domingo, 24 de maio de 2009

CONVERSA MOLE PRA BOI DORMIR - II.

.
.
.
... pega essa criança que tem medo de careta.
.
.
E continua a enxurrada de desculpas esfarrapadas. No caso do “roubo” do boneco “Joel Buracão” a justificativa foi que um funcionário que é responsável pelos carros que recolhem o lixo na cidade teria mandado recolher o boneco porque em sua conta ele o tinha (boneco) na conta de lixo.
.
Esta desculpa é uma piada impagável. A cidade inteira está cheia de lixo, de mato, de buracos e não há preocupação nenhuma e nem mesmo atitude para resolvê-los, mas foram bastantes eficientes para recolher o boneco. Com tanto lixo de verdade a ser recolhido na cidade esta desculpa também é muito preguiçosa.
.
Mas finalmente resolveram devolver o boneco. Devolveram-no. Eu disse ontem que eles não o fariam, pois estariam declarando a culpa no delito da subtração do mesmo. E agora, como justificar este ato vergonhoso? Surgiu como resposta o “boi de piranha”.
.
O prefeito divulgou uma nota oficial dizendo que abriu sindicância para apurar os fatos. Sindicância para saber quem foi o autor do delito, o porquê e com que finalidade. Piada, mais uma piada.
.
A cidade toda viu na TV que quem cometeu o delito foi um dos irmãos do prefeito. O porquê é que o elemento mínimo é tosco, intolerante, imprevidente, mau humorado, além do despreparo para o exercício do poder democrático. A finalidade é mesmo demonstrar intolerância para que não aconteça de novo. É para intimidar o povo. É para mostrar o estilo de governar dos auto-intitulados “coronéis”. Só que eles se esquecem que o povo é livre e autônomo (etimologicamente significa: aquele que age seguindo as suas próprias leis morais, ou seja, no sentido de que não precisa de ninguém lhe dizendo o que deve fazer).
.
O boneco foi devolvido em um local a quase um quilômetro da garagem da prefeitura para onde foi levado no dia do “roubo”. Mas estava todo arrebentado, segundo o dono disse na TV. Recompuseram o bicho que agora vai se tornar itinerante, além de seus clones que já surgiram. Com tantos bonecos assim pela cidade a prefeitura não irá mais fazer nada, só subtrair bonecos?
.
E a sindicância, como vai terminar? Em pizza. Como eu disse anteriormente, a cidade já sabe quem foi o autor do delito. Este não PODE ser punido. Mas deverão punir aquele que resolveu assumir o delito. Vão puni-lo? Calma pessoal, ele será, no máximo, advertido administrativamente – isto se houver punição. Afinal, não foi ele mesmo que cometeu o delito. É só para dizer que não foi aquele que foi e para justificar alguma coisa para os cidadãos incautos e para os ansiosos joelistas por uma resposta para repeti-la por aí.
.
Esse negócio de sindicância é só conversa mole pra boi dormir. E enquanto isso o lixo, o mato, os buracos continuarão aí por longo tempo assolando a nossa paisagem e saúde. E o “boi de piranha” vai dormir com tanta conversa mole e preguiçosa. “Boi, boi, boi, boi da cara preta...”
.
.
P.S.: Agora pronto, só porque moro no bairro Irapuá II, onde surgiu o primeiro boneco, já vieram me perguntar se não sou a pessoa que está por trás dos protestos como estão falando os aliados do prefeito. Isto é subestimar as pessoas e mudar o foco das atenções. Fui eu também quem respondeu sozinho a pesquisa que colocou o prefeito JOEL entre os quatro piores do Piauí? Vão se catar. Outra pessoa me disse que os aliados do prefeito estão filmando a organização dos protestos. Deve ser para mandar processar e prender o povo por falar a verdade. Será que na próxima pesquisa eles irão filmar também a todos? Deveriam gastar esse dinheiro era mandando tapar buracos, recolher o lixo e fazer a capina. Vão trabalhar.
.
.
.

Um comentário:

  1. Francimario Feitosa, biólogo, Manaus-Am24 de maio de 2009 às 13:03

    "Bode Expiatório anônimo" - Quem já ouviu falar nisso??? Dou uma bala de menta pra quem acertar... Falcatrua pura essa onda de acusar "inocentes correligionários"

    ResponderExcluir

ESTE COMENTÁRIO SERÁ EXIBIDO DEPOIS QUE EU DER UMA LIDA, POIS TEM MUITOS MALEDICENTES ENVIANDO COMENTÁRIOS TRESLOUCADOS E RAIVOSOS. PARA DEIXÁ-LOS MAIS DESESPERADOS AINDA, NÃO PUBLICO NENHUM. MAS NÃO DEMORAREI COM O SEU, PROMETO.