LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sábado, 29 de agosto de 2009

SORRY, PERIFERIA.

.
.
.
Eita menino besta.
.
.
Uma tal “teoria da prosperidade” divulgada pelo onipresente televangelismo apela aos incautos que doem dinheiro em quantidades constantes para que sejam abençoados por Deus e tenham uma vida cheia de recompensas divinas e felicidade.
.
Para ser agraciado o incauto deve ir a uma dessas igrejas que comerciam a relação de Deus com os seres humanos. É certo que a característica fundamental da “cultura” capitalista (nosso modo de sentir, pensar, agir) é a transformação de tudo o que existe em algo que possa ser comerciado – nossos corpos, nossas relações, nossas preferências, nossas subjetividades. Mas vender Deus (ou a idéia de Deus como um sedento, ávido por dinheiro) já é o cúmulo.
.
Você conseguirá ter uma vida rica e feliz se tiver fé em Deus. Mas ter fé só não é suficiente, você tem de demonstrar o tamanho da fé aos “representantes” de Deus, os pastores. E de que modo você os convencerá que crer realmente em Deus? Doando dinheiro. De preferência, muito dinheiro. Se doar pouco, fé pouca. Se doar muito, fé muita. É uma lógica aparentemente correta, mas uma lógica torta na verdade.
.
Deus tem adquirido características estranhas ao longo dos tempos. De Criador gracioso do universo e de tudo que nele existe até cobrador de imposto para que suas criaturas vivam felizes nele. Deus , pela lógica pentecostal, é o maior capitalista do universo. Criou tudo para ganhar dinheiro e colocou os pastores aqui para fazer a coleta do imposto por ele.
.
Você pode discordar e não pagar o imposto divino devido, mas lá no ajuste de contas final você vai cair na malha fina de Deus. E aí coitado de você, vai ter os mais terríveis castigos. Então cuide logo, demonstre seu arrependimento pela inadimplência e doe tudo o que conseguiu sonegando o imposto de Deus. Doe a sua casa, o seu dinheiro, os seus bens, a sua vida. Desse modo você estará no caminho para a felicidade (por certo).
.
Se o tamanho da fé é medido pela quantidade de dinheiro doado fico pensando no tamanho da fé do jogador brasileiro de futebol do Real Madrid, Kaká. Não creio que haja no Brasil um pentecostal com salário maior do que o dele. Desse modo ele pode fazer a maior doação do imposto divino (dízimo) e se tornar o homem mais feliz do Brasil porque tem a maior fé. E eu posso imaginar Kaká, no seu íntimo, dizendo aos outros menos afortunados: "sorry, periferia".
.
Deus gosta tanto dele, Kaká, que mandou seus coletores de impostos transformá-lo em presbítero. De doador ele passará a coletor. Existirá felicidade maior? Kaká vai ser pastor – ele já se consagrou presbítero, como mostra a foto que ilustra esta postagem. Quando parar de jogar e de ganhar os seus milionários salários cuidará de manter a sua relação feliz com Deus tentando encontrar um substituto (doador) à sua altura. Além do mais vai poder manter a sua fortuna preservada do desejo capitalista de Deus por dinheiro, pelo seu dinheiro. Se Deus gosta tanto de dinheiro, por essa lógica torta, Kaká gosta muito mais, e vai ganhar 'algum' com isso. Ô menino besta.
.
Se você não aguenta mais doar o seu suado dinheirinho faça como Kaká: vá ser um coletor de imposto divino. E amém.
.
.
.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

ELE VOLTOU.

.
.
.
Olha o que gente democrática, educada e civilizada faz. Tira de letra as críticas, como fez o prefeito da cidade do Rio de Janeiro,
EDUARDO PAES (PMDB). Aqui aconteceria coisa nefasta se os organizadores fossem encontrados no local do protesto. Mas o boneco "JOREL BURACÃO" já está de novo na cidade.
.
.
Está sendo urdido um processo que culminará na decisão política que representará a posição do prefeito de Floriano e de seus aliados na eleição do próximo ano. Ser ou não ser candidato de si próprio. Apoiar ou não apoiar um representante de nossa cidade que seja originário daqui mesmo. Liderar ou não liderar a campanha de um candidato de outra região à Assembleia Legislativa do Piauí. Eis as opções que estão colocadas no momento.
.
No primeiro caso, o prefeito sai ou não candidato? Dois aspectos merecem ser analisados: 1, 2010 não é ano eleitoral que mereça preocupação pessoal de um prefeito que foi eleito para governar uma cidade, pois JOREL fez a campanha convencendo seus eleitores que ficaria quatro anos. Disso sou testemunha. Na campanha do ano passado ele me disse categoricamente na Rua Sete que não seria candidato a deputado estadual. 2, por outro lado temos que ver o quanto a cidade poderia ganhar com a sua saída antecipada da prefeitura.
.
Em tese a cidade ganharia com o alívio de ter alguém minimamente capacitado administrativamente. A cidade teria mais chances de ter seus recursos administrados para resolver os seus problemas. A cidade ficaria livre do arrogante e nefasto “Império JR” (TIAGO SOLON). A cidade teria alguma chance de retornar seu curso rumo ao desenvolvimento. Além, é claro, de se ver livre dele e de seus mais de 2.000 apaniguados sustentados pelo dinheiro público.
.
.
No segundo caso, o prefeito mandou espalhar pela cidade que seu irmão (aquele filmado pela TV local e acusado do “roubo” do boneco “Jorel Buracão”) é candidato a deputado estadual. Neste caso há também aspectos a ser analisados: 1, ele quer testar e ver se a sua popularidade ainda está no nível que a população o colocou – o 4º pior prefeito do Piauí, segundo o Instituto Data AZ. Se a situação tiver mudado ele mesmo será o candidato. 2, se ele colocasse o nome de um aliado seu depois quisesse retirá-lo a pessoa ficaria profundamente magoado. O irmão é mesmo seu boneco de manipulação, então está tudo em casa. 3, quem de seus aliados teria condições reais de viabilizar seriamente uma candidatura? O seu vice OSCAR PROCÓPIO? O vereador LAURO CÉSAR?
.
No terceiro caso, apoiar um candidato de outra região? Ponderações hão de ser feitas. Seus eleitores se convenceriam que um candidato a deputado estadual de outra região trabalharia verdadeiramente para defender os interesses de nossa cidade? Qual o custo político, para o prefeito, se o candidato não for eleito?
.
Está claro que JOREL tem tempo e dinheiro, além da máquina da prefeitura para concretizar seus planos. Até as eleições de 2010 muitas coisas podem acontecer e mudar todas essas circunstâncias. Inclusive JOREL poderá ficar contra o verdadeiro prefeito de Floriano, o governador WELLINGTON DIAS (PT), pois o seu PTB está se aliando, na esfera federal, ao PSDB.
.
Mas teremos outros candidatos livres da influência nefasta de JOREL. Os eleitores terão a oportunidade (de novo) de dizer que a sua incapacidade administrativa total é terrivelmente prejudicial à nossa cidade.
.
O Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico VALÉRIO CARVALHO será candidato sem ligação a JOREL. É uma opção. RAIMUNDO MARTINS, vereador do PT, será candidato, segundo aliados seus, sem ligação com JOREL. É mais uma opção que merece também ser encarada com seriedade.
.
O grupo que compõe a oposição em Floriano está inquieto em vista da indefinição em torno de um nome para concorrer. Ademais essa apreensão está contaminando toda a base aliada do prefeito na Câmara, é que eles precisam de uma definição para poder escolher que rumo tomar e que proveito tirar dessas eleições.
.
Particularmente não acredito que JOREL decida pela candidatura balão de ensaio do seu irmão. Não acredito que ele imponha vergonhosamente o nome de uma pessoa que foi capaz, segundo acusações na mídia, de ter cometido tão vergonhoso ato como o do boneco “JOREL BURACÃO”. Seria, a meu ver, uma bofetada na dignidade do eleitor honrado e honesto. Imaginem o achincalhe na Assembleia Legislativa e no Piauí como um todo a eleição dessa pessoa.
.
Os aliados de JOREL estão dizendo que eles têm muito dinheiro e o irmão do prefeito seria eleito com mais de 30.000 votos e que o ato do sumiço do boneco não reflete as “qualidades” dele, e que o povo não se importa com isso em vista do poder, do dinheiro e da máquina da prefeitura que seria utilizada em sua campanha. A meu ver só falta combinar com o eleitor honesto e digno.
.
.

ELE É DURO!

.
.
.
Veja se você concorda com o Filósofo.

.
.

