LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

ADMINISTRAÇÃO CHENHENHEM - IV.

.
.


.
Nestas fotos temos a galeria da Av. Fauzer Bucar, bairro São Cristovão. Descaso total e completo com os moradores desse bairro. Será perseguição? Qual nada, é incompetência mesmo. Os outros bairros da cidade não estão em melhores condições do que este. É uma demonstração inquestionável que este prefeito é o mais incompetente da história de Floriano. Não há mais dúvidas, ele já é história. Para tornar meus argumentos irrefutáveis clique nas fotos para ampliá-las.
.
.
.

ADMINISTRAÇÃO CHENHENHEM - III.

.
.





.
Esta é uma das ruas mais desprezadas pela atual administração pública de Floriano. Esta é a histórica Rua Sete de Setembro, Bairro São Cristovão. Histórica porque é uma das primeiras ruas e umas das principais de nossa cidade quando esta estava se estruturando. Mas vejam o que este prefeito tem feito por ela.
.
Além de entrar para a história como o pior prefeito que já existiu em nossa cidade vai ser considerado, como já o é por um número expressivo de moradores, como aquele que elevou ao grau infinito a sua incompetência e transformou o acesso aos comércios desta região do bairro em algo quase impossível. Isto tem prejudicando tanto os comerciantes quanto os moradores.
.
Muitos dizem sentir vergonha ao convidarem pessoas para irem às suas casas. Pensam antes duas vezes. É lamentável, é desastroso.
.
Tanto o acesso pelo Anel Viário (Av. Dirceu Arcoverde) quanto pela Rua 7 é muito precário. Só vai lá mesmo quem tem o que fazer por lá, como se diz.
.
É muito descaso. Olhem a buraqueira. Olhem a sujeira. A incompetência em pessoa atribui a tudo as causas deste descaso, agora está dizendo que é por causa das obras do PAC. Mas nesta parte da rua não cola. As obras não chegaram até aí. É muita incompetência, pois esta situação está assim há seis anos.

.
Clique nas fotos para constatar melhor o descaso.
.
.

ADMINISTRAÇÃO CHENHENHEM - II.

.
.



.
O prefeito mais incompetente de nossa história já deu vários nomes à sua incapacidade de administrar. No começo justificava que o descaso com a cidade era decorrente das chuvas. Depois foi culpa de Deus. Depois da crise mundial. E agora diz que não faz o que deveria fazer porque está aguardando a conclusão das obras do PAC na cidade. Pura desculpa para incompetência.
.
Tanto é que iniciou a operação tapa buracos na Av. Santos dumont e hoje está fazendo na Rua São João, centro da cidade. Vejam melhor a comprovação do descaso administrativo clicando nas fotos para ampliá-las. Estas fotos são de uma rua do centro da cidade. Só dá para acreditar se repetirmos. É do centro e estão assim há seis anos. Há seis anos.
.
O que que é isso gente?
.
.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

ADMINISTRAÇÃO CHENHENHEM - I.

.
.





.
Este é o Mercado Central de Floriano. É a este mercado que grande parte da população se dirige para comprar arroz, feijão, carne. Leitores, olhem as condições que se encontram as instalações do local que deveria ser exemplo de higiene. O prefeito já foi obrigado pelo Ministério Público a fechar o local onde os animais eram abatidos e vendidos para alimentar a nossa gente pela absoluta falta de higiene (o escândalo do matadouro).
.
Fui ao mercado comprar uns objetos lá no Zé Mendes, mas até chegar lá passei pelo corredor lateral (este da foto). É uma fedentina só. Mijo é o odor característico do local. Pessoas que trabalham lá pediram para que eu fotografasse lá dentro. Pediram para que eu voltasse à tardinha, pois a quantidade de urubus que chegam por lá é inacreditável.
.
Este é o prefeito mais incompetente que a nossa cidade teve o azar de eleger. E nós temos de ficar calados. As pessoas me falaram o que falaram olhando para um lado e para outro. Como se estivessem com medo de serem flagradas. Que terror é este? Que medo é este? Que violência é esta? Em que lugar estamos vivendo? Pessoas aterrorizadas, com medo de dizer o que pensam?
.
Quando digo e repito que este prefeito é o mais incompetente de nossa história o faço para que todos saibam que não devemos nos curvar à incompetência e ao terror. Que não devemos nos calar. Que todo este descaso flagrado pelas fotos acima será punido em breve. Vamos aguardar os resultados das investigações sobre falsificação de documento público que estão sendo conduzidas pelo Ministério Público Federal e Também pela Polícia Federal e que tem a atual administração como investigada, conforme denunciaram o Portal AZ e o Secretário de Infraestrutura do Estado, AVELINO NEIVA.
.
A incompetência não é desculpa para o descaso, ou é?
.
.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

ADMINISTRAÇÃO TAPA BURACOS.

