LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sexta-feira, 8 de abril de 2016

FLORIANO ESTÁ SENDO ACORDADA POR TRAFICANTES?



Foto: Lalo de Almeida/Folhapress.


Sobre foguetes como forma de comunicação de algo que aconteceu, está acontecendo ou que irá acontecer.

Os índios se utilizavam de fumaça para comunicarem fatos, acontecimentos, batalhas, pedido de ajuda e outras necessidades urgentes. Inventamos o telégrafo, telefone, computador, internet e a fumaça caiu em desuso.

O foguete foi uma forma de comunicação mais restrita. Ficou associada à comunicar um fato que aconteceu, está acontecendo ou que se anuncia para breve sempre apoiado em interesse restrito ou social. Porém comemorar um acontecimento importante de interesse privado ou público de forma rápida e estridente se transformou uma tradição. A passagem de ano novo, por exemplo.

As redes sociais tiveram o mesmo papel que as técnicas de comunicação mais atuais na substituição das formas técnicas de comunicação mais antigas. Soltar foguetes hoje em dia é algo que causa estranheza, pois quem quer comunicar algo a todos se utiliza de meios mais sofisticados, agradáveis, responsáveis e educados. Até porque há uma infinidade de pessoas que não dará a mínima importância para o que se deseja comunicar.

Foguetório ficou, praticamente, ao uso restrito da tradição de passagem de ano ou comemoração de um fato coletivo específico.

Desse modo, quem não se interessa em saber não pode ser agredido, importunado ou desrespeitado no seu direito de não querer saber. Quem solta foguete para comunicar algo se torna desagradável a todos os que têm o direito de se manterem em silêncio por seus motivos.

As formas de comunicação atuais são muito mais eficientes, abrangentes e completas na transmissão da mensagem. Com o uso de foguetes para esse fim apenas aqueles que sabendo a hora e o local é que entenderão a mensagem e seus motivos.

Por exemplo: todos sabem que traficantes de drogas se utilizam de foguetes para anunciar a chegada da polícia aos arredores da boca de fumo. Eles também dão uma utilidade mais ampla ao uso de foguetes que é quando chega droga nova na boca de fumo. Então aqueles que se interessam já estão sabendo que aquele sinal é o chamamento.

Assim como para quem cultiva a tradição de soltar foguetes em Floriano às 6 horas da manhã é aquele tipo inescrupuloso, fora da lei, canalha, desrespeitoso e imbecil, esse foguetório tem um público específico que de antemão sabe do que se trata. O restante da população tem que acordar para NÃO ficar sabendo de nada, posto que não entende o significado daquele sinal.


Só os noiados sabem do que se trata a solta desses foguetes nos últimos dias em nossa cidade. Ou é um canalha excêntrico que deseja expor para todos que algo lhe aconteceu e que imagina que a cidade toda tem que tomar conhecimento mesmo à força ou é um traficante anunciado que chegou droga nova na quadrilha dele. O que, a meu ver, não há como fazermos uma diferenciação adequada dos dois tipos.