XUXA ESTÁ PARA SARNEY COMO SASHA ESTARÁ PARA ­_____. (DILMA, MARINA, SERRA ETC.)
.
Sasha é filha da Xuxa. Sasha faz filme com a mamãe. Sasha tem 11 anos. Sasha escreveu no seu twitter a palavra “cena” com “s”. Xuxa ficou brava com os críticos. Xuxa deu a desculpa: a Sasha foi alfabetizada em inglês.
.
Xuxa fez um dicionário usando “x” em tudo. Sarney era o Presidente da República. Sarney não gostou. Sarney falou isso publicamente. Xuxa chorou. Xuxa disse que era muito nova e não sabia o que era o certo e o errado. Xuxa tinha 25 anos.
.
O que você tem aí acima são dois fatos e dois ditados. Os dois fatos ocorreram e o primeiro é recente. Isso acontece nas melhores famílias. Uma menina de 11 anos pode cometer um erro ortográfico – é bem perdoável. Mas o que não pode ocorrer é o ditado desaparecer da escola. O que não pode ocorrer de modo algum é o que vai ocorrer agora: a Unesp (uma universidade estatal!) irá criar, se é que já não criou, uma infinidade de vagas para o curso de pedagogia, tudo em forma de EAD – Ensino a Distância. O orçamento da universidade não cresceu e, então, tirando do que não tem, tal instituição vai formar os professores das aspirantes a Sashas por meio de monitores e do ensino aligeirado.
.
A USP fez um projeto de EAD para formar professores. Teve de parar. Uma greve de alunos relativamente conscientes a fez parar. A Unesp não, vai em frente. Frente? Não se pode dizer que isso é frente. Isso é vergonhoso, pois é a velha história de sempre, nada de cursos de química ou engenharia para os pobres, e sim o curso de pedagogia. A idéia dos nossos reitores parece ser esta: vamos pegar todos os pobres e dar-lhes diplomas de professores do Ensino Básico. E para que eles não abandonem os ricos, indo para a universidade por 4 anos, vamos mantê-los no trabalho. Com isso, mantemos todos nos seus postos e ao mesmo tempo conseguiremos colocar boas estatísticas para os organismos internacionais. Ou seja, logo teremos uma legião de professores, vindos das “camadas populares”. Será a glória dessa esquerda política que nunca foi de esquerda, pois isso não é política educacional que se apresente, isso é uma forma de populismo barato e, pior, ineficaz. Essa é a política educacional da universidade estatal de São Paulo – será uma política que Serra aprova? Uma coisa é certa, trata-se de uma política que o MEC de Fernando Haddad aprova. É a política (educacional?) do Lula.
.
O Brasil é o país da mentira. Tudo começa já com uma mentira: Pedro Álvares Cabral, um português, descobriu o Brasil. A mentira continua agora nas estatísticas: o Brasil está ampliando o número de alfabetizados. No entanto, é fácil derrubar essa conversa fiada. Qualquer um de nós que lida com o ensino (e com a Internet) vê que o erro de Sasha, agora, não é cometido por crianças somente, e sim por adultos – uma boa parte desses adultos já possui o diploma de nível superior. Não raro, esse diploma é o de pedagogia.
.
Fernando Haddad, Lula e, agora, a direção da Unesp, estão nessa linha: que os números mintam por nós para que possamos, ao final dos tempos, dizer o que sempre dissemos: “não sabíamos de nada”. Não é a universalização do ensino, é a universalização do “estilo Lula de ser e estar”.
.
Mas, mentira tem perna curta, dizem todos. Recebi aqui os primeiros dados de uma pesquisa não governamental. Um grupo de professores experientes fez uma análise comparativa entre os erros de pessoas alfabetizadas pelo Mobral (da época) e alunos de cursos de licenciatura de universidades estatais e de renomadas universidades particulares (atualmente). O resultado é de deixar qualquer um de cabelo em pé. O texto do aluno do Mobral, quando considerado alfabetizado oficialmente, contém menos erros ortográficos que o do aluno atual que irá ser professor.
.
A saída para isso não é a adoção de novos métodos de ensino. O ditado da velha didática cumpriria sua função. Ele cumpre tal função em vários outros países que não se desviaram de seu destino. A saída para essa situação de analfabetismo funcional que vivemos é trazer os melhores para a profissão de professor. Para tal, a carreira do magistério precisa ser valorizada. Todos dizem isso: sem a carreira atrativa, não se muda a educação brasileira. Ninguém mais consegue dizer outra coisa.
.
Mas a valorização não se faz simplesmente pelo aumento salarial pela via do “bônus” ou pela via do “tempo de serviço”, e sim pelo aumento salarial substancial acoplado a um sistema voltado para a premiação da capacidade intelectual do professor, avaliada em provas regulares e individuais. O professor do ensino de crianças e jovens no Brasil não pode ganhar de modo tão diferente do professor universitário ou de outras profissões que requisitam educação universitária. Todavia, sua ascensão na carreira, como a do professor universitário (ao menos em princípio), deve correr pelo leito da sua demonstrada competência no domínio dos conteúdos intelectuais aos quais tem o direito, por lei, de ensinar.
.
A última coisa que podemos fazer para sairmos dessa mentira que nossos dirigentes estão criando, a partir de estatísticas ludibriadoras, é a adoção do EAD na formação de professores. Não temos que ser contra o EAD, mas temos de barrá-lo na forma que está sendo propagandeado e posto em prática, como panacéia para suprir nossa falta de professores. Não devemos fazer isso apenas em benefício da formação de professores, mas para proteger o próprio EAD. Do modo como estamos caminhando, nosso país não terá bons professores e, pior, em curto prazo veremos o EAD desacreditado. Então, novas estatísticas falsas irão tentar dizer que o fracasso não foi culpa do EAD ou, então, dizer que o fracasso foi não da Unesp ou coisa parecida, mas do EAD.
.
Caso não fizermos isso, cada novo professor vai ter de aproveitar o barco da Xuxa e, todos os dias, dizer: fomos todos transformados em professores por meio de um EAD que errou o programa, era tudo em chinês, sânscrito e coisas assim, então, perdemos o traquejo com o português. Para Sasha, até que vale. Para os pobres que irão pegar diplomas de faculdades estatais via essa falcatrua que está sendo armada, não valerá. Mais uma vez, os pobres serão enganados. Mais uma vez, tudo dará errado. Até lá, os ideólogos que estão ganhando dinheiro e poder com essa fórmula, junto a reitores e ao governo, já terão usufruído das benesses desse poder e já terão usado o dinheiro.
.
São Paulo, 26 de agosto de 2009.
.
© PAULO GHIRALDELLI JR.
.
http://ghiraldelli.ning.com.br

.
.

sábado, 22 de agosto de 2009

NOTAS POLÍTICAS SOBRE RAIMUNDO MARTINS.