.
.
.
Foto indesculpável do descaso com a cidade de Floriano. A foto foi retirada do portal Notícias de Floriano que mostra mais uma vez (durante seis anos) que o prefeito é mesmo o mais incompetente que a história de nossa cidade já experimentou.

Todo ano ele faz a tal “Operação Tapa Buracos” e anuncia aos quatro ventos o que está fazendo. O pior é que muita gente aceita e defende que essa falta de respeito à cidade como algo que fosse do topo das ações competentes.

Para demonstrar que o prefeito é incompetente rememoro entrevista dada ao programa “Bom dia Floriano” da rádio Princesa FM - apresentado pelo radialista RIBAMAR DOS SANTOS - pelo Secretário de Infraestrutura do estado AVELINO NEIVA que disse que bastava, quando surgisse o primeiro buraco em uma rua, que mandasse tapar e fazer o serviço bem feito para evitar que toda a rua fosse tomada pela destruição iminente dos buracos.

O prefeito de Floriano prefere agir pela via da incompetência e só manda tapar os buracos quando a rua toda já está irremediavelmente comprometida e só depois de dois aspectos primários virem à tona: a reclamação ostensiva da população e o início do período das festividades de final e começo de ano.

É lamentável para a nossa cidade ter de suportar mais dois anos da mais inacreditável incompetência administrativa de nossa história.

Os turistas virão, os florianenses que vivem em outras cidades nos visitarão, transeuntes por aqui passarão e verão que não exagero em minhas tintas. Pelo contrário, sou até econômico em vista da realidade que é. Certamente, quando o prefeito se expuser no primeiro dia do carnaval de 2011 a população, turistas e transeuntes dirão a ele, de novo, que ele é e será o prefeito mais incompetente da história de nossa cidade aplicando-lhe mais uma salva de vaias inesquecível, vergonhosa e estrondosa.

Leia reportagem de ARISTÓCRATES CARVALHO dando conta de mais essa inquestionável demonstração de incompetência do prefeito de Floriano. (Evidentemente entendida a partir do meu ponto de vista).
.
.

"Prefeitura de Floriano deu início à operação tapa buraco
.
26/12/2010
.
A grande preocupação agora é com a chegada do carnaval e com a imagem que os turistas levarão de volta para casa.
.
Como de costume, a Prefeita de Floriano deu início ao trabalho de “tapa buracos” na Avenida Santos Dumont, uma das principais vias da cidade. A ação visa à melhoria do tráfego, tendo em vista que o fluxo de veículos no final de ano aumenta.
.
O empreendimento de forma alguma resolve o problema do caos nas ruas e avenidas da princesa do sul, mas atenua uma situação há muito denunciada pela imprensa local.
.
Há alguns dias mostramos a situação caótica da Avenida Dirceu Arcoverde, próximo à garagem da Prefeitura; uma camada de piçarra foi jogada no local e o problema não foi resolvido.
.
A grande preocupação agora é com a chegada do carnaval e com a imagem que os turistas levarão de volta para casa."
.
Reportagem de: ARISTÓCRATES CARVALHO
.
.
.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

BOAS FESTAS A TODOS.

.
.
.
Quero aproveitar a oportunidade para desejar, nesses dias de final de ano, a todos os leitores e seus familiares e amigos, a todos os meus amigos e seus familiares, a todos os meus familiares que tenham bons motivos para festejar e comemorar nas festividades culturalmente criadas para essas oportunidades.
.
O final de ano é sempre uma época de análise, contemplação, reflexão, projeção das coisas mais importantes de nossas vidas e é também a hora de curtição dos momentos vitoriosos e felizes.
.
Não importa se todas as formas de viver esses momentos estejam envoltas pelo manto das religiões. Cada um sabe de si. O que me importa é saber que estamos satisfeitos com os resultados dos nossos esforços. Mesmo que o objetivo ainda não tenha sido alcançado. Porém o que vale é lutar para superarmos os obstáculos, dores e sofrimentos. A maravilha vem daí, do resultado que conseguirmos alcançar, pois "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é".
.
Boas festas a todos.
.
.

