LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quinta-feira, 21 de maio de 2015

O NÉSCIO FORMADO.




Você quer reconhecer um néscio em política? É aquele que pensa e diz que a ação governamental depende da vontade exclusiva do político, daquele que exerce o poder.

Ele, o néscio, não entende que cada modelo de sociedade, ao longo da história, criou um sistema político, econômico, cultura e militar para atender às necessidades, interesses e objetivos do grupo que ascendeu o poder. Em cada época tal grupo construiu um conjunto de instituições para defender a perpetuação de si no poder.

Caso não fosse assim, ainda hoje estaríamos vivendo num tipo de sociedade como os gregos políticos a organizaram, a aristocracia. E então bastaria apenas substituir o homem político por outro e, assim, teríamos a sociedade que gostaríamos. Bastando para isso que o homem que exercesse o poder fizesse exatamente aquilo o que tem de fazer procurando sempre atender às necessidades, interesses e objetivos de TODOS os grupos sociais.

Mas nunca foi assim. E não é assim atualmente. Essa noção tosca de que um governante não realiza todas as ações necessárias para os outros grupos da sociedade por que não quer ou é incompetente é apenas uma demonstração de desinformação e deformação intelectual.

Um governante que por acaso é originário de um grupo social para o qual o modelo de sociedade não foi criado, pouco pode fazer em termos de ação pública para os grupos que mais precisam de ações públicas quando está no poder. Um governante, quase sempre, é apenas um gerente do modelo econômico e político. Pouco se consegue alterar do modelo original. E quando se muda alguma coisa é para atualizar e adequar o modelo às novas exigências temporais.  Apenas aspectos superficiais são possíveis de modificações. No mais, muda-se alguma coisa irrisória com a finalidade de que tudo continue como está.

Basta estudar um pouco de nossa história recente para constatar que aqueles governantes que tentaram transformar aspectos essenciais do modelo social, político e econômico burguês foram retirados do poder. Ou seja, não exerceram a função original de gerente. Desejaram se tornar diretores. Então, nessas horas, os donos da sociedade saíram de suas camas e fizeram a ordem social retornar ao seu eixo.

Getúlio Vargas e João Goulart foram gerentes trabalhistas. Quando suas ações governamentais se voltaram para atender às exigências dos trabalhadores, foram apeados do poder. Lula quase foi apeado do poder por iniciar uma nova era de direitos trabalhistas. Dilma, que deu continuidade ao governo trabalhista, esteve no limite da demissão porque não queria colocar em prática o real modelo burguês. Teve de voltar atrás e nomeou um ministro da Fazenda de confiança dos donos da sociedade e o discurso de demissão da gerente sumiu das bocas tanto da elite como dos seus representantes políticos.

Mas eles, os burgueses, donos da sociedade capitalista, para quem esse modelo existe e por quem foi construído, estão de olho na gerente. Qualquer coisa eles derrubam, demitem e colocam alguém de confiança.

Isso tudo que eu disse, grosso modo, pode ser dito de forma mais elaborada e detalhada, porém alguns intelectuais possuidores de curso superior não iriam entender porra nenhuma e continuariam a ser néscio em política como sempre foram.

O pior de tudo é que eles se acham o máximo, mesmo sem saber de merda nenhuma, sem nunca ter prestado atenção corretamente às aulas de História e nunca ter lido um livro de Filosofia Política. Quando não encontram em alguém o seu reflexo, como disse “um antigo compositor baiano”, ‘acham feio o que não é espelho’. Ou seja, se alguém não lhe segue, então os não seguidores passam a ser detratados.


Mas, como disse o ex-político Mão Santa, “a ignorância é audaciosa”. Não sabem que são ignorantes e, por isso, são ignorantes duas vezes: 1º porque ignoram, não sabem de um determinado tema. 2º porque ignoram que são ignorantes, não sabem que não sabem do tema. E, assim, arregimentam um conjunto disparatado de crenças superficiais e saem por aí pregando a ignorância com a convicção da verdade. E se alguém apontar a sua ignorância este é tido por pretensioso, arrogante. Mas o que ocorreu foi apenas o desvelamento da ignorância de um néscio que acha que está sempre certo. Mesmo que tenha faltado às aulas de História para conversar merda com outros néscios no pátio da escola.