.
.
.
Foto do portal Piauí Notícias.
.
.
Recebi em casa o Informativo 13 contendo subsídios sobre histórico e ações políticas do vereador do PT RAIMUNDO MARTINS. Em formato de jornal o Informativo pretende fazer uma prestação de contas de suas atividades parlamentares e políticas. Tem uma boa diagramação, fotolitos com qualidade, impressão bem cuidada e papel apropriado.
.
Mas ao meu ver faltam duas coisas importantes: 1, o vereador deveria contratar um jornalista para adequar melhor a redação e regulamentar as informações. 2, a data de impressão e o período de circulação. Coisas técnicas.
.
Mas vamos aos fatos que envolvem a atuação política do vereador. RAIMUNDO MARTINS foi eleito na coligação que levou à reeleição o prefeito JOREL. Atingido o objetivo (o sucesso na eleição) estabeleceram–se conversações sobre como deveria ser a atuação da base aliada na Câmara neste seu segundo mandato.
.
Antes preciso dizer que até hoje só tive um contato com o vereador, e foi ocasional. Encontramos-nos numa lanchonete na cidade de Água Branca no ano passado. Fomos apresentados por minha esposa que foi contemporânea sua nos tempos de escola primária. Mas mesmo assim não fui muito simpático, fui meramente formal. Portanto, o que relatarei a seguir é resultado de conversas várias e encontros distintos com pessoas diversas. Não costumo fazer ressalva nos meus textos, mas neste caso entendo ser esclarecedora.
.
Nas conversações para organizar a sua base aliada JOREL disponibilizou inicialmente 08 cargos comissionados na prefeitura a cada um dos oitos vereadores que lhe dão apoio (apenas 2(?) são de oposição) e alguns cargos de menor importância. Foi o acordo assegurado.
.
RAIMUNDO MARTINS abriu mão de indicar pessoas ligadas diretamente a ele. JOREL torceu o nariz e conversou com a direção do partido para tentar demovê–lo da decisão. Houve uma reunião do partido e o vereador manteve a decisão além de pôr os cargos à disposição do diretório municipal do PT que fez as indicações. JOREL ficou uma arara com essa atitude, pois dessa maneira o vereador assumiria uma postura de independência. Coligado sim, mas com autonomia. E isto não seria bom, poderia contaminar mais algum vereador, e aí já viu.
.
JOREL então tomou uma atitude ousada e tranqüilizadora para seus planos de votação na Câmara. Tirou de lá o vereador que recentemente atacou estouvadamente o trabalho da PRF em Floriano e o colocou na SUTRAN abrindo uma vaga para um suplente do PT assumir, EDVALDO COSTA. Para quê? Para o vereador que saiu se sentir prestigiado junto ao governo municipal? Nada disso, apesar dele espalhar isso por aí. Coitado. Foi manobrado e não acredita.
.
A jogada foi feita para garantir o voto do vereador RAIMUNDO MARTINS aos projetos de JOREL. Só isso, nada mais. Como os parlamentares do PT votam em conjunto e a decisão vem da diretoria do partido – e a diretoria está amarrada com os cargos ao prefeito –, então RAIMUNDO MARTINS ficou sem alternativa. Ou fica no partido e segue as orientações de votação, ou sai do partido e perde o mandato de vereador. Pelo que sei ele não tem nenhuma pretensão de sair, é um petista histórico.
.
O vereador EDVALDO agarrou obstinadamente a oportunidade de exercer o mandato parlamentar e segue fielmente as orientações de JOREL sem reservas. Mesmo que às vezes tenha que romper com algumas das bandeiras de luta do PT. Mas é o seu ônus de querer fazer parte do exercício do poder junto ao prefeito.
.
A meu ver essa lua de mel está com seu prazo de validade expirando. O PTB por decisão da executiva nacional está fechando um acordo com o PSDB para a corrida presidencial de 2010. O PTB é o partido de JOREL. Então as incongruências irão se tornar evidentes e insuperáveis em breve. Os acordos agora feitos ficarão impossibilitados de serem mantidos por uma questão óbvia.
.
Para a população em geral JOREL tem feito um péssimo trabalho, para demonstrar isso o elegeu o 4º pior prefeito do Piauí (Instituto Data AZ). E para os aliados políticos em particular de RAIMUNDO MARTINS essa ligação com o prefeito é negativa politicamente. Se o vereador tem pretensões políticas futuras, então não o fará bem essa imbricação.
.
Por ter assumido essa postura de independência o vereador tem sofrido ataques ignominiosos por parte de joelistas de aluguel. Essas pessoas estão visitando as comunidades em que o vereador teve votação substanciosa e depreciando pusilanimente o seu trabalho.
.
Baldada empreitada, pois seus eleitores já denunciaram o jogo sujo e o vereador já fez saber que tomou conhecimento. E por que JOREL teria induzido os ataques?
.
RAIMUNDO MARTINS pode sair candidato a deputado estadual em 2010 pelo PT nessa região. Assim fica ruim para JOREL, desse modo o vereador não precisa de sua aprovação para a candidatura. O outro objetivo mais visível dos ataques é enfraquecer politicamente o vereador nas suas bases. Tudo isso por causa de sua postura de independência. JOREL disse outro dia que quem ficar contra ele morrerá politicamente. Ele é o deus da política em Floriano (jura de pés juntos), costuma mandar e desmandar em todos os aliados. Costuma tratá–los de forma autoritária, grosseira e não aceita independência, autonomia, ele quer mesmo é subserviência.
.
Por fim, qualquer pessoa que assuma dignamente uma posição política contra o descaso administrativo de JOREL merece ter a sua postura reconhecida publicamente, e com louvor. A nossa cidade precisa de políticos dignos e honestos para poder ter uma administração virtuosa. E diante de toda a trágica atuação de JOREL na prefeitura é alentador saber de atitudes como a do vereador RAIMUNDO MARTINS porque ao somar–se a mais alguns cidadãos honrados poderão construir uma alternativa política cívica.
.
.
Quem desejar saber mais sobre os requerimentos e proposições do vereador acesse o portal da Câmara: http://www.camarafloriano.pi.gov.br/portal/raimundo-martins-dos-reis-pt.html
.
.
.

GLOBO E RECORD: TUDO A VER.

.
. .
.
Todos os telespectadores têm assistido nos últimos dias um bate-boca entre a Globo e a Record, as duas principais redes de TV do país, sobre as denúncias do Ministério Público do Estado de São Paulo e as atividades empresariais e religiosas da Igreja Universal (IURD). Todos os analistas bem informados têm dado informações detalhadas sobre as acusações e os crimes cometidos.
.
Tudo parece bem claro. A briga é pela audiência entre as duas grandes redes de TV. Mas outros analistas têm deixado escapar os reais motivos dessa refrega: a corrida presidencial de 2010. A campanha pelo cargo de presidente tem deixado os poderosos em pé de guerra. Entenda-se aqui poderosos como os grandes meios de comunicações, empresários, políticos de oposição.
.
Juntos, Globo, Veja e Folha de São Paulo, já definiram qual candidato apoiar no próximo ano: JOSÉ SERRA. Este sr. tem o perfil dos poderosos, ele atende melhor as suas reivindicações e é filiado ao partido que possui a ideologia adequada - PSDB.
.
A Universal vem fazendo as suas há mais de trinta anos. Algumas vezes denunciada, foi investigada e até o Supremo ficou a seu favor contra as acusações. Faltando um ano para as eleições é muito suspeito que o mesmo candidato que sempre se beneficiou desse tipo de operação esteja por trás disso tudo de novo.
.
A operação da PF em 2001 contra empresas ligadas à família Sarney ("A candidata afundou" de MAURÍCIO LIMA - Veja) teria como objetivo atrapalhar os planos de ROSEANA à presidência da República. O que resultou de punição naquele caso? Os aliados de ROSEANA, e ela mesma, dizem que o objetivo foi atingido quando a denúncia foi publicada. Acabou saindo da disputa beneficiando SERRA.
.
Dois anos depois, após a derrotado para LULA, SERRA foi ser candidato a prefeito de São Paulo. Outra operação envolvendo a PF teria como beneficiário o mesmo candidato. O caso de DUDA MENDONÇA preso numa rinha de galo no Rio de Janeiro. A repercussão foi direta na campanha de MARTA SUPLICY. Segundo reportagem do jornal Valor Econômico "Petistas vêem ação política na operação da PF no caso Duda" do jornalista CRISTIANO ROMERO, há fortes suspeitas por parte de aliados de MARTA de ter ocorrido manipulação da operação. E, de novo, o beneficiado seria SERRA.
.
Como o bispo EDIR MACEDO não apoiará SERRA nas eleições de 2010, então os ataques contra ele teriam sido urdidos com o objetivo de colocá-lo numa posição de culpado e relacionado aos crimes imputados a ele (perder mesmo a moral para apoiar alguém). De novo o beneficiado seria SERRA contra DILMA que teria a simpatia de EDIR.
.
Os poderosos juntos contra o povo. A política econômica do governo nos últimos anos têm beneficiado a maioria do povo. Os poderosos entendem que já é tempo demais para eles. Chegou a hora de se beneficiar de novo do poder. Vale tudo. Ainda virá muita coisa por aí.
.
Que EDIR seja punido pelos crimes que cometeu contra a ignorância do povo fiel à sua seita. Que os meios de comunicações tenham o direito de apoiar o seu candidato. Mas que a verdade dos fatos seja esclarecida para que todos possam analisar e decidir. Do jeito que as coisas estão sendo postas fica tudo nublado, sem clareza, termina confundindo os eleitores menos esclarecidos.
.
Dinheiro e poder, os reais motivos da briga entre as gigantes da TV. Quanto à religião a Globo não está nem aí para isso, só quer mesmo usar a crueza das imagens para sensibilizar as pessoas. Pois ela mesma faz um trabalho de manipulação através de novelas e outros expedientes. Se EDIR estivesse manipulando sossegado, sem se meter com política, nenhuma das denúncias estariam estampadas nos meios de comunicação.
.
.
.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

CEUT.