GOZAÇÃO NO ELEVADOR.

.
.
.
.

Certa vez, num domingo, fomos à praia quando morávamos em Fortaleza. Um desses dias que a gente programa para se divertir e aproveitar as belezas naturais.
.
Eu, minha esposa e minha filha INGRIDY, isto já faz uns quinze anos, ficamos até as 15 horas. Satisfeitos, resolvemos voltar. Eu já tinha bebido as cervejas programadas para a oportunidade.
.
Chegando ao prédio em que morávamos elas decidiram ficar na área de recreio do prédio, enquanto eu, já doido por uma cama, subi ao décimo andar. Entrei, fechei a porta com a chave. Tomei banho e me deitei logo na cama. Também tive o cuidado de encostar a porta do quarto.
.
Quando minha filha, ainda criança, tinha cansado de brincar elas subiram. Tocaram a campainha. Bateram à porta com muita insistência e força. Pediram o porteiro para interfonar e nada. Alguns vizinhos sugeriram à minha esposa que chamasse o Corpo de Bombeiros.
.
Sem pensar muito e com pressa de entrar assim o fez. Pois bastava aguardar que o sono da cerveja se saciasse que eu abriria a porta sem mais problemas.
.
Os bombeiros chegaram e tomaram conhecimento do motivo da chamada. Não acreditaram que poderia ser um sono comum, como tantos outros. Ponderaram: ou está passando mal ou já estaria morto. Começaram a agir. Foram ao apartamento de cima e, pela janela, entraram no apartamento que eu estava. Usaram a técnica do rapel.
.
Antes de entrar o bombeiro perguntou à minha esposa como eu estava e se eu tinha alguma arma. Ele foi ao quarto e quando abriu a porta eu estava dormindo pelado na cama. Ele voltou e abriu a porta para que as meninas entrassem. O bombeiro perguntou por que minha esposa não o avisou que eu estava nu. Todos os que estavam no corredor sorriram da cena que ele descreveu.
.
Esse foi o assunto no prédio por muito tempo. Quando amanheceu segunda-feira e eu tinha de ir trabalhar procurei retardar os meus horários para não ter de encontrar ninguém nos elevadores. Mas sempre tem aqueles de quem não escapamos. Gozação. Pelo interfone, então? Os caras não me deixaram em paz por algum tempo.
.
Só sinto ter sido o motivo de os bombeiros terem desperdiçado tempo e trabalho comigo. Mas o que não me deixa esquecer esse fato é a recordação das gozações dos amigos quando os encontrava nos elevadores.
.
.

AFINAL, QUEM COMEU QUEM?

