LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

MEU MARASMO, MEU TÉDIO E MINHA MESMICE.



Foto do Facebook do russo Alexander Remnev (esq) durante uma viagem a Dubai, no primeiro semestre de 2014. A imagem acima foi tirada em uma torre que, segundo Remnev, tem 345 metros de altura.


Em texto publicado na Folha de São Paulo em 23.07.2015. o psicanalista italiano Contardo Calligaris fala de um comportamento que tem se evidenciado cada vez mais nas redes sociais e que ele chama de “"selfies perigosos": autorretratos em situações que implicam o risco de perder a vida.”

O que se pretende mostrar com essas incessantes e intermináveis demonstrações de aparente insanidade é dizer para os “amigos” (que curtem as fotos postadas) que “eu estou vivendo mais do que você” e que a sua vida é “insossa, insignificante”. Portanto estou aproveitando muito mais a vida e tornando-a, pelo menos para mim e para as coisas em que acredito e que por elas sou capaz até de por a minha vida em risco, mais interessante e merecida.

Enquanto você fica aí sentado no sofá feito um boboca desperdiçando o tempo de forma mesquinha e irrelevante eu estou aqui vivendo, mesmo que muitas de minhas fotos não mostrem situações de risco ou perigo. Mas elas mostram experiências que arrancam de dentro de mim a sensação de realização a ponto de eu sentir a necessidade de mostrar para você que eu estou feliz e completo do que você que está aí só olhando, curtindo e morrendo de inveja de mim e de minhas experiências.

Pensando assim como sugeriu Contardo Calligaris, isso não é uma coisa nova entre nós humanos, porém estamos vivendo um momento histórico em que o marasmo, o tédio a mesmice tem levado as pessoas a irem muito mais além do que normalmente se pensaria em ir para romper com o marasmo, o tédio e a mesmice. Daí vem as fotos do alto de prédios em situação de risco, os chamados "selfies perigosos”, para mostrar o que sou capaz de fazer para ir além do “normal”, para mostrar que não poupo energia para fazer a minha vida ser algo que valha a pena e, além disso, poder te fazer inveja cor tudo isso.

Não há nada de novo nesse comportamento humano de desejar fazer o outro se sentir menor do que nós. Mas a Internet tem feito isso de forma avassaladoramente imediata. No momento mesmo que o sujeito está experienciando sensações que ele garante serem capazes de superar o marasmo, o tédio e a mesmice, ele posta na expectativa que vejam e curtam, ou seja, que digam que estão todos assistindo a ele viver enquanto que quem curte apenas está olhando sentado espalhado num sofá ou numa cadeira na antessala de um consultório assombrados pelo marasmo, pelo tédio e pela mesmice.

Nesse meio eu me vejo como alguém que dificilmente posta fotos das experiências que tenho ou dos fatos que protagonizo. Isso me torna, nessa perspectiva, uma pessoa assombrada pelo marasmo, pelo tédio e pela mesmice. Será verdade? O fato de eu não postar fotos minhas significa que não tenho tido experiências ou, pelo contrário, para mim isso significa que não é relevante que os outros saibam de tudo o que faço e quando faço? Sou uma pessoa com atitudes diferentes e dou às redes sociais uma destinação que não seria própria dela, posto que ela serviria mesmo para a finalidade da exposição de egos? Não sei ao certo.

Só sei que alguns fazem questão de registrar em selfies suas experiências de tal modo que terminam mostrando uma pessoa, um mundo, uma realidade que não se sustentam na concreticidade.  Contardo Calligaris cita no seu texto que um amigo seu com que ele viajou muito, e que era gay numa época que ser gay era muito pior do que hoje, se aproximava de mulheres lindas para que Contardo tirasse fotos dele ao lado delas para quando retornassem à empresa poder mostrar aos amigos que tinha ficado com tais e tais mulheres. É sobre isso que falo.

Prefiro evitar mostrar minhas experiências para não assombrar meu marasmo, meu tédio, minha mesmice.

P.S.: Para ler o texto de Contardo Calligaris clique AQUI. 




sábado, 22 de agosto de 2015

SANDÁLIA DE NARCISISTA.


“O amor imaturo diz: ‘Eu te amo porque preciso de você’. O amor maduro diz: ‘Eu preciso de você porque eu te amo’.” (Erich Fromm – 1900/1980)

O narcisismo extremado leva alguns homens a se comportarem como senhores de suas parceiras. Tal narcisismo é uma espécie de patologia egoísta que a pessoa possui e, por não conseguir amar ninguém, senão a si mesmo, busca na parceira uma forma de saciar as necessidades. Mas depois de saciado a parceira perde o encanto e a serventia e é, então, desvalorizada, maltratada, humilhada. 

Ele, o narcisista, diz que ama porque preciso da pessoa para completar as suas necessidades, faltas. Quando está satisfeito não se comporta mais como um amante. Por isso ele proíbe que a parceira saia, se afaste dele porque pensa que pode perdê-la. Mas ele não pensa em perder o amor de sua vida, mas tão somente aquela pessoa que lhe serve quando está necessitado.