.
.
.
.
Informativo de atividades desenvolvidas pelo CEUT. Minha filha INGRIDY está no segundo semestre no curso de Bacharelado em Direito lá. Foi para ela que dei aquele recado. Meu sobrinho, AIRTON FILHO, já está no quarto semestre do mesmo curso.
.
.
SIFE CEUT APRESENTA PROJETOS DESENVOLVIDOS
.
A equipe do SIFE CEUT apresentou projetos desenvolvidos entre os anos de 2008-2009.
.
A Equipe SIFE CEUT - Estudantes em livre iniciativa apresentou no auditório do CEUT, os projetos desenvolvidos entre os anos de 2008 e 2009 e apresentados em julho deste ano, em São Paulo, na etapa nacional realizada anualmente e que reúne todos os Times SIFE do Brasil vitoriosos das etapas regionais.
.
A equipe, hoje com 21 membros, fez uma apresentação aos moldes da competição Nacional. A idéia era mostrar aos convidados, dentre eles, diretores, alunos, professores da faculdade e representantes governamentais, projetos como Carreira S/A, Aprendendo a Empreender, Consumo Inteligente e Mulheres em rede, além de dar abertura ao Recrutamento SIFE CEUT 2009.2 a novos estudantes.
.
Para AIRTON FREITAS FEITOSA, representante da Chesf – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, participar do evento foi determinante para que ele tivesse a dimensão das atividades que o grupo desenvolve. “A Chesf, como empresa nordestina, tem a grande missão da responsabilidade social. E essa apresentação da SIFE foi de tamanha relevância porque é assim que começamos a mudar a história de uma sociedade. O que mais me chamou atenção foi a vontade de fazer diferente, de mudar o comportamento. Acredito que este seja um ponto muito positivo do CEUT no sentido de preparar os jovens que hoje estão estudando, mas que começam a pensar no futuro do país”, disse.
.
De acordo com SAMUEL MATOS, presidente da SIFE CEUT, fazer a apresentação para o público no Piauí teve uma conotação especial. “Foi uma tentativa de trazer para cá aquela realidade na qual nos deparamos em julho deste ano, quando apresentamos os nossos projetos para o mundo. Em São Paulo disputamos com as outras universidades que fazem parte da SIFE Brasil. Trouxemos nossa apresentação fielmente para que nossos convidados pudessem imaginar nossa atuação lá”, descreve. Samuel destacou também que o trabalho da equipe é beneficiar não só comunidades, como também professores e alunos envolvidos. “Passamos a ter outra visão da realidade, de um mundo com problemas e desigualdades sociais. Através da SIFE podemos ver que projetos desenvolvidos no meio acadêmico, podem mudar a vida das pessoas”, finalizou.
.
Neste ano, a equipe experimenta mais um reconhecimento nacional. A professora conselheira LARISSA MAIA, foi eleita a melhor conselheira do time SIFE Brasil. A indicação partiu da SIFE americana e teve apoio no Brasil. Segundo a professora, a palavra orgulho resume seu sentimento. “Esse prêmio chancela o trabalho que desempenhamos há muito tempo. Quando realizamos um trabalho com amor e comprometimento acontece isso, o reconhecimento”, revela. Larissa disse que as horas dedicadas às reuniões e orientações com alunos valeram à pena. “Desde 2005 estou orientando o time, que tem diretoria, que é independe. As professoras conselheiras existem para orientar, para colocar no caminho. Nosso papel é que eles apliquem a teoria aprendida em sala de aula”, completou.
.
A equipe SIFE CEUT é bicampeã nacional e teve a oportunidade de representar o Brasil em países como o Canadá e Nova York.
.
http://www.45graus.com.br/geral/45769/sife_ceut_apresenta_projetos_desenvolvidos.html
.
20.08.2009 - 13:41:07
.
.
.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

19.08. TAMBÉM É O DIA DO FILÓSOFO.

.
.
.
Dia 19 de agosto é o dia do Filósofo. Nesta postagem reproduzo um texto do Filósofo PAULO GHIRALDELLI JR. sobre este dia, não extamente sobre o dia, mas sobre o Filósofo. Afinal o dia é dedicado a ele. Por coincidência nasci num dia 19 de agosto. Mas só coincidência. Boa leitura.
.
.
O QUE É UM FILÓSOFO? A PERGUNTA DO “DIA DO FILÓSOFO” - 19 DE AGOSTO
.
O que é um filósofo? Quase todos os mais escolarizados sabem o que é. Todavia, quando a pergunta é dirigida a alguém que estudou filosofia ou que fez o curso de graduação em filosofia ou que é reconhecidamente um filósofo, nem sempre aquele que pergunta obtém uma resposta satisfatória. Não raro, os que estão na empresa da filosofia complicam demais a resposta. Como todo e qualquer campo do saber, quem está nele sabe que detém algum poder – isso nos foi ensinado por Bacon, de um modo, e por Foucault, de outro. Alguns acreditam, então, que se respondem às perguntas que lhe fazem de um modo complicado, podem exercer o poder de maneira ampliada. Afinal, tudo que é misterioso, mesmo no mundo moderno, o mundo que Weber qualificou de desencantado, parece guardar mais poder que aquilo que é exposto claramente.
.
É claro que, como Aristóteles notou e praticou, pode-se falar de filosofia em diversos níveis e para diversos públicos segundo discursos diferentes. Mas, enfim, isso é desse modo para qualquer assunto. O que não é impossível de fazer é não conseguir explicar, para alguém com alguma escolarização, o que é ser filósofo, e isso de modo claro, objetivo e até mesmo simples. Aliás, quem não expõe de modo claro o que pensa, não pensa bem – não sabe corretamente o que acredita que sabe.
.
O filósofo ocidental é aquele tipo de intelectual que está inserido na conversação inaugurada pelos pré-socráticos e, enfim, colocada de um modo durável por Platão. Trata-se da conversa que, depois de Aristóteles, chamamos de metafísica. Metafísica é alguma coisa que começamos a saber o que é quando a comparamos com a física.
.
A física fala do mundo, das coisas materiais. Sua função, ao menos no início das cosmologias, era o de procurar um princípio (um arkhé, em grego), dado por um elemento material (água, terra, ar e fogo – para os gregos antigos), cujo funcionamento e conduta, uma vez mostrados, diria como todo o mundo se faz e se organiza. A meta-física, como o próprio nome já diz, não se prende ao que é físico, vai além da física (ou aquém, dependendo do ponto de vista), e quer encontrar princípios que regem o mundo em algo não material. Está embutida na metafísica a idéia de que há a aparência e há a realidade essencial de tudo, e que, em geral, tomamos a aparência pelo real e, então, vivemos na ilusão. Assim, ao irmos para além da física, ao entrarmos na metafísica, podemos desvendar os mecanismos pelos quais cometemos esse erro, o que nos faz cair na ilusão e não enxergar o real. Eis aí o trabalho da filosofia. Eis aí o que faz um filósofo, em um sentido bem amplo: ele é aquele que acredita que há uma ilusão – um especial tipo de ilusão – que dá um trança-pés na maioria das pessoas, os não-filósofos, e que ele, o filósofo, pode contar a tais pessoas como a estrutura do cosmos coloca a perna na frente de todos, armando o trança-pés. Antes de simplesmente expor o que é o real, o filósofo seria aquele capaz de mostrar o mecanismo pelo qual o real não estaria sendo captado pelo chamado senso comum.
.
É claro que há filósofos que dizem que toda essa conversa de metafísica é bobagem. São essas pessoas, que se dizem antimetafísicos, também filósofos? Na maioria dos casos, sim! Denunciar as ilusões da filosofia ou da metafísica, pela via cética ou pela via de pensamentos deflacionários – ou descritivos, como os de Donald Davidson – não coloca tais pessoas como quem não sabe o que diz a metafísica, mas, antes, como experts da conversação que veio desde os pré-socráticos e Platão – filósofos, então.
.
Cada filósofo autêntico é um ingênuo e, não raro, um presunçoso. Ele acredita – e tem de acreditar – que pode dar fim à filosofia, pois vai desvendar de uma vez o mecanismo que estaria dando o trança-pés em todos, ou seja, a armação do cosmos ou do mundo que faz com que o chamado senso comum tome o que é a mera aparência pelo real. Ao mesmo tempo, cada filósofo autêntico é um presunçoso, pois ele continua essa investigação mesmo olhando para trás e vendo que os que investigaram antes a questão não eram tolos – eram grandes filósofos.
.
Assim, em termos gerais, há dois tipos de filósofos: o metafísico e o deflacionário. Um, infla a filosofia com metafísica, o outro tenta fazer uma descrição do mundo racional, mas de um modo descritivo, querendo mostrar que não é necessário usar da dualidade central da metafísica – aparência e realidade – para tecer uma boa descrição do mundo, da nossa atividade no mundo e tudo o mais.
.
Esses segundos filósofos poderiam ser os cientistas? Não! Por uma razão simples: ainda que esses filósofos possam evocar algum tipo de empirismo ou pragmatismo, ou mesmo algum tipo de ceticismo, eles não fazem investigação a partir de experimentos e experiências, como os cientistas. Quando falam em experiências, estas são imaginárias, não são possíveis de serem efetivamente feitas em laboratório. São filósofos, sim, pois tentam fazer uma exposição geral do mundo a partir de uma descrição racional, ainda que digam que a exposição racional do mundo que estão fornecendo ou que poderiam oferecer tenha dispensado a presença do célebre trança-pés.
.
Particularmente, como filósofo, eu sou daqueles que ama ler os colegas metafísicos, embora me sinta mais companheiro dos deflacionários. Amo Platão, é certo, mas fui amigo, mesmo, de Rorty.
.
Ao longo dos anos em que fui me filiando à empresa da filosofia, procurei criar minha própria definição do que seria a filosofia, e do que eu mesmo seria nisso tudo. Cheguei então à formulação atual: o filósofo é um desbanalizador do banal. O filósofo não busca o que está “por trás”, mas é aquele que fica estupefato com o mais banal, o que está sob a visão e observação de todos. Não é que ele esteja vendo mais que outros, ou de modo mais profundo, ele apenas é capaz de redescrever o que vê (ou que escuta ou que lê) de modo que aquilo que ficou banal se desbanaliza e ganha ou recupera fama, prestígio, adquire ou readquire capacidade de não ser mais banal.
.
É claro que bons escritores, diretores de cinema, artistas de teatro etc. podem desbanalizar o banal. Mas, o banal do qual eu falo é o banal desbanalizado a partir da conversação e da linguagem da filosofia. Encaixa-se perfeitamente na tradição dos assuntos que se colocaram, de uma maneira ou de outra, na agenda da filosofia ocidental ou que poderiam ter sido colocados. Por isso, não raro, a minha redescrição é sempre a partir de uma já boa redescrição. Não à toa a filosofia, como eu a prático, é uma forma de conversação sobre a cultura. Nessa linha, tento manter a articulação entre filosofia teórica e prática, como os filósofos gregos fizeram, negando o que atualmente a maioria dos professores de filosofia da universidade fazem – eles falam de filosofia e, no entanto, não vivem filosoficamente. O que os guia na vida são os interesses mundanos, são levados pela vida e não conseguem eles próprios levar a vida. Não são filósofos, de modo algum.
.
Uma boa definição de filosofia é aquela que não serve apenas para explicar o que o filósofo que a formulou faz. Ela tem de se encaixar como boa explicação da atividade de todos os outros filósofos do passado. Eles, os filósofos do passado, explicaram suas atividades de outro modo, é claro. No entanto, se voltassem à vida e lessem a minha definição de filosofia, seriam capazes de dizer: “é, isso não foge tanto do que eu mesmo fiz”. Isso deve valer, inclusive, para os não deflacionários. A definição tem de ser específica, para caracterizar o que é o filósofo, e ao mesmo tempo ampla, de modo a trazer para o seu interior até os metafísicos – contra os quais podemos, ora ou outra, nos colocar.
.
Ora, minha definição obedece a esses critérios? Isso é uma das coisas que tenho posto à prova, a cada dia, a cada iniciativa minha na vida filosófica que levo. Sempre convido o meu leitor ou ouvinte a participar dessa aventura comigo. Pois, filosofia é algo da conversação pública, da investigação coletiva. Nenhum filósofo imaginou filosofar sozinho. O filósofo que pensa fazer isso, não percebeu ainda que não é filósofo.
.
© 2009-08-18 – “Dia do Filósofo” – São Paulo
.
Por: PAULO GHIRALDELLI JR.
.
.
.