.
.
.
Como terá terminado a história abaixo do "Cachorro Velho" que me foi enviada por DAMÁSIO KENNEDY DE AMORIM? O fim é o que sugere a foto acima?
.
.
Terão conseguido respeitar um ao outro e assim mativeram-se vivos?
.
.
O leopardo, enfim, acreditou na lábia do cachorro e se rendeu aceitando a superioridade dele? E com isso o cachorro que não come(?) leopardos terá conseguido sobreviver com a sua mentira?
.
.
Ou terminaram a história assim, caso tenham conversado e descoberto que têm mais coisas em comum do que propriamente apenas fome fisiológica?
.
Leia a história, pois vale a pena descobrir qual o final.
.
.
"CACHORRO VELHO
.
Uma velha senhora foi para um safári na África e levou seu velho vira-lata com ela.
.
Um dia, caçando borboletas, o velho cão, de repente, deu-se conta de que estava perdido.
.
Vagando a esmo, procurando o caminho de volta, o velho cão percebe que um jovem leopardo o viu e caminha em sua direção, com intenção de conseguir um bom almoço...
.
O cachorro velho pensa:
.
- Oh, oh! Estou mesmo enrascado! Olhou à volta e viu ossos espalhados no chão por perto. Em vez de apavorar-se mais ainda, o velho cão ajeita-se junto ao osso mais próximo, e começa a roê-lo, dando as costas ao predador...
.
Quando o leopardo estava a ponto de dar o bote, o velho cachorro exclama bem alto: - Cara, este leopardo estava delicioso! Será que há outros por aí?
.
Ouvindo isso, o jovem leopardo, com um arrepio de terror, suspende seu ataque, já quase começado, e se esgueira na direção das árvores.
.
- Caramba! Pensa o leopardo, essa foi por pouco! O velho vira-lata quase me pega!
.
Um macaco, numa árvore ali perto, viu toda a cena e logo imaginou como fazer bom uso do que vira: em troca de proteção para si, informaria ao predador que o vira-lata não havia comido leopardo algum...
.
E assim foi rápido em direção ao leopardo. Mas o velho cachorro o vê correndo na direção do predador em grande velocidade, e pensa:
.
- Aí tem coisa!
.
O macaco logo alcança o felino, cochicha-lhe o que interessa e faz um acordo com o leopardo. O jovem leopardo fica furioso por ter sido feito de bobo, e diz: - “Aí, macaco! Suba nas minhas costas para você ver o que acontece com aquele cachorro abusado!”
.
Agora, o velho cachorro vê um leopardo furioso, vindo em sua direção, com um macaco nas costas, e pensa:
.
- E agora, o que é que eu posso fazer?
.
Mas, em vez de correr (sabe que suas pernas doloridas não o levariam longe...) o cachorro senta, mais uma vez dando costas aos agressores, e fazendo de conta que ainda não os viu, e quando estavam perto o bastante para ouvi-lo, o velho cão diz:
.
- Cadê aquele macaco? Tô morrendo de fome!
Ele disse que ia trazer outro leopardo para mim e não chega nunca!"
.
.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

DE FÉRIAS EM MACHU PICCHU.

.
.
.
.
.
.
.
Foi em Setembro deste ano que JOAQUIM BRASILEIRO e EUGÊNIA, sua esposa, foram a Machu Picchu no Peru passar uns dias visitando uma das mais belas paisagens do mundo.

.
Sim, visitando, pois deve ser a vigésima vez que ele vai lá. Lembro do tempo de solteiro quando ele saia para essas viagens de mochileiro e só voltava um mês depois cheio de fotografias e ansioso para nos mostrar. Falava dos nativos, das geleiras, das subidas, das montanhas, de ter de se virar com pouca água, das barracas onde dormia e toda a aventura que os visitantes têm de passar para chegar às ruínas da antiga cidade Inca.
.
Faz muitos anos que não conversamos para socializarmos as novidades. Ele disse que o tempo passa e ele vai criando juízo a cada etapa de sua vida. Ele é florianense, é Engenheiro Civil e trabalha no Banco Central em Fortaleza.
.
BRASILEIRO, “o tempo andou mexendo com a gente sim”.

.
.

MEU PESAR.

.
.
.
Soube ontem do falecimento do Sr. PEDRO FABRIS que foi casado com minha ex-aluna num curso de Filosofia MARIA DE LOURDES GAZE FABRIS e pai de MARLA, esposa do Advogado GILBERTO JÚNIOR. Também pai de outros filhos:
PEDRO JÚNIOR, VIRGÍNIA, SUZANA E DANIEL FABRIS.
.
Foi vereador e se candidatou a prefeito e vice em algumas ocasiões. Homem de posições firmes e decididas. Estive algumas vezes em palanques em que ele discursou. Voz firme, vibrante e discurso direto.
.
Quero expressar os pêsames de meus familiares a todos parentes de PEDRO FABRIS.

.
.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

SOFIA E O POMBO CRISTÃO.

.
.

.
.

Quando minha segunda filha, SOFIA, está na casa de meus pais apronta das suas. A última dela me levou a escrever este texto porque a cena que vi, já na nossa casa, me remeteu à postagem “Ele gostava de sofrimento”, sobre NIETZSCHE, que fiz outro dia.

Ocorreu o seguinte: Ela gosta de ir ao galinheiro da casa de meus pais. Ela sempre vai lá depois de cumprimentar a todos. Ontem ela conseguiu pegar um pombo com suas mãos. Levando-o para nos mostrar, na sala em que almoçávamos, disse que o tinha pegado porque ele estava onde as galinhas põem. “Foi fácil”, disse quando meu pai perguntou como tinha conseguido.

