indicadas ao exercício Legislativo. Os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário estariam, a partir daí, realmente concretizados e aplicados até hoje em todas as nações do mundo.” Citado por ALEXANDRE ABDALLA, 2006, em “O princípio da separação de poderes e seu ferimento pelo desvirtuamento das funções de cada órgão”, publicado pela Revista eletrônica da Faculdade de Direito de Campos.

A separação dos poderes evita que um se sobreponha aos demais, evitando que aquele que, num determinado momento, tenha mais força faça valer sobre os demais os seus interesses. A democracia burguesa foi idealizada para funcionar assim. Os democratas aceitam republicanamente as regras do jogo. Mas os autoritários tentam a todo custo subverter as regras para impor as suas vontades.

Isso quase sempre acontece quando alguns membros de um dos poderes são fracos e não se impõem como defensores das regras do jogo democrático deixando para outro decidir por eles.

É exatamente neste aspecto que os eleitores deveriam mais se fixar na hora de escolher seu candidato a vereador. Vereador sem autonomia intelectual e técnica não é capaz de ter representatividade no jogo democrático.

É por isso mesmo que ontem o prefeito de Floriano foi à Câmara interromper a sessão em que os vereadores iriam votar projetos de interesse da população. Ele chamou os seus vereadores (06) (base aliada) para uma reunião com o objetivo de decidir quem será o novo presidente. Visto que a oposição conta com um número inferior (04) de vereadores.

Não dá para acreditar. O prefeito indo à Câmara decidir quem vai ser o presidente. Pois se ele não foi lá para isso por que a tal reunião teria demorado mais de quatro horas? Por que ele teve de ir lá decidir quem vai ser o presidente? Decidir, sim, pois depois de sua saída o nome do vereador, futuro presidente, já estaria escolhido. A votação de hoje será apenas para formalizar a sua decisão.

Isto é uma vergonha para a população porque fica à deriva das decisões que põem de lado os seus interesses para dá lugar a interesses de um pequeno grupo.

Como subsídio para esta postagem reproduzo a reportagem publicada no portal Notícias de Floriano feita por ARISTÓCRATES CARVALHO que você pode ler originalmente clicando AQUI.


"VEREADORES DEIXAM DE VOTAR PROJETOS PARA DISCUTIR ELEIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL
.
Publicado em 03.12.2010
.
O novo presidente da Câmara de Vereadores de Floriano será conhecido hoje.
.
O novo presidente da Câmara de Vereadores de Floriano será conhecido hoje. A expectativa é tanta que os Vereadores da situação deram as costas para a sessão de ontem, dia 02, para participar de uma reunião a portas fechadas com o Prefeito [...].
.
A pauta da reunião com o Prefeito foi a eleição da nova mesa diretora da Casa Legislativa, até então presidida pelo Vereador Salomão Holanda, que também já colocou seu nome a disposição para a reeleição.
.
Na noite de ontem só estavam presentes os Vereadores Raimundo Martins, Celso Soares, Ana Cleide e Antonio Reis Neto. Por falta de quórum, projetos em favor da população que estavam na pauta não puderam ser votados.
.
A eleição está marcada para as 20:00h de hoje na Camâra Municipal de Floriano."
.
Reportagem de ARISTÓCRATES CARVALHO.
.
P. S.: Me contra-argumentaram dizendo que o prefeito teria sido convidado. E daí? O convite representa subordinação ou autoritarismo. Tanto faz se foi ou não convidado. O fato é que quando ele saiu de lá o nome do novo presidente já estaria definido. Tomara que ocorra uma reviravolta e dê tudo errado para ele. Vamos aguardar. A reunião está prevista para começar às 20h:00 de hoje.
.
.

2 comentários:

  1. Professor Jair, sinto-me no dever de informar que a situação da Câmara de Vereadores sofreu mais um revés político.

    Veja a matéria publicada no site noticias de Floriano cujo título é: "Salomão Holanda é reeleito, mas maioria na Câmara fica ameaçada."

    Bom esse tal de Aristócrates.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, Anônimo.

    Ele é perspicaz e informa a partir de um olhar crítico. Gosto disso, por isso reproduzo as suas reportagens.

    Um abraço.

    Jair Feitosa.

    ResponderExcluir

ESTE COMENTÁRIO SERÁ EXIBIDO DEPOIS QUE EU DER UMA LIDA, POIS TEM MUITOS MALEDICENTES ENVIANDO COMENTÁRIOS TRESLOUCADOS E RAIVOSOS. PARA DEIXÁ-LOS MAIS DESESPERADOS AINDA, NÃO PUBLICO NENHUM. MAS NÃO DEMORAREI COM O SEU, PROMETO.