BELEZA EXÓTICA.

.
.
.
.
.
A atriz GISELLE ITIÉ declarou recentemente que tem "uma beleza exótica". Exótica quer dizer originalmente "estrangeira", mas com o tempo adquiriu novos significados e agora é também: diferente, esquisita, rara, extravagante. Se uma mulher dessas se vê assim, eu também posso me autodefinir como possuidor de uma beleza "exótica". Sou "exótico", pois.
.
Estou quase vinte quilos acima do meu peso ideal, mas sou bonito. Exótico, mas bonito. Mas a minha autoestima está abalada. Estou meio triste, confuso. Não sei como definir os meus sentimentos. É que o secretário de comunicação de Floriano ganha de mim na sua beleza exótica. Ele é muito mais exótico do que eu. Coisa sem graça, não posso ser o único nem ao menos nisso?
.
Mas vou me resignar, não tenho como ganhar dele. Ele é demais, tenho que reconhecer.
.
.
.

EDITAL DE MESTRADO EM BIOLOGIA.

.
. .
.
Um aviso legal para o pessoal da área de Biologia. O FRANCIMÁRIO FEITOSA me enviou este emeio para os possíveis interessados. Segue:
.
.
Encontra-se aberto o processo seletivo para ingresso na pós-graduação, em nível de mestrado, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Inpa.
.
Aos interessados, o edital está disponível no sítio http://pg.inpa.gov.br/ com provas sendo realizadas em várias cidades do Brasil, inclusive São Luis, a mais próxima de Floriano. Por favor professores, encaminhem esse email aos seus respectivos alunos que por ventura se interessem em fazer um bom curso na Amazônia.
.
Os cursos oferecidos são:
1 - Agricultura no trópico úmido;
2 - Biologia de água doce e pesca interior;
3 - Botânica;
4 - Ciências de Florestas Tropicais;
5 - Clima e Ambiente;
6 - Ecologia;
7 - Entomologia;
8 - Genética, conservação e Biologia Evolutiva
.
Qualquer dúvida é só acessar o sitio do inpa (
www.inpa.gov.br).
.
Forte abraço.
.
Francimário Feitosa
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA
Lab. de Ecologia de Peixes-CPBA
Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior
Av. André Araújo, 2936, Bairro Aleixo, Manaus - AM
Caixa Postal 478
CEP 69060-001
Tel: (92) 3643-3143 / 3643-3608
.
.
.

"VOCÊ NÃO VALE NADA..." - II.

.
.
.
.
A violência frequentemente é outra forma de manifestação da mente embotada pela invenção perversa da religião, pois com ela a maioria perde a oportunidade de viver a única vida de que os seres são capazes, a vida biológica, e com ela desenvolver todas as suas potencialidades, para tentar (ou destruir) todos os que não veem o mundo como eles (os entorpecidos).
.
Quando não deixa frequentemente o ser humano estupidamente entorpecido para ser enquadrado dentro de um modelo, um sistema, um padrão e em seguida manipulá-lo é capaz de despertar nele toda sua animalidade. Tudo com a finalidade de direcioná-lo a objetivos normalmente alheios a ele.
.
Com a consciência criamos ideias. Com as ideias compreendemos e explicamos tudo o que existe. São as ideias que fazem as coisas adquirirem sentido. Os seres que não desenvolvem a consciência vivem no mundo unicamente numa relação de dependência. Nós somos diferentes, somos capazes de conhecê-lo, explicá-lo, transformá-lo.
.
Ciência e religião são criações ideais para ajudar a entender a realidade, dar-lhe um sentido. O que as diferenciam basicamente são os fundamentos das explicações que na religião são criações meramente imaginativas. Na Ciência esses fundamentos possuem uma demonstração racional e empírica.
.
Mas nós não nos conformamos em ter a vida originada e explicada nas mesmas condições que a vida de um chimpanzé por exemplo, cujo genes são 98,5% iguais aos nossos, nem muito menos termos semelhança genética de 60% com “ridículas” moscas.
.
“Somos superiores, especiais”. Mas como tudo o que nos rodeia não pode justificar e explicar essa superioridade original, então fomos buscar no extra-natural a nossa “verdadeira” origem. A partir daí justificamos, com essa explicação, o festival de estupidez que cometemos.
.
Exploramos, manipulamos, excluímos, direcionamos os menos desenvolvidos intelectualmente porque não permitimos-lhes perceber que tudo não passa de invenção da religião. Pelo contrário, fazemos com que creiam que é verdade sem muito esforço de convencimento.
.
O mundo possui uma complexidade inteligível, mas não nos contentamos com isso e inventamos uma complexidade irracional que nos primeiros estágios serviu para doar sentido à realidade, mas em seguida passou ao estágio da domesticação e manipulação. Quando será que os traídos irão flagrar, por si sós, os seus traidores, manipuladores?
.
.
.

"VOCÊ NÃO VALE NADA..." - I.

.
.
.
.
As Ciências Biológicas e a Biologia Evolutiva afirmam que a vida teve uma origem no planeta Terra depois que este reuniu as condições necessárias e suficientes para aquela. No início a vida tinha características e propriedades elementares, simples se comparada aos seres que resultaram do processo evolutivo que se desencadeou em seguida.
.
Vários espécimes existiram na Terra ao longo de seus 4,5 bilhões de anos. A maioria desapareceu durante vários eventos naturais que justificam a extinção. Muitos outros espécimes existiram antes e ao mesmo tempo em que o Homo Sapiens surgiu.
.
Temos, portanto, em comum com todas as formas de vida extintas e as existentes uma origem comum às condições que o planeta reuniu há bilhões de anos.
.
Todas as outras formas de vida possuem as suas características e particularidades distintas, pois de acordo com suas necessidades e o ambiente elas foram capazes de desenvolverem-se para adaptar-se às condições e retirar dele (ambiente) o que necessitam para viver.
.
O ser humano desenvolveu a consciência que ele tanto utiliza para seu bem como para seu mal. Tanto para se beneficiar como para se entorpecer. A consciência tanto eleva como limita a compreensão do meio em que vive. Exemplo: a religião.
.
A religião, dependendo da forma como é manipulada, é capaz de tornar o ser humano estúpido e violento.
.
Compararei aqui esse espécime ao personagem de novela que sempre foi traído pela amada que o manipulava incessantemente. Alguns avisaram que ela o estava passado a perna, mas o aviso fazia gerar dentro dele uma revolta contra o mensageiro e não contra a mensagem.
.
Foi preciso ele mesmo flagrar a ação de adultério para poder perder as ilusões do mundo maravilhoso, porém imaginado, em que ele vivia. Assim também (ou não) agem alguns religiosos manipulados. Depende do grau de estupidez que ele terá desenvolvido.
.
.
.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

AMARELO-JOREL.

