LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

SILVIANO SANTIAGO: AVANÇOS NA VIDA DAS PESSOAS DAS CLASSES POPULARES JUSTIFICAM SEU VOTO EM DILMA.



Silviano Santiago destaca o crescimento da autoestima do povo brasileiro como resultado das políticas aplicadas por Dilma no governo do país. Concordo com ele e corroboro as suas boas razões.


"PORQUE VOU VOTAR EM DILMA

Votarei em Dilma por razões simples e progressistas, que só afetam de maneira indireta o meu dia-a-dia. Por razões, portanto, republicanas. Julgo que durante seu governo avanços foram feitos em direção à melhoria das condições de vida das classes populares.

Nomeio os avanços, salientando que eles foram articulados no âmbito duma geografia nacional descentrada (sem privilégio ao eixo sudeste): programa residencial para os cidadãos de baixa renda, educação nos vários níveis, saúde pública, maior acesso das famílias aos bens domésticos e sensível aumento da autoestima.

O último avanço – aumento da autoestima − pode parecer ridículo às vésperas da eleição. Não o é, pois se refere ao modo como nos últimos anos cresceu o reconhecimento por parte das classes altas e letradas daqueles e daquelas que vieram sofrendo por séculos as várias formas de preconceito social, étnico ou comportamental. Isso também redunda em ganho democrático da população brasileira como um todo.

Só criticaria seu governo por algo que me toca diretamente: o reduzido interesse dedicado às atividades culturais e artísticas na complexidade que elas adquiriram no século 21."


(*) SILVIANO SANTIAGO é escritor. Romancista, poeta, crítico literário, ensaista e professor. Autor dos livros Em Liberdade, Stella Manhattan, Viagem ao México. Ganhou o Premio Ibero-Americano José Donoso 2014 da Universidade de Talca, no Chile, o qual receberá no fim de outubro.



quinta-feira, 11 de setembro de 2014

DILMA 13: AS BOAS RAZÕES DE BOSI SÃO AS MINHAS TAMBÉM.



Leia texto de Alfredo Bosi sobre as razões que o levam a votar em Dilma 13 para presidente. São as mesmas boas razões que me levam também a votar nela. (Foto da Internet).


POR QUE VOTO EM DILMA PARA PRESIDENTE:

- Porque Dilma já destinou 75% dos recursos do pré-sal para a Educação

- Porque Dilma já destinou 25% dos recursos do pré-sal para a Saúde

- Porque Dilma está desativando o programa de construção de usinas nucleares

- Porque Dilma cuidou do setor energético para impedir um novo apagão

- Porque, apesar das dificuldades econômicas, Dilma  aumentou o número de empregos formais e está evitando os males do desemprego

- Porque Dilma criou o programa Mais Médicos, que já está atendendo cerca de 50 milhões de cidadãos, a maioria de baixa renda

- Porque Dilma apoiou grandes programas de acesso de milhões de jovens aos cursos superiores

- Porque Dilma manteve o programa Bolsa Família e criou o projeto Minha Casa Minha Vida

- Porque a política internacional do seu governo é corajosa, independente, amiga da paz e aberta aos países em desenvolvimento e aos subdesenvolvidos.

- Porque a sua personalidade é firme, coerente e equilibrada, como se espera de uma presidente da República.

- Porque Dilma respeita a liberdade de imprensa.


ALFREDO BOSI


(Professor Emérito de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo. Professor universitário, crítico e historiador de literatura, Alfredo Bosi nasceu em São Paulo no ano de 1936. Bosi é autor, entre outras obras, de História Concisa da Literatura Brasileira (1970), O Ser e o Tempo da Poesia (1977), Céu Inferno: ensaios de crítica literária e ideológica (1988), Dialética da Colonização (1992) e Machado de Assis: o Enigma do Olhar (1999) Bosi tornou-se imortal da ABL no dia 20 de março de 2003. Hoje ele ocupa a cadeira de nº 12, que foi de dom Lucas Moreira Neves.