Imediatamente meu pai pediu que ela o entregasse. Sem saber o porquê ela o entregou. Meu pai começou a arrancar as penas das pontas das asas alegando que era para que ele não mais voasse. Ao ver o modo como ele fazia, ela ficou com pena. ”Não faz isso não, vô.” Ele explicou que era para o pombo não mais voar permitindo que ela pudesse brincar com ele. SOFIA ficou calada diante do argumento e da pena que sentia do pombo. Não soube conciliar os sentimentos e a euforia de poder brincar com ele.

Fomos para casa. Lá ela o pôs numa área de nossa casa meio reservada. SOFIA viajou ontem mesmo a Teresina e me deixou encarregado de cuidar do pombo. Hoje pela manhã observei o modo como ele se comportava. Estava encolhido num canto. Comendo e bebendo. Poucos passos (agora que sem asas, passos) de um canto a outro. Ficou dócil. Domesticado. Manso.

O pombo é um animal que, em seu estado natural, é arredio à aproximação de qualquer outro ser. Diante da menor possibilidade de ameaça foge voando. E rápido. E pra longe. É assim que é porque foi assim que a natureza, ao longo dos milhões de anos, o preparou para viver e a utilizar os mecanismos de ataque e defesa que a evolução o possibilitou.

Mas quando meu pai arrancou as penas de suas asas mudou tudo. Nós interferimos na condição original, natural dele e ele se domesticou. Ficou dócil. Um cordeirinho.

Vendo o pombo naquelas condições lembrei-me dos motivos que levaram NIETZSCHE a abandonar e odiar o cristianismo. A religião faz com o homem o que fizemos com o pombo. NIETZSCHE defendia os valores que fazem do homem um ser dotado de vontade de poder, de dominar, de ser impetuoso, valente, destemido, intenso. De - diante dos problemas, sofrimentos e percalços - ser capaz de utilizá-los como motivo para se superar. De ter a consciência que as dores, sofrimentos e fracassos são capazes de mostrar todas as armas que ele tem para ser quem ele é. “Torna-te quem tu és”.

Tudo o que é usado pelo homem para mascarar aquilo que ele é deve ser repudiado. Pois, se fugir daquilo que ele é será um covarde. Bebida com o objetivo de mascarar a realidade e a religião fazem exatamente isso. Pela religião o homem se torna um cordeiro, um covarde, conforme NIETZSCHE. Igual ao pombo da SOFIA.

Quando as penas do pombo voltarem ao que eram antes irei soltá-lo. Ele me sensibilizou. Para NIETZSCHE, quando o homem adotar a moral do além do homem (Aqui ele se refere ao homem como aquilo que ele é com a religião, e o além do homem seria aquilo que ele será quando transformar a moral que o faz ser como ele é. Ou seja, quando transvalorar os seus valores atuais e adotar os valores do além do homem, do super-homem) ele será quem realmente deve ser.

Pode ser que SOFIA não entenda ainda nada disso visto que ela tem nove anos, mas aos poucos irei mostrar o motivo que devemos devolver ao pombo as condições para que ele seja quem ele é naturalmente. E dizer que só nessas condições é que ele será feliz, que ele será pombo.

Quanto ao homem, que não nasceu para “viver de joelhos diante da humanidade”, só será feliz quando for quem ele é e não aquilo em que foi transformado pela moral cristã. Pois sendo assim, cristão, não será feliz nas condições que escolheu para viver. Desse modo o homem será sempre o pombo da SOFIA, triste e calado no seu canto, só comendo, rezando e bebendo.

.

.

CUIDADO PARA NÃO FICAR COMO ELE.

.
.
.
Piada enviada a mim por emeio. Impagável.
.

Um dia, no escritório de advocacia, um homem reparou que o seu colega, muito conservador, estava usando um brinco bem discreto.

- Não sabia que você gostava desse tipo de coisas. - comentou.

- Não é nada de especial, é só um brinco. - replicou o colega.

- Há quanto tempo você o usa?

- Desde que a minha mulher o encontrou, no meu carro, na semana passada e eu disse que era meu!

.


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

ELE GOSTAVA DE SOFRIMENTO.

