LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

BBB: EXPOSIÇÃO DO FRACASSO DA EDUCAÇÃO MORAL DOS CONSERVADORES, RELIGIOSOS OU NÃO.



Participantes do programa em dia de animada festa em foto da Internet. Exposição de seus costume sexuais que vieram de fora.


Muita pessoas dizem que não assistem ao BBB porque o programa tem como objetivo difundir comportamentos inconiventes e imorais. Práticas tais como o homossexualismo masculino e feminino, desavenças, brigas por ciúmes e por coisas banais, amor livre, sexo sem segurança, sexo promíscuo, egoísmo exagerado, competição desenfreada, mentiras e “otras cositas más”.

Essa postura vem a casar com aqueles que desejam que seus valores morais sejam o padrão social e não aceitam outros valores e nem mesmo que os seus sejam questionados. Quem pensa assim imagina e crer que seus valores são os corretos, os mais adequados e devem ser conservados contra novas posturas sexuais e morais.

Não assisto ao BBB por um motivo bem distinto, não há nada o que aprender ali. Não há viva alma que tenha algum conteúdo a ser divulgado proveitosamente. Não há comportamento sexual ou moral novo e interessante a aprender.

Tudo o que se faz ali não é resultado de um roteiro que prévia e diabolicamente foi construído para destruir a moral constituída. As pessoas fazem e dizem aquilo que já aprenderam na vida a fazer fora dali.

O que se confronta e provoca até a ira nos conservadores que pregam a retirada do programa do ar é que a escolha de pessoas com um perfil de comportamento e de uma moral muito semelhantes entre si que foram postos juntos para se degradarem vão além do que se deseja para quem assiste e reclama.

Não vejo como sendo um roteiro para ser destruir a moral e pregar os comportamentos corretos, na visão da Rede de TV. Vejo como uma possibilidade de crítica pela sociedade a esses comportamentos morais e sexuais no sentido de perguntar em que isso pode nos ser útil. Para que serve e para onde nos levará essa conduta. Como tais práticas possibilitarão nos tornar “versões melhores de nós mesmos”.

Do ponto de vista econômico, como a nossa sociedade pode aproveitar para enriquecer mais ainda? Como essas práticas podem moldar um novo comportamento no consumidor? Têm esse objetivo?

Do ponto de vista social, como essas práticas podem nos levar a questionar os valores existentes que não nos servem mais e os que não nos levariam a um lugar mais digno? Como as relações sociais e os conflitos podem ser mais bem equacionados para que os velhos problemas possam ser, enfim, resolvidos? Como essas práticas podem moldar o comportamento adequado para uma vida mais adequada aos princípios da sociedade neoliberal?

Do ponto de vista cultural, em que sentido a divulgação de tanta burrice, alienação e desinformação podem nos fazer ver que nossa sociedade precisar combater duramente esses problemas culturais? Será que deveríamos assistir aquilo para constatarmos que a nossa educação necessita melhorar muito a formação de nossos jovens?

Não assisto ao programa porque não busco as causas desses problemas naquele tipo de divulgação. Outras fontes são mais completas, sérias e profundas na demonstração daquilo que necessitamos. Mas não descarto que muita gente possa se confrontar com tais problemas através desse programa. Desde que o assista nessa perspectiva.

Os moralistas conservadores, religiosos ou não, deveriam aprender com o programa e perceberem que apenas o desejo e a vontade, muitas vezes violentas, de querer conservar seus valores apenas falando deles ocasionalmente não está formando corretamente as novas gerações.

Que deveriam perceber o quanto estão fracassando na empreitada da divulgação de seus valores marais porque o que está sendo mostrado ali de forma acintosa, debochada e escrachada é um retrato do fracasso. É uma demonstração de que as novas gerações não estão aceitando ou aprendendo como deveriam ser, de acordo com os valores dos conservadores, o correto comportamento moral e práticas sexuais.