.
.
.
Tá, tá amarrado, tá tudo amarrado.
.
.
AMARELO-JOEL.[1]
.
Como bem indica o nome do editorial vamos falar de PERSONALISMO na política local. O termo personalismo ficará restrito à ação política de um governante que imprime a sua personalidade como forma de identificação da sua passagem pelo poder. Não me referirei às doutrinas filosóficas que receberam esse nome.
.
Em nossa cidade temos convivido ao longo dos anos com projetos políticos que se evidenciam não pelo o que realizaram como projeto político, como realizações das necessidades de nossa cidade e dos cidadãos, não como objetivos explícitos e comuns, mas como forma de deixar registrado no inconsciente coletivo que político tal foi prefeito da cidade. Isto é evidenciado pelo grau de referências que algumas pessoas fazem a obras tais e quais como sendo feitas por este ou aquele prefeito. Porém, o que é mais relevante nisso tudo é que essas mesmas pessoas não são capazes de dizer se as obras foram feitas por uma necessidade da comunidade ou por conveniência da marca a ser impressa. Por não sentir na obra realizada uma necessidade na sua utilização é que também as pessoas não valorizam a coisa pública, então depredam, picham, destroem. A obra atende à necessidade de construção de algo que marque a presença do administrador. Há muito tempo vem sendo assim, somos governados por políticos personalistas.
.
Nos últimos anos estamos vivendo a etapa não de construção, mas da maquiagem do que já existia. Os prédios públicos são transformados em rótulos, emblemas, símbolos que fazem referência ao personalismo do prefeito. Na administração passada a cor desse personalismo era o verde. Na atual administração estamos vivendo a era do amarelo. São cores da nossa bandeira, que só pelo simbolismo deveriam fazer referência à nossa cidade, mas que estão sendo utilizadas para personalizar as administrações.
.
Mas o que há de mal nisso? O que há de mal em pintar os prédios públicos, fardamentos públicos com a cor amarela? O personalismo é a prática política em que se pretende mostrar que a cidade tem a cara do prefeito. Como todos sabem que ser prefeito é um cargo público, que alguém é eleito para administrar a cidade com objetivos comuns aos cidadãos, então o prefeito é que deve ter a cara da cidade. O prefeito deve espelhar o conhecimento de todos os problemas da cidade, o prefeito deve ter uma visão de mundo que lhe permita julgar essa realidade e formular um projeto para transformá-la, como bem disse Roland Corbisier.
.
O mal do personalismo, no nosso entendimento, é que ele possui na sua gênese, na sua origem dois objetivos: o primeiro é que se pretende imprimir uma marca para que o político seja perpetuado através de um símbolo (no caso a cor amarela) para a sua continuidade na luta pelo poder, para a formação de oligarquias, aqui vale ressaltar que lutar pelo poder não é errado, mas é ilegítimo pretender a eternização, porque ser o eterno prefeito atende a interesses particulares e não coletivos. O segundo objetivo, que também atende a um desejo estritamente pessoal, trata de realizar ações para mostrar uma certa destreza na área de administração da coisa púbica. Aí, o que a cidade realmente necessita é deixado de lado e o que é feito atende à emergência da identificação, porque quanto mais obras com o símbolo do prefeito mais ele ficará na lembrança dos eleitores. É assim que pensam.
.
Como dissemos anteriormente, a administração pública deve ter a cara da cidade, deve ter como marca a realização dos anseios e necessidades da cidade. Portanto, o símbolo, a marca da administração deve ser a geração de emprego, a socialização dos bens culturais, a educação de qualidade, a saúde digna, a moradia minimamente razoável, e outras tantas necessidades de nosso povo. O símbolo que o político personalista procura imprimir não leva em consideração nada disto, o que é levado em consideração é o desejo de deixar de forma indelével a sua passagem marcada pela prefeitura. Nem que para isto seja necessário pintar a cidade inteira de amarelo.
.
Enfim, o personalismo na política procura realizar o que deseja, anseia e necessita o político que executa esse modelo de administração. Será que daqui a alguns anos estará registrado na história política de Floriano uma administração que erradicou o analfabetismo, diminuiu o desemprego, facilitou o acesso aos bens culturais para toda a população, que proporcionou uma saúde de qualidade, que foi buscar recursos para a construção de casas para as pessoas que necessitam, e outras tantas necessidades amplas e restritas, ou a história registrará que neste período que estamos vivendo agora houve um prefeito que resolveu por sua deliberação, por sua própria escolha fazer o registro, puro e simples, da administração amarelo-joel?
.
.
[1] Texto escrito em: 05.09.2005., para ser lido como Editorial na Rádio Santa Clara AM no Programa Café da Manhã, apresentado (na época) por RIBAMAR DOS SANTOS.
.
.
.

VIVENDO UM INFERNO - II.

.
.
.
O inferno que disse estar vivendo foi apenas por reler "A Divina Comédia" de DANTE ALIGHERI, amigo. Comigo está tudo do mesmo jeito. Um abraço.
.
.
.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

PARA PENSAR - II.

.
.
.
Estou escrevendo um texto sobre o escândalo da IURD. Esta charge é em homenagem aos duzentos anos de nascimento do grande DARWIN. Não tem nada a ver uma coisa com a outra, ou tem?
.
.
.

PARA PENSAR - I.

.
.
.
.
.

VIVENDO UM INFERNO.

.
.
.
Os motivos que apresento para o fato de não ter escrito textos novos para o Blogue nestes últimos dias são dois: 1, é que escrevi um texto inédito (Articulador ou desarticulador político?) para o portal www.noticiasdefloriano.com.br 2, é que nestes três últimos dias estou dormindo no inferno. Estou vivendo as agruras e sustos de quem revisita o inferno dantesco depois de quinze anos. Já topei com Cérbero (aí da foto) e outras tantas figuras assustadoras. Quando consigo dormir, as vezes, tenho pesadelo (até de dia). Preciso de perseverança para continuar a vivê-lo. Depois direi o resultado, se tiver saco para ir até o fim.
.
.
.

MAIS UM TEXTO DO BOM DIA FLORIANO.