.
.
.
Quero falar de FRIEDRICH WILHELM NIETZSCHE (1844-1900) numa linguagem do cotidiano. Filósofo alemão filho de pastor e de família tradicionalmente ligada ao Luteranismo. Ainda muito jovem teria contraído sífilis num bordel o que veio transformar a sua vida em dor e sofrimento até chegar aos seus últimos dez anos em estado de loucura. Foi internado depois de fazer várias coisas desconcertantes para um homem como ele.
.
Começou a andar nu, dizer que era Cristo, Alexandre, o Grande e outras grandes figuras. Terminou a sua vida em casa sendo cuidado pela irmã que explorou editorialmente a sua obra. Sofreu feito um condenado: enjôos, náuseas, vômitos, dores nos olhos, vômitos, enxaqueca. Talvez por isso ele desenvolveu seu pensamento filosófico defendendo que o sofrimento é o que pode fazer do homem um ser melhor.
.
Aos amigos ele dizia: “A todos com quem realmente me importo, desejo sofrimento, desolação, maus-tratos, indignidades, o profundo desprezo por si, a tortura da falta de auto-confiança, e a desgraça dos derrotados." Porque, para ele, dos momentos ruins podem surgir coisas boas. Superando a dor e o sofrimento, como se pode superar a subida de uma montanha, é que se pode alcançar o objetivo de forma prazerosa. O prazer decorre dessa superação.
.
O sucesso decorre sempre da superação dos problemas. Enfrentar os fracassos é o caminho para a transformação do homem em super-homem. E isso se faz quando, sofrendo, utilizamos o sofrimento para criar coisas nobres, belas. Daí a base da afirmação que de coisas ruins podemos fazer coisas boas.
.
O verdadeiro homem é aquele que não se esconde dos problemas como um animal acuado que se embrenha no mato. Nem tampouco aquele que bebe para esquecer os problemas. Nem mesmo aquele que vai à igreja escutar as pílulas de auto-ajuda receitadas pelo cristianismo. Por isso NIEZSCHE odiava a bebida e a doutrina cristã.
.
O homem de verdade vive seus problemas e os utiliza em seu benefício superando as dificuldades para gozar as conquistas. Esconder os problemas, fingir que não existem, ou ser negligente é a pior idiotice que um homem pode fazer. A felicidade decorre da força do enfrentamento e da solução desses problemas. A bebida e o cristianismo dizem que o homem deve esquecê-los para ser feliz. NIETZSCHE era radical em sua postura em defesa do sofrimento como meio de o homem se superar.
.
Foi perseguido por isso. Seus colegas não reconheciam o brilhantismo e ineditismo de sua Filosofia. Diante disso ele disse que seu pensamento só seria entendido por uma geração superior a de seu tempo. “Sou um Filósofo póstumo”. E não é por acaso que ele se transformou num dos pensadores mais pesquisados e lidos nos dias atuais.
.
Mesmo que no livro de registros de nascimento e morte esteja escrito, por religiosos, que ele foi o "Anti-Cristo" - coisa de religião -, no meu limitado entendimento ele estava certo em grande parte das coisas que disse. Discordo de sua postura em defesa da aristocracia. O ideal de homem para ele era o aristocrata, o único com a moral de vontade de poder, de dominar. O pobre era o típico possuidor da moral de escravos, ressentidos.
.
Mas sigo as suas ideias apenas como um norte e também nas coisas com as quais penso como um meio para ser feliz.
.
.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O SIMPÁTICO SUBSERVIENTE.

.
.
.
Foto montagem do portal Conversa Afiada. E é de lá também a reportagem que se segue em que o candidato derrotado a presidente, JOSÉ SERRA, é apontado como um entreguista dos nossos bens e recursos naturais. Veja o que o subserviente SERRA pretendia fazer, se eleito fosse, com o nosso petróleo e a Petrobras.
A nossa riqueza é do povo brasileiro, mas a sua ideologia é de que devemos ser cordeirinhos dos Estados Unidos e entregar tudo para eles. A mentalidade colonialista e colonizada que ainda pesa sobre nós.
.
Mas o povo, mesmo sem saber desse plano deplorável dele, fez saber através do voto que ele não é uma pessoa adequada para presidir o nosso país. Basta observar que ele é do mesmo partido e defende os mesmos fundamentos econômicos de FHC. Já bastaram oito anos para percebermos o quanto eles foram malignos para o Brasil.