P.S.: Pode-se objetar que a TV é um meio de moldar comportamentos. Sim! É claro. Pode-se também dizer que a TV Globo ganha muito dinheiro expondo a miséria alheia após a ingestão de bebidas alcoólicas. É correto também. Mas tudo isso faz parte da exposição daquilo em que as pessoas se transformaram ao longo da vida.  



quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

IFPI FLORIANO ABRE INSCRIÇÕES PARA PROFESSOR SUBSTITUTO.



Foto do portal do IFPI – Floriano.

Está em vigência o período de inscrições para professor substituto no IFPI Floriano na área de Infraestrutura cuja graduação exigida é em Engenharia Civil.

Veja o edital clicando AQUI.


"O Campus Floriano do Instituto Federal do Piauí recebe inscrições, até 7 de fevereiro, para seleção de professor substituto de Edificações. Os interessados na vaga devem ter graduação em Engenharia Civil.

As inscrições ocorrerão no Gabinete da Diretoria-Geral do Campus, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30. A seleção será realizada através de provas de desempenho didático e de títulos. Na prova didática serão analisados o plano e o desenvolvimento da aula. Já a prova de títulos valerá 100 pontos e constará da formação acadêmica, atividades de docência e experiência profissional e atividades de pesquisa.

O resultado final será divulgado no dia 17 de fevereiro. Os aprovados serão contratados pelo período de até um ano, sendo permitida a prorrogação por mais um ano, desde que não se exceda o prazo total de dois anos.

O regime de trabalho será de 40 horas semanais, distribuídas em dois turnos de trabalho a serem estabelecidos pela Diretoria de Ensino do Campus de acordo com os horários de aulas. A remuneração básica para graduados é de R$ 2.714,89."



sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

MARIA QUITÉRIA PEREIRA: LUTA POLÍTICA COMO ESPERANÇA DE VIDA.



Imagem do TRE.


Hoje completa um mês do falecimento de Maria Quitéria Pereira (53 anos). Ela foi organicamente aquilo que Aristóteles chamou de zoon politikon por entender que humanos como nós podemos lutar por aquilo que acreditamos tendo em vista a vida na cidade e com a felicidade como objetivo das finalidade.

Algumas vezes conversamos em reuniões do partido ao qual somos filiados, PSB, e ali ficava bem explícito a sua paixão pela luta política como um dos mais eficientes mecanismos das relações entre os politikós.

Sempre na perspectiva de marcar indelevelmente a sua luta política para além do registro histórico de sua eleição à Câmara de Vereadores, Quitéria discorria sobre seus atos políticos e suas conquistas através de projetos e requerimentos cuja finalidade era sempre a vida da polis.

Foi contadora e também Diretora do Campus de Floriano da UESPI onde sempre ressaltava que as limitações burocráticas não a impediram de superá-las com seu desprendimento pessoal.


A história política dessa mulher guerreira a tornou imortal na vida da cidade e na história política do seu povo.



quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

LETÍCIA LIMA, JOVEM ESTUDANTE DE DIREITO NA UFPI TERESINA.



Foto do Facebook de Letícia Lima. 


Letícia Lima, a primeira à direita, é filha do meu cunhado José Valdo e foi aprovada pelo ENEM no curso de Direito na UFPI em Teresina.

Ela não perdeu tempo e já foi fazer a matrícula. Na foto está acompanhada de colegas de faculdade.

Desejo a ela todo o empenho possível para que seja uma profissional de qualidade. Aliás, o que já é previsível pela dedicação que ele tem aos objetivos intelectuais dela.

Um abraço, Letícia.


terça-feira, 14 de janeiro de 2014

EXEMPLO DE MÁ-FÉ.



Imagem da Internet.


Um sujeito angustiado por causa da expectativa sobre as consequências de suas atitudes e decisões é um sujeito autônomo, pois sabe que é responsável por aquilo que vier.

Já quem não gosta desse tipo de angústia procura colocar, para si mesmo, que as suas ações e decisões não são responsabilidade sua, mas resultado da ação do destino ou de outros que teriam tomado as decisões e agido por ele. Nesse caso ele pode mentir para si mesmo se convencendo que não é responsável pelo que fez ou decidiu. Então as consequências não devem recair sobre seus ombros.