.
..
Mais um texto que foi feito quando participava do programa Bom Dia Floriano, na Princesa FM. Bons tempos. Mas o tema não se datou. JOREL faz uma política atemporal, incrível.
.
.
ÉTICA DE ESTÔMAGO, OU ÉTICA DOS OPORTUNISTAS.[1]
.
Quando reclamamos aqui no programa BOM DIA FLORIANO da ética (ou a falta dela) que norteia a atual administração municipal, não pretendemos dizer que somos os faróis da moralidade. Nunca pretendemos demonstrar que somos homens perfeitos. Nunca pretendemos isto. Como já dizia o filósofo francês VOLTAIRE (1694-1778): “...Somos todos cheios de fraquezas e de erros, perdoemos-nos reciprocamente as nossas tolices...” Com isso ele queria dizer que devemos ser tolerantes uns com os outros, em alguns aspectos, para poder vivermos uma vida em comum, em sociedade. É a questão da tolerância.
.
Mas nossas fraquezas, erros e tolices seriam decorrentes da falta de habilidade para cumprirmos todos os valores morais que a sociedade nos impõe. Pois os erros e tolices são muito mais decorrentes do não cumprimento de algumas normas morais simples e em determinadas situações. Há situações em que somos relaxados no cumprimento de nossos deveres, tais como: não sujar as ruas, não ter vícios nocivos, respeitar os outros, etc. E isso é resultante também de uma educação menos rígida.
.
Para a maioria das pessoas alguns valores são mais importantes que outros. A preservação da vida pode ser mais importante do que parar em sinal de trânsito durante a madrugada, pois, em muitos casos ocorrem assaltos nestes momentos. Para tantas outras pessoas preocupar-se com a aparência é muito mais importante do que procurar soluções para problemas vitais. Ou seja, aparecer bonita é mais importante do que se alimentar ou morar bem. É a educação que recebemos que nos leva a valorizar mais umas coisas do que outras. É a educação que recebemos que nos leva a definir os valores centrais (importantes) e os valores periféricos (desimportantes).
.
Porém quando a pessoa começa a praticar ações que demonstram uma completa falta de formação moral, isso não é mais uma questão de privilegiar valores mais ou valores menos importantes, revela sim uma imoralidade. Não é mais uma questão de circunstâncias, mas falta de ética na conduta cotidiana. Quer dizer, não foi uma determinada situação em que não estava sob seu controle decidir agir dessa ou de outra forma. Mas é uma atitude comum à sua maneira de ser, à sua maneira de ser imoral.
.
Retornamos a esse assunto porque existem pessoas que aproveitam o anonimato, ou o fato de serem desconhecidas da população, para manifestar através da internet e entre os seus iguais, comportamentos morais altamente reveladores de uma “ética de estômago”. O que queremos dizer é que há alguns indivíduos em nossa cidade, e até de outras cidades, que se manifestam contrários às nossas cobranças para que os políticos ajam dentro da ética em nossa cidade. São comentários violentos que revelam a incapacidade moral dessas pessoas. São comentários violentos e burros, porque não demonstram nenhuma preocupação na elaboração intelectual de suas razões com argumentos sólidos, convincentes. São argumentos toscos, grosseiros, áridos, que demonstram que essas pessoas são como aqueles armários bem polidos por fora, mas quando se abre é puro cupim, é pura podridão moral.
.
São pessoas que não agem baseadas nos valores morais que a sociedade estabelece como necessários para uma convivência digna, correta, mas agem apenas pensando no contra-cheque que recebem da prefeitura ou em defesa dos seus que de lá também recebem graciosamente o dinheiro para comer. O que importa é a continuação do recebimento do contra-cheque, nem que para isso tenha que ir contra os mais elementares valores morais.
.
As pessoas que reclamam que somos politicamente corretas, na verdade possuem uma deficiência moral. Uma hora se mostram praticantes de uma “Moral da Integridade”. Como diz o filósofo MANFRÊDO OLIVEIRA, “A moral da integridade caracteriza-se por acentuar valores universais de boa conduta. É praticada por aqueles que propõem um rigor moral, são escrupulosos, cuidadosos, severos no cumprimento das normas vigentes.” Já em outros momentos e de acordo com a situação do estômago utilizam a “Moral Oportunista”, que segundo o mesmo MANFRÊDO OLIVEIRA “assume um caráter interesseiro, considerando apenas o benefício próprio, na ânsia de obter vantagens e saciar caprichos sem nenhum escrúpulo.”
.
São os “joelistas de aluguel”, elementos que recebem salários da prefeitura com um único objetivo: tentar desqualificar aqueles que cobram do atual administrador público municipal uma conduta ética baseada em valores dignos. Esses elementos têm como fundamento para o comportamento moral o seu estômago. Agem à margem da moralidade para defender seu contra-chequezinho e com ele encher o estômago, depois fechar os olhos e dormir para as imoralidades praticadas pela administração municipal.
.
Sempre que algum desses elementos reclamar que estamos sendo muito duros com o atual administrador, simplesmente porque cobramos dele uma conduta moral digna na administração da coisa pública, voltaremos a esse assunto porque entendemos que a população deve ver claramente quem é o vilão dessa história. Para que não pensem que pelo fato de cobrarmos moralidade na administração da prefeitura seja uma atitude fora de tempo. Devemos ir contra a maré que empurra a consciência das pessoas para a vala comum da imoralidade em que muitos dos integrantes dessa administração municipal vivem mergulhados até o pescoço.
.
Existe muita gente digna nessa cidade, muita mais gente honesta do que alguns urubus que comem e se alimentam nos esgotos da imoralidade dos restos que a moral de nosso povo não admite como coisas banais.
.
.
[1] Texto escrito em: 05.06.2006. Produzido originalmente para ser lido como Editorial no Programa BOM DIA FLORIANO na Rádio Princesa FM, (sábado: 10.06.2006., de 05:00h às 07:30h). Programa apresentado pelo radialista RIBAMAR SANTOS.
.
.

BLOG NOVO.

.
.
.
Tem blog novo na cidade. O meu amigo ANTONIO JOSÉ RODRIGUES DA SILVA é professor de Matemática e Engenheiro Mecânico, poeta e escritor e inaugurou, finalmente, seu blog. Gostei do blog e do conteúdo. Vai fazer parte dos meus favoritos. Perspicaz e agudo nas suas observações fará sempre a gente ver coisas que não nos atentamos e de um modo inteligente. Vale muita a pena acessar: www.antoniojoserodrigues.blogspot.com.
.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

15 ANOS DO CAMPUS FLORIANO - IFPI.

.
.
.
Continuam acontecendo os eventos programados para a semana em comemoração aos 15 anos do Campus Floriano do IFPI. Hoje às 19h:00 haverá palestra com a professora mestre LUCIANA NEIVA, "Reforma Ortográfica", no auditório do Campus. Valerá a pena tanto pela relevância e pertinência do tema como também pela palestrante que é funcionária do IFPI - Floriano. Estão todos convidados.
.
.

FESTIVAL DE MÚSICA - 100 ANOS DO IFPI.

.
.
.
Alunos, ex-alunos, servidores e inativos podem participar desse festival de música em comemoração aos 100 anos do IFPI. São mil reais, hein?
.
.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

VALE A PENA LER DE NOVO.