PETROLEIRAS FORAM CONTRA NOVAS REGRAS PARA PRÉ-SAL
.
Repórteres:
JULIANA ROCHA de Brasília e CATIA SEABRA de São Paulo.
.
Segundo telegrama do WikiLeaks, Serra prometeu alterar regras caso vencesse
.
Assessor do tucano na campanha confirma que candidato era contrário à mudança do marco regulatório do petróleo
.
As petroleiras americanas não queriam a mudança no marco de exploração de petróleo no pré-sal que o governo aprovou no Congresso, e uma delas ouviu do então pré-candidato favorito à Presidência, José Serra (PSDB), a promessa de que a regra seria alterada caso ele vencesse.
.
É isso que mostra telegrama diplomático dos EUA, de dezembro de 2009, obtido pelo site WikiLeaks (www.wikileaks.ch). A organização teve acesso a milhares de despachos. A Folha e outras seis publicações têm acesso antecipado à divulgação no site do WikiLeaks.
.
“Deixa esses caras [do PT] fazerem o que eles quiserem. As rodadas de licitações não vão acontecer, e aí nós vamos mostrar a todos que o modelo antigo funcionava… E nós mudaremos de volta”, disse Serra a Patricia Pradal, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Relações com o Governo da petroleira norte-americana Chevron, segundo relato do telegrama.
.
Um dos responsáveis pelo programa de governo de Serra, o economista Geraldo Biasoto confirmou que a proposta do PSDB previa a reedição do modelo passado.
.
“O modelo atual impõe muita responsabilidade e risco à Petrobras”, disse Biasoto, responsável pela área de energia do programa. “Havia muito ceticismo quanto à possibilidade de o pré-sal ter exploração razoável com a mudança de marcos regulatórios que foi realizada.”
.
Segundo Biasoto, essa era a opinião de Serra e foi exposta a empresas do setor em diferentes reuniões, sendo uma delas apenas com representantes de petroleiras estrangeiras. Ele diz que Serra não participou dessa reunião, ocorrida em julho deste ano. “Mas é possível que ele tenha participado de outras reuniões com o setor”, disse.

.
SENSO DE URGÊNCIA
.
O despacho relata a frustração das petrolíferas com a falta de empenho da oposição em tentar derrubar a proposta do governo brasileiro.
.
O texto diz que Serra se opõe ao projeto, mas não tem “senso de urgência”. Questionado sobre o que as petroleiras fariam nesse meio tempo, Serra respondeu, sempre segundo o relato: “Vocês vão e voltam”.
.
A executiva da Chevron relatou a conversa ao representante de economia do consulado dos EUA no Rio.
.
A mudança que desagradou às petroleiras foi aprovada pelo governo na Câmara no começo deste mês.
.
Desde 1997, quando acabou o monopólio da Petrobras, a exploração de campos petrolíferos obedeceu a um modelo de concessão.
.
Nesse caso, a empresa vencedora da licitação ficava dona do petróleo a ser explorado -pagando royalties ao governo por isso.
.
Com a descoberta dos campos gigantes na camada do pré-sal, o governo mudou a proposta. Eles serão licitados por meio de partilha.
.
Assim, o vencedor terá de obrigatoriamente partilhar o petróleo encontrado com a União, e a Petrobras ganhou duas vantagens: será a operadora exclusiva dos campos e terá, no mínimo, 30% de participação nos consórcios com as outras empresas.
.
A Folha teve acesso a seis telegramas do consulado dos EUA no Rio sobre a descoberta da reserva de petróleo, obtidos pelo WikiLeaks.
.
Datados entre janeiro de 2008 e dezembro de 2009, mostram a preocupação da diplomacia dos EUA com as novas regras. O crescente papel da Petrobras como “operadora-chefe” também é relatado com preocupação.
.
O consuladotambém avaliava, em 15 de abril de 2008, que as descobertas de petróleo e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) poderiam “turbinar” a candidatura de Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil.
.
O consulado cita que o Brasil se tornará um “player” importante no mercado de energia internacional.
.
Em outro telegrama, de 27 de agosto de 2009, a executiva da Chevron comenta que uma nova estatal deve ser criada para gerir a nova reserva porque “o PMDB precisa de uma companhia”.
.
Texto de 30 de junho de 2008 diz que a reativação da Quarta Frota da Marinha dos EUA causou reação nacionalista. A frota é destinada a agir no Atlântico Sul, área de influência brasileira.
.
Reportagem do portal Conversa Afiada que você pode acessar direto AQUI.
.
.