O sujeito busca se livrar daquilo que poderia comprometê-lo. Deixa de usufruir da liberdade de escolher para não ter de arcar com as consequências. Fica preso às escolhas que fazem por ele e, assim, deixa que as circunstâncias controlem a sua vida.

Um sujeito assim submerge no reino das necessidades. No reino das necessidades não há liberdade. O sujeito é escravo. Como tem sempre de fazer aquilo que é indispensável, portanto não tem escolhas.

Vou dizer de forma mais direta. Um sujeito que se supõe ter uma profissão, mas abre mão dela para se submeter aos caprichos de outra pessoa é um escravo. Vivendo assim, ele passa a atribuir sempre ao outro o que ele próprio necessita e faz.

Desse modo, ele vira um capacho, um pau mandado. Faz o que lhe mandam fazer para poder ter meios de garantir a sua subsistência e de seus dependentes.

Se a vida tá dura a culpa é daquele que lhe controla. Se não consegue o que necessita, a culpa é daquele que lhe remunera mal. Mas por outro lado, se pratica uma patranha a culpa é daquele que lhe controla, pois foi mandado.  Assim ele não se sente culpado por ter feito um ato desonesto. Deste modo não se angustia porque não foi escolha sua. A responsabilidade das consequências deve ser do outro.

Escrevi vários textos para deixar registrado cotidianamente os 8 anos de atuação do pior prefeito da história de Floriano. O ex-prefeito de nossa cidade foi o mais incompetente que já houve na cidade. Não cito o nome dele aqui para manter a integridade do blogue.

Quase todos os seus malfeitos ficaram registrados aqui no meu blogue. Desde as acusações de adversários políticos passando pelas acusações da Polícia Federal, Ministério Público Federal e Estadual.

As acusações são objeto de investigação e apreciação da Justiça. Inclusive o pedido de indisponibilidade dos seus bens solicitado por um procurado federal em decorrência dos malfeitos de que ele é acusado pelo MPF.

Há um ano a nossa cidade expulsou esse indivíduo da vida política da cidade através da derrota fragorosa de seu candidato a prefeito.

Mas agora ele está se mostrando aos incautos como um pretenso candidato a deputado estadual. Suas chances de ser eleito, segundo pesquisas de hoje, são consideráveis. O que mostra como parte dos eleitores é capaz de esquecer as atitudes de um homem que quase destruiu a nossa cidade.

Mas este texto que escrevo agora trata de um pau mandado do ex-prefeito que vive linkando meus textos para tentar enganar, trapacear a percepção dos florianenses em relação a administração do atual prefeito, Gilberto Junior.  

Como o pau mandado não gosta de assumir responsabilidades, então lança meus textos como se eles falassem dos atos do atual prefeito. É uma farsa, porque os malfeitos do ex-prefeito são inigualáveis, incomparáveis. No entanto, o pau mandado coloca palavras na minha boca porque é covarde e quer fugir das consequências.

Faz aquilo que é mandado fazer. Não se sente culpado porque mente para si mesmo que não está cometendo fraude nenhuma. Mas ele mesmo é uma fraude, pois o homem que tenta fugir da liberdade de escolher vive uma mentira.

Portanto, um texto meu que trata especificamente de crítica à administração do ex-prefeito, o mais incompetente que houve, não serve para avaliar a atual administração visto que os fatos não se repetem. A história nunca se repete. A história não é a soma de acasos como foi a eleição do ex-prefeito e seus malfeitos.

A farsa que o pau mandado está tentando montar é exatamente esta: por mentir para si mesmo que não tem responsabilidade sobre as consequências de suas ações desonestas ele joga para os incautos a compreensão farsante de que todos os políticos são iguais.

Ele é incompetente para fazer uma crítica e se utiliza da farsa para mostrar seu ressentimento.


Todo ressentido é covarde. O pau mandado a que me refiro aqui é duplamente covarde. 1º porque não assume as consequências de suas ações torpes, 2º porque é ressentido.