.
.
.
Texto escrito em 2006 para o portal Notícias de Floriano e inédito aqui no Blogue.
.
.
PREFEITURA DE FLORIANO: “REPRODUZINDO O VELHO”.[1]
.
A atual administração municipal fundamenta-se numa frase que tem como objetivo marcar a sua sobrevivência
[3]. É bem verdade que é uma frase que impressiona e traz em si, de forma subliminar, o desejo da população sobre as práticas políticas em nossa cidade. Possui a pretensão de concretizar as esperanças de um novo modelo de administração pública que permeia há muito tempo a consciência do cidadão florianense. Portanto, é uma frase que não foi criada à toa, que não foi dita subitamente. Podemos inferir.
.
Por que uma frase mereceria ser analisada se ela pretende apenas representar os ideais de uma administração? É por isso mesmo. Se desejarmos conhecer verdadeiramente um fenômeno, temos que buscar a sua essência. Nesse trabalho os detalhes devem ser considerados, pois podem nos fornecer as mais reveladoras características essenciais do fenômeno. Essência e aparência formam um fenômeno, mas a análise somente daquilo que parece ser não representa a sua verdadeira identidade. Significa que uma frase como essa pode revelar verdadeiramente o que se pretende fazer. Uma frase pode dizer tudo sobre o todo da administração. Visto que cada elemento que compõe o todo da administração deve ser entendido, numa relação complexa, como interligados entre si e dando sentido a esse todo. Como também, analisando a frase, procurar desvendar a administração levando em consideração que ela (frase) reflete o que a administração é. Não é só a frase que define a administração, mas certamente possui características que a constituem.
.
É claro que existem frases de prefeituras que não expressam significado nenhum, e a falta de significado revela, por outro lado, a incapacidade até mesmo para demonstrar os ideais ou de simplesmente esconder as verdadeiras intenções. Mas a frase que foi escolhida para identificar a administração municipal de nossa cidade diz tudo. Ela foi muito bem elaborada. Mas quanto à consciência clara dos fundamentos nos reservamos o benefício da dúvida.
.
A frase é: “Construindo o novo”. Podemos supor, considerando que é resultado de um ato bem pensado, que a sua idealização foi baseada na visão de mundo predominante. Vamos tentar elucidar o que a frase significa e o que na verdade é a prática política da atual administração, fazendo assim um paralelo entre aquilo que é dito e a verdadeira realidade. Demonstrando, assim, a falácia que pretendem cravar na mente dos incautos. Sabendo que não passa de uma falácia entendemos que o esclarecimento deve ser feito, evitando assim o risco de sermos apontados no futuro como coniventes com este ardil pela omissão.
.
Entendemos que o mundo pode ser explicado com base no seguinte raciocínio: o “novo” é conseqüência de um processo de superação e ultrapassagem do “antigo”. “O novo deve ser necessariamente de vanguarda, deve ser sinônimo de renovação, de desenvolvimento, do inferior para o superior, do simples para o complexo”
[4]. Quer dizer, a explicação dos fatos no plano da ação humana é dada como um processo contínuo da relação entre uma realidade estabelecida e sua contradição que culmina sempre num terceiro momento. A luta entre os contrários, numa seqüência de acúmulo de suas contradições, resulta numa superação ou transformação do momento existente anteriormente. Aí surge verdadeiramente o novo.
.
Colocando em outros termos, a “velha” ordem política estabelecida em nossa cidade possuía uma oposição que em seu discurso (apenas) era contrária a toda prática política estabelecida. (Essa oposição utilizou as armas que agora condena para chegar ao poder). Propunha uma realidade diferente, que era o desejo de todos. Propôs-se que o empreguismo iria desaparecer, que as nomeações seriam feitas baseadas em critérios absolutamente superiores, que o nepotismo, essa imoralidade descarada, seria banido de vez de nossa realidade, que a liberdade seria restabelecida nas relações sociais e políticas, que haveria prioridade no atendimento às necessidades daqueles que compõem “o coletivo social subordinado”, que nossa cidade seria reconstruída em todos os seus aspectos – estruturais, estéticos, culturais, econômicos, sociais, políticos, que os negócios públicos teriam um trato claro e sem apadrinhados, e tantas outras demonstrações de que a realidade seria transformada.
.
No confronto do discurso daqueles que se opunham havia a esperança de superação daquilo que existia. Nessa luta o novo sempre vence, pois o estabelecido (o velho) já está caduco, sem forças, incapaz de permanecer – pelo desgaste. Dialeticamente o novo surge num processo constante de negação e superação da realidade existente. “O novo sempre vem”, como diria o poeta.
.
Existem originalmente duas formas, portanto, de representação dessa visão de mundo. Eles, de forma consciente ou inconsciente, escolheram a primeira. Não estou afirmando que a escolha foi errada, mas dizendo que se optou por ela para esconder a verdade dos propósitos. Porque fica fácil confundir, enganar. Enquanto se tivessem optado pela segunda seriam facilmente desmascarados, pois os significados dos conceitos são por demais contraditórios.
.
A primeira prega, de uma forma geral, que o novo (ou a nova realidade política) deve ser o resultado de uma agregação dos fatos positivos que compõem tanto a realidade afirmada (existente) como a realidade contrária (a que se propôs). Aquilo que haveria de positivo tanto na situação como na proposta da oposição. Juntando tudo formaria uma terceira realidade evitando, assim, rupturas bruscas - dizem os defensores desse modelo. Seria assim um avanço e uma conservação. Mas existe uma outra forma de representar esse processo que é aquela que diz que o novo não é apenas o resultado de uma superação apenas cumulativa, que é a segunda. Afirma que o novo surge de uma relação contraditória, como no primeiro caso, apresentado-se como um momento completamente superior, pois é obvio que saiu do seio do velho, mas não é o velho, é algo que se tornou outro, superior. É o momento do verdadeiro novo. No primeiro momento o novo é o disfarce do velho, no segundo momento o novo é a superação daquilo que existia nas características já envelhecidas, vencidas, carcomidas pelas velhas práticas.
.
A frase é baseada na primeira forma de explicação da realidade. O novo proposto pode ser entendido como o caso daquela pessoa de idade tal que resolveu fazer uma plástica no rosto. Melhorou a aparência da velhice, mas essencialmente continua a mesma pessoa. A frase não quer dizer, segundo as práticas atuais que servem como meio de realização política, outra coisa. Seria o novo com a cara de velho, ou o velho com a cara de novo?
.
Assim, o propósito é apenas analisar algo que parece simplório mas que tem um significado altamente revelador. Ao contrário do que dizem os detratores do meu modo de pensar, não estou fazendo tempestade em copo-d’água. Estamos revelando aquilo que está escondido atrás de um discurso que se pretendia transformador de uma realidade questionada. Essa análise foi feita a partir da proposta do tema que é passar a idéia de que algo novo está sendo construído na política em Floriano.
.
Estamos afirmando que o sofisma criado (“Construindo o novo”) não é suficiente, pois não esconde a verdadeira prática política. Todos os cargos existentes na administração anterior foram mantidos, pior, recentemente criaram-se mais cargos para fazer a velha política de acomodação do compadrio – as repartições da prefeitura estão derramando funcionários. A extinção desses milhares de cargos foi uma das principais bandeiras de campanha do atual prefeito. Foi dito que as nomeações para os cargos de comando seriam feitas baseadas em critérios absolutamente superiores, técnicos, mas soubemos de Secretarias e Diretorias de fachada, apenas para acomodar alguns.
.
Foi dito que o nepotismo seria banido de vez de nossa cidade. O que se vê, no entanto, é essa prática sendo superlativizada. “Nunca se tinha visto algo semelhante em nossa cidade em matéria de nepotismo”, testemunham alguns cidadãos que contam a nossa história política. Nunca uma família em todos os graus de parentesco, tanto de quem administra como de auxiliares, tinha se agarrado com tamanho desvelo à res publica. Isso é que é cuidar dos rumos da cidade?
.
Muitos defendem esta prática, mesmo os meus detratores, dizendo que todo político age assim. É impostura. Nem todo político é imoral, temos vários exemplos neste país. Temos vários exemplos no mundo. Então, este argumento revela muito mais uma falha de caráter de quem o defende do que propriamente uma justificativa para a imoralidade. Pior que isso é ouvir que a atual administração cometeu tal e tal desrespeito à moralidade, mas está fazendo algumas coisas. Em São Paulo e na Bahia ouvimos falar de frases que identificavam esse tipo de “política”.
.
Outros tantos defendem o nepotismo com um argumento intimidador, aquele que diz que eu não deveria falar dessas coisas, pois isso é perigoso, poderia deixar insatisfeita muita gente e as conseqüências poderiam ser violentas. Mas isto é real, é concreto, não se pode negar, está aí, todo mundo está vendo, todo mundo sabe. Só que o véu da hipocrisia tenta esconder. Ninguém pediu desculpas à população por tamanha imoralidade. Estou apenas provocando a construção de um argumento inteligível para que expliquem esse fato ignóbil.
.
Foi dito que o “novo” traria relações políticas novas, teríamos liberdade de expressão. Mas a prática revela que as características daquilo que foi considerado velho estão presentes no novo, todas e mais algumas. Fomos várias vezes impedidos de nos manifestar publicamente apenas porque pensamos diferente. Até censura sofremos. E aí entra em cena o despotismo como padrão de ação política. O prefeito nos acusou de estarmos tentando desestabilizar o seu governo. Ora, um governo que desaba apenas com críticas ideológicas está sustentado em quê? Quais as bases desse governo? Está flutuando ou não possui uma fundamentação ideológica que o justifique? Porque até o momento não fizemos nenhuma acusação de corrupção. Até agora nada indica que algo assim esteja ocorrendo. O que desejamos é que a nossa cidade seja exemplo em todas as áreas de atuação. Em vários textos expomos os fundamentos, meios e objetivos para atingirmos esses ideais, já fizemos várias proposições nesse sentido.
.
Queremos uma cidade livre, democrática, justa. Queremos que nossa cidade seja um lugar digno para se viver, e não que seja apontada como exemplo de tudo aquilo que existe de mais decadente em matéria de prática política. Queremos uma cidade alegre, limpa, estruturada, economicamente justa, culturalmente de vanguarda, progressiva e não conservadora de práticas sórdidas. Queremos uma cidade onde todos possam influenciar nos rumos que desejamos seguir. E não uma cidade que segue os caminhos determinados por um “pequeno-deus”.
.
A partir do que foi dito vimos que o slogan utilizado por esta administração além de não atingir o objetivo que é mostrar que se iniciou uma nova maneira de fazer política e administrar a coisa pública, revela nas entrelinhas que esta administração já nasceu velha. Já nasceu conduzida por velhas práticas que foram condenadas. A história registra muitas lições, vamos aguardar atentos.
.
PS: (postscriptum): O significado etimológico da palavra Dialética tem origem grega e pode ser: “a arte de dialogar”. Ela surge com HERÁCLITO de Éfeso (570-475 a.C.) na Grécia Antiga. Então, ao contrário do que se diz, a Dialética não é uma dádiva de Deus. A não ser que se considere o alemão Georg Wilhelm Friedrich HEGEL (1770-1831) como tal. Pois, foi ele quem nos legou esta forma de compreensão e explicação da realidade no sentido e conceito como a conhecemos hoje. O pensamento de Heráclito passou dois mil anos relegado ao esquecimento, foi Hegel quem o resgatou e o habilitou como método totalmente reestruturado. Karl MARX (1818-1883) reconheceu a grandeza do pensamento de Hegel, mas parte de outro princípio, que não a idéia, para explicar a realidade de forma dialética. Mas esta não é a única forma de se explicar a realidade, existem outras tão expressivas quanto ela. A metafísica, o positivismo e suas atualizações, o estruturalismo, são algumas delas. São modelos teóricos criados pelo homem. A explicação divina sobre esse aspecto da realidade está contida na Bíblia Sagrada e lá não se lê nada sobre dialética.

.
[1] Texto escrito em: 16.01.2006.
[3] “3. O que permanece de uma situação antiga ou de um antigo sentimento”, conforme o dicionário eletrônico Aurélio.
[4] O. YAKHOT. O que é o materialismo dialéctico? Biblioteca Ciências Sociais. P